Aula pratica de futebol
Por: samaronesaba • 2/10/2016 • Projeto de pesquisa • 954 Palavras (4 Páginas) • 2.701 Visualizações
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NOME: Samarone Cunha da Silva
RA: 8018778
Atividade de Portfólio
Esportes coletivos
Futebol/futsal
Aula treino
Trabalho apresentado ao Professor Esp. Marcel Frezza Pisa como parte das exigências do Ciclo 3 da disciplina Esportes Coletivos: futebol/futsal do curso de Bacharelado em Educação Física à Distancia.
POLO
2016
Aula treino de futsal
Objetivos: ensinar esquemas táticos aos alunos e estimular o interesse ao esporte propriamente descrito, buscando interatividade e participação de todos, de maneira espontânea e dinâmica, para que sejam aplicados os fundamentos técnicos.
Faixa etária: 9 a 12 anos
Quantidade de alunos: 20
Tempo total: 62 minutos.
Material usado: cones, bolas bambolê e colchonetes.
Plano de aula
Aquecimentos:
- Vamos roubar a calda: cada aluno da turma deverá receber uma tira de tecido ou até mesmo papel (jornal), que deverá ser colocado no cós da calça nas costas, (como se fosse um rabinho). Ao sinal, cada um deverá tentar roubar o rabinho do outro e ao mesmo tempo proteger o seu. Vencerá aquele que ao final tiver conquistado o maior número de rabinhos. Objetivo: Pode ser utilizada como uma atividade de aquecimento, porém não podemos nos esquecer de que alguns poderão ficar frustrados pela perca do papelzinho, então o professor deverá estimula-lo a recuperar, pegando o papelzinho de outro colega. Tempo de duração de 3 minutos para não desgastar demais as crianças.
- Circuito combinado: Material: cones, bambolês para colocar no chão, 2 colchonetes e 2 bolas.
Dividir a turma em dois grupos, cada grupo deverá ser posicionado em colunas na linha inicial do circuito. O material deverá ser colocado da seguinte forma:
Os cones deverão estar um na frente do outro com direções alternadas formando um zig-zag, os bambolês o colchonete e a bola próxima a tabela de Basquete. Ao sinal do professor o primeiro aluno de cada coluna, deverá correr em zig-zag entre os cones, ao chegar nos bambolês, correr de forma que cada pé toque o centro dos bambolês, no colchonete efetuar rolamento pegar a bola e chutar em direção ao gol, neste momento o segundo da coluna poderá iniciar a corrida. Vencerá a turma que terminar as tarefas primeiro, tendo em vista que devemos deixar que todos participem da atividade, neste caso o tempo pode variar de acordo com o desenvolvimento de cada aluno, tempo destinado para esta atividade de 10 minutos mais ou menos.
Exercícios principais:
- Controle de bola: Os alunos posicionados nas laterais da quadra e distantes um do outro, trocam passes entre si. Ex: domina e passa ou passa de primeira. Tempo de 5 minutos.
- Condução: Os alunos posicionados de frente um para o outro cada um na lateral da quadra deveram se deslocar de um gol ao outro, tocando a bola um para o outro, trocam passes com a parte interna e com a externa do pé. Tempo total da atividade de 5 minutos.
- Marcação: objetivo e estimular uma hipótese de jogo contando com desarme, um grupo de alunos posicionados fora do círculo maior, num espaço compreendido entre dois cones. Dentro do círculo menor, fica um aluno que fará a função de um pivô, devolvendo o passe para os alunos posicionados do lado de fora do círculo maior. Entre o círculo maior e o menor, estarão posicionados os alunos que irão pressionar a troca de passes, na tentativa de interceptar a bola. A combinação de passes entre os alunos só poderá ser feita com um ou dois toques na bola. Tempo 7 minutos.
- Cruzamento, e finalização por cabeceio: com o objetivo de colocar jogadores em condições de finalização geralmente será feito pelas laterais, vamos treinar com bolas parada, cobrança de escanteio, ou em uma situação de jogo 4x4 dois marcadores um aluno cruza e um tenta marcar o gol, repetindo a atividade 3 vezes cada grupo com tempo de 5 minutos.
- Dividir os alunos 4 equipes organizar um jogo de Futebol de Campo propriamente dito. Tempo 20 minutos.
Exercícios de volta a calma.
Jogo do comandante: Um aluno deve se retirar do ambiente e a turma deverá escolher um colega para ser o comandante. Quando o aluno que foi retirado voltar, Jogos e Brincadeiras para aquecimento e volta a calma todos deverão fazer os gestos que o comandante determinar através de mímica, este não deverá demorar em trocar os gestos, o aluno que esteve ausente deverá ter 3 chances para descobrir quem é o comandante se acertar continua na próxima rodada e a turma troca o comandante.
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