Análise da importância dos processos biológicos na prática de atividade física
Por: moraish030 • 13/3/2017 • Projeto de pesquisa • 1.058 Palavras (5 Páginas) • 423 Visualizações
Tema: Análise da importância dos processos biológicos na prática de atividade física.
Objetivo: Pesquisar a importância dos processos biológicos.
A pesquisa se baseia nos seguintes pontos:
• Compreender a biologia celular e tecidual e suas constituições e funções.
• Compreender as etnias/raças e suas diferenças.
• Qual é a influência dos processos biológicos na prática da atividade física?
Metodologia:
Primeiramente é importante ressaltar a estrutura da célula que é constituída de 3 elementos basilares: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.
As células estão ligadas diretamente com diversas funções do corpo humano, entre elas podem ser citadas a nutrição, reprodução e processos intrinsecamente ligados aos fundamentos biológicos e aspectos fisiológicos do corpo humano, principalmente o sistema imunológico.
Na célula existem moléculas como a água, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos, sendo que estes são formados por átomos de hidrogênio(H), carbono(C), oxigênio (O) e nitrogênio (N), cada parte que compõe a célula é responsável por cumprir funções essenciais para a sobrevivência humana. A membrana plasmática é fundamental para a proteção e manutenção da célula, pois deve ser salientado que a permeabilidade das membranas decide quais substâncias entram e saem da célula, e esta substância são basilares para a manutenção dos processos vitais das células ou para síntese de moléculas. Onde a carioteca protege o material genético (DNA). As células tem uma função primordial para o corpo humano, pois são as partículas, que tem a função de se adequar as necessidades do corpo e podendo se transformar em células que compõem os tecidos.
A determinação da cor da pele se deve a deposição de melanina fabricada em células denominadas melanócitos. Os melanócitos estão no tecido epitelial da epiderme. A quantidade de melanina depositada é determinada geneticamente e pelo tempo de exposição ao sol. A determinação genética da cor da pele é um caso de herança quantitativa. A diferença de cor da pele nas diversas etnias se deve ao processo evolutivo local, onde condições ambientais distintas definiram o grau de proteção ao sol e vantagens como na caça, por exemplo.
A pré-definição desses estereótipos é carregada de justificativas como o potencial genético e composição corporal. Tim e Vylder (2010) argumentam sobre a descoberta do genoma humano há alguns anos, que apesar de não ter descoberto a cura de algumas doenças, nos esportes está ajudando a desemaranhar o intrincado tema que envolve a genética, a raça e os talentos. Até agora não há provas de que exista um simples gene que determine o “sim” ou “não” para o atletismo. Scott (2003) apud Idem identificou em corredores de velocidade australianos o gene ACTN3 que promove a contração rápida do músculo, mas ele descobriu que esse gene estava ausente nos astros jamaicanos das corridas. O fator genético que pode definir o desempenho de certos atletas, também pode revelar o limite do corpo humano em determinado esporte.
As diferenças raciais, segundo Mcardle, Katch, Katch (2011) podem afetar o desempenho atlético. Os atletas velocistas e os saltadores em altura negros, por exemplo, possuem membros mais longos e quadris mais estreitos que seus congêneres brancos. De uma perspectiva mecânica, um velocista negro com o tamanho das pernas e dos braços idêntico a um velocista branco possui um corpo mais leve, mais baixo e mais esbelto a ser impulsionado.
Pereira e Souza Jr (2005) define adaptação como um conjunto de mudanças estruturais e funcionais que ocorrem de forma irreversíveis com possibilidades de transmissão para outras gerações devido ao seu valor adaptativo para a espécie. Então, não é correto afirmar que um atleta se adapta ao processo de treinamento físico ou qualquer mudança momentânea do meio ambiente, mas que ele sofrerá o processo de ajustamento ao treinamento físico. No treinamento esportivo de alto nível o melhor termo a ser utilizado seria a do “ajustamento” empregado por Moran (1994) como alterações fenotípicas pela exposição a estímulos
...