Atividade Estruturada Educação Física
Por: guerreirobass • 6/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.847 Palavras (8 Páginas) • 514 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS
RODOLFO SOARES LEITE
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Maceió
2013
RODOLFO SOARES LEITE
ATIVIDADE ESTRUTURADA
[pic 1]
Maceió
2013
1
"Educação Física é a arte e a ciência do movimento humano que, por meio de atividades específicas, auxiliam no desenvolvimento integral dos seres humanos, renovando-os e transformando-os no sentido de sua autorrealização e em conformidade com a própria realização de uma sociedade justa e livre."
João Paulo S. Medina
SUMÁRIO
- Relatório I ............................................................................................................ 04
Conceitos da educação física, Formações de educação física,
Áreas de atuação do profissional de educação física e
Intervenções do profissional de educação física.
- Relatório II ........................................................................................................... 05
Informações obtidas através de questionários Respondidos
por profissionais de educação física das áreas formal e não
formal.
Área formal – ESCOLA MUNICIPAL M. CLÓVIS DUARTE DE BARROS
Área não formal – DANÇAS E EXERCÍCIO (ACADEMIA DA SAÚDE), MUSCULAÇÃO (ACADEMIA CORPO TOTAL) E TREINAMENTO E ESPORTIVO (ORGANIZAÇÃO MIRIM).
3 Anexos .................................................................................................................. 08
Ficha de registro da atividade estruturada
Questionário – Jose Aldo Andrade de Vasconcelos (CREF 001052-G/AL)
Questionário – Marinaldo Lima da Silva (001539-G/AL)
Questionário – Jefferson Marques Amaral (CREF 001430-G/AL)
Questionário – Rosivaldo Souza (CREF 000)
4 Referências ............................................................................................................ 13
RELATÓRIO I
CONCEITOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; SUAS FORMAÇÕES; ÁREAS DE ATUAÇÃO E AS INTERVENÇÕES DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SEGUNDO O CONFEF.
De acordo com o documento de intervenção do profissional de educação podemos afirmar que, são visto como conceitos de educação física um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas, que estuda e explora a capacidade física e a aplicação do movimento humano. O objetivo é melhorar o condicionamento físico e a saúde dos praticantes, através da execução de exercícios físicos e atividades corporais, a profissão constituída pelo conjunto de graduados e habilitados no sistema CONFEF/CREFs, para atender as demais sociais referentes às atividades físicas nas suas diferentes manifestações, constituindo-se em um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos.
A educação física é um instrumento eficaz da pedagogia, porque ajuda a desenvolver as qualidades básicas do homem como unidade bio-psico-social. A educação física contribui as ações educativas com seus fundamentos científicos e seus vínculos interdisciplinares apoiando-se na filosofia, na psicologia, na biologia, e em muitas outras disciplinas.
Sabe-se que há uma divisão na educação física, bacharelado e licenciatura e no que diz respeito ao processo de quando ocorreu essa divisão a um fato notório em os documentos legais que amparam o processo de reestruturação dos cursos de licenciatura no Brasil foram inicialmente consubstanciados no Parecer CNE/CP nº 09/2001. Posteriormente a Resolução Nº 1/2002, instituiu as diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, e a Resolução CNE/CP nº 2/2002, estabeleceu que esta formação devará ser efetivada com o tempo mínimo de três anos e carga horária de 2800, sendo 400 horas para estágio.
Por tanto o profissional de educação pode atuar em duas áreas distintas “Formal” e “não formal” se registrado no CONFEF/CREF e habilitado para ambas.
Pode ser dizer por área formal à formação em licenciatura, o profissional desta área atua no âmbito pedagógico. Não formal é a área do bacharelado, onde ele estará habilitado para trabalhar em clubes, academias, centro esportivos, empresas e, planos de saúde, condomínios e qualquer espaço de realização de atividade física. Na área formal o profissional de educação física que concluiu licenciatura poderá atuar nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e no ensino médio, planejando, implantando, implementando e avaliando programas do componente curricular da educação física.
Se o profissional quiser ele poderá obter as duas formações a licenciatura (área formal) e o bacharelado (área não formal) abrindo um leque para as diferentes áreas de intervenções.
4
RELATORIO II
INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS A PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ANALISE DO ALUNO QUE FEZ A ENTREVISTA.
Aproveitando a atividade estruturada, podemos ver de perto o nosso de trabalho no futuro, já se vendo como um atuante, buscando nos profissionais entrevistado exemplos a ser seguidos ou melhorados para que possamos ser no futuro um profissional competente.
...