As Atividades Lutas
Por: michel2014 • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 482 Palavras (2 Páginas) • 2.865 Visualizações
Disciplina: Lutas | Tarefa: Atividade no Portfólio | |
Nome: Michel T. Pinheiro | RA: 1137673 | Turma: DGEF1401VIT1Y |
Parecer do Tutor: |
Lutas
As lutas se relacionam de forma ampla e objetiva junto à cultura corporal, são recriadas por meio de novas descobertas, de novas interpretações dos alunos e das sociedades são também transmitidas por gerações, por diferentes grupos e épocas. Elas também possuem normas específicas e independentes, mas podem se alastrar pelas diversas sociedades, permitindo as trocas culturais, formando assim relações que são imprescindíveis em nossas vidas.
Compreender a cultura de movimento a partir da ligação entre corpo, natureza e cultura, também pode contribuir para que os alunos tenham acesso a manifestações culturais de outros contextos sociais, com possibilidades de se estabelecer reflexões sobre as diversidades culturais, sobre as aproximações e as diferenças com suas realidades e a possibilidade de trocas culturais, contribuindo com a comunicação entre as pessoas de várias localidades do mundo, assim como papel fundamental de “inclusão social”.
As lutas inseridas na Educação Física escolar são entendidas muita das vezes como uma disciplina extracurricular, o que restringe sua prática apenas àqueles que tiveram algum contato anterior que justifique a sua busca como atividade extra. Isso por que muitas vezes o fato da escola não enxergar seu potencial educativo, e também o professor por não ter total domínio nessa atividade durante as aulas. O objetivo é trabalhar também com possibilidades pedagógicas que os conteúdos de lutas podem ter na escola e contribuir na formação dos alunos do ensino fundamental e médio. Por meio de um breve resgate histórico, foi possível identificar o modelo de educação física contemporânea e inovadora, que toma como base e princípio norteador a cultura corporal do movimento.
Mais do que uma simples opção, as lutas se mostram ferramentas valiosas em todos os níveis escolares, mas especialmente no ensino fundamental. Sendo assim é de grande relevância a reflexão sobre as lutas e o lado pedagógico, ou seja, proporcionar uma quebra paradigmática, ou seja, do método robótico de movimentos e norteá-la para os princípios da cultura corporal do movimento. Podemos então associar o pedagógico como peça fundamental na educação física escolar, trazendo conhecimento de como melhorar a qualidade do movimento e do modo de pensar sobre lutas, conhecendo as informações essenciais das habilidades motoras básicas e suas combinações, assim como; ampliar seu repertório motor, demonstrando capacidade de executar as habilidades básicas de locomoção, manipulação, estabilização dos alunos, fazendo-os entender os conhecimentos acerca das dimensões biológicas, comportamentais e socioculturais das lutas, suas implicações e os aspectos conceituais também. Sobretudo um dos principais objetivos é fazer com que os alunos tenham acesso à cultura do movimento e inclusão, conhecendo a história, as regras e as curiosidades não só sobre a luta, mas também sobre todas as disciplinas que envolvem a Educação Física Escolar.
...