As Bases fisiológicas do movimento
Por: Hhaniel • 4/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.168 Palavras (9 Páginas) • 245 Visualizações
HANIEL FERREIRA NERES – 8031941
Educação Física Bacharelado
BASES FISIOLÓGICAS DO MOVIMENTO
Tutor a distância: Prof. M. Euripedes Barsanulfo Gonçalves Gomide
Claretiano – Centro Universitário
TAGUATINGA
2019
HANIEL FERREIRA NERES - 8031941
BASES FISIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO
Atividade de portfólio, 2º ciclo de aprendizagem, apresentado ao Centro Universitário Claretiano, referente a disciplina de Bases F. do movimento Humano, como parte das exigências para a obtenção de nota.
Tutor: Prof. M. Euripedes Barsanulfo Gonçalves Gomide.
TAGUATINGA
2019
Objetivos:
Compreender qual a principal fonte de energia e quais as formas encontradas.
Conhecer quais sistemas produzem energia para a ressíntese de ATP e como é a demanda energética no repouso e no exercício.
Definir oxigênio de recuperação, comportamento do componente rápido e lento durante a recuperação, e os componentes restaurados na recuperação.
Definir o que é ergômetro e explicar quais os principais tipos.
Compreender como se mensuram trabalho e potência.
Descrever o que é calorimetria direta tanto quanto indireta e o que é Equivalente Metabólico.
Conhecer e discutir sobre ventilação pulmonar, volume, capacidades e medidas pulmonares.
Compreender e explicar diferentes volumes e capacidades durante o repouso e o exercício.
Definir as variações dos padrões respiratórios normais.
Descrever o transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue durante o repouso e o exercício.
Discutir as alterações de pressão durante o exercício.
Explicar as alterações cardiovasculares durante o exercício.
Descrição da atividade:
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir e poste suas respostas no Portfólio para apreciação do tutor. O aluno deve consultar somente o Caderno de Referência de Conteúdo que está na ferramenta “Material”. Não será permitida, sob hipótese alguma, a consulta a sites da internet. Além disso, a atividade que tiver plágio, será zerada e o aluno não poderá refazê-la.
1. O que é o ATP e para que serve? Quais os sistemas que produzem energia para a ressíntese do ATP? Dê um exemplo de atividade predominantemente anaeróbia lática e uma predominantemente anaeróbia alática.
O ATP (adenosina trifosfato), é a molécula de vital importância para o fornecimento de energia as células dos seres vivos, também conhecida como a principal fonte de energia química, devido sua reação de hidrolise (quebra de uma molécula na presença de água). Sua composição é descrita por; uma base nitrogenada (adenina), aderida a ribose (carboidrato), ambos ligados a três grupos de fosfato. É responsável por manter a homeostase celular, bem como possui participação crucial em distintas atividades das mesmas, tais como:
Movimentações celulares e proteica, acionamento de enzimas, e todas as atividades que fazem uso de energia em seu processo, sendo uma grande parte das ações das células e consequentemente do corpo.
As moléculas de ATP estão em constante ressíntese, uma vez que as funcionalidades corporais dos seres vivos, estão sempre ativas (em longa ou pequena escala), dessa forma existe mais de um sistema responsável por esse feito, sendo eles; sistema fosfagênio, do glicolítico, do glicogênio intramuscular e hepático (pertencentes as fontes anaeróbias), e por intermédio do ciclo de Krebs (fonte anaeróbia). O fator determinante para que ocorra um ou outro sistema, é determinado através da intensidade e duração da atividade realizada.
Sabe-se que existem dois tipos de exercícios anaeróbios, o alático (ausência de oxigênio nas reações químicas e acido lático, presença de creatina fosfato), e lático (ausência de oxigênio e presença de ácido lático). Assim sendo, são exemplos de ações anaeróbias aláticas; atividades intensas realizadas, geralmente, em um curto período de tempo, uma vez que envolvem músculos com duas fontes energéticas (ATP e PCr), tais como lançamento longo, arremesso de peso, um chute no futebol, uma corrida de 100m. Já como atividades anaeróbias lática pode-se citar, uma corrida de 1km, uma série de 40 flexões, uma série de 40 abdominais, bem como o anterior, são exercícios de curta duração, alta intensidade, e que usam energia provida pela quebra da glicose e produção de lactado.
2. No repouso, qual a contribuição, em termos percentuais, da energia obtida a partir das gorduras e dos carboidratos? Qual o nutriente que nós mais utilizamos no repouso?
O corpo está sempre em constante produção e gasto de energia, mesmo quando se encontra em repouso, neste estado não é gasta energia em atividades físicas, devida a ausência de atividade muscular considerável, mas sim com processos fisiológicos involuntários, tais como as contrações dos músculos cardíacos, atividade cerebral entre outras.
No que diz respeito a percentual, é certo estimar que 65% da energia provem dos lipídios e, 35% remete aos carboidratos. Relativamente, o sistema aeróbio detém quase toda porcentagem da síntese energética, uma vez que a transformação das gorduras em energia requer uma demanda superior de oxigênio. As porcentagens estão suscetíveis a mudança, contudo, um fato imutável será o maior consumo de lipídios como fonte de energia em detrimento a baixa necessidade da produção rápida de ATP durante o repouso, e o gasto maior de oxigênio durante os processos de síntese do mesmo.
3. É comum, em provas de longa duração, os indivíduos, ao estar próximo do término da prova, realizarem um sprint, ou seja, aumentarem bastante a intensidade do exercício. Quando isso acontece, aumenta a participação do sistema anaeróbio alático e glicolítico e, consequentemente, diminui a participação do sistema aeróbio. Nestas provas (com duração acima de 2 horas), os indivíduos alcançam a fadiga devido a quais fatores?
Ao realizar exercícios de longa duração, o corpo do praticante tende a priorizar o sistema aeróbio (produção lenta, porém eficiente, de energia), permanecendo quase extintos os sistemas anaeróbios lático e alático. Em tais exercícios é possível observar fatores como; aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da temperatura corporal bem como consumo máximo de oxigênio, rápida diminuição na quantidade de água do corpo. Uma vez quebrada a margem de 1h de exercício, ocorre uma degradação nos estoques de glicogênio, e os lipídios assumem o papel como principais fornecedores de energia, sendo diretamente proporcional ao preparo físico do indivíduo, e as reservas primordiais de glicose do mesmo. Dessa forma é correto afirmar que
...