Benefícios da Atividade Física Para o Aparelho Locomotor dos Pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio
Por: Vagner Soares • 8/9/2019 • Projeto de pesquisa • 882 Palavras (4 Páginas) • 372 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Vagner M. Soares – 8003242
“Benefícios da atividade física para o Aparelho Locomotor dos pacientes com infarto agudo do miocárdio”
Centro Universitário Claretiano
Bacharelado em Educação Física
Anatomia Humana Geral
Prof: Edson Donizetti Verri
Colégio Gonzaga
Pelotas/RS
2016
[pic 3][pic 4]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Curso: Bacharelado em Educação Física | |
Disciplina: Anatomia Humana Geral | |
Tutor: Edson Donizetti Verri | R.A.: 8003242 |
Aluno: Vagner Machado Soares | Turma:DGEFB1601PETA0S DGEFB1601PETA6 |
TEMA:
No Brasil as doenças cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente 32% das mortes, sendo considerada a principal causa de óbitos no país. Entre essas doenças, podemos destacar o infarto agudo do miocárdio como uma das maiores causas da morbidade e mortalidade, mesmo com os recentes avanços terapêuticos. (PESARO, SERRANO, NICOLAU, 2004).
Acreditando que o repouso facilitaria o processo de cicatrização do miocárdio, até os anos 60-70, recomendava-se repouso de três semanas aos pacientes que se recuperavam de infarto agudo do miocárdio. Porem, com o tempo foi possível identificar os problemas causados pelo tempo prolongado de repouso nesses pacientes, e somado a isso o conhecimento de que os exercícios poderiam aumentar a função cardiovascular e diminuir a demanda de oxigênio para o miocárdio tem indicado algumas atividades físicas na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde de indivíduos que sofreram um infarto (GIL et al, 1995).
Portanto, os exercícios físicos são recomendados como prevenção primaria e secundaria das doenças cardiovasculares. Por outro lado, A reabilitação cardíaca é um conjunto de medidas profiláticas e terapêuticas que visam a reduzir o impacto físico, psicológico e social das condições limitantes do indivíduo. Desta forma, a prática de exercícios físicos pode ser citada como ferramenta para o tratamento ou auxiliando na regressão do infarto agudo do miocárdio (BENETTI, ARAUJO, SANTOS, 2010).
Em geral tem sido propostos exercícios predominantemente aeróbicos podem auxiliar na reabilitação cardíaca, principalmente associado a melhora na aptidão cardiorrespiratória e na qualidade de vida desses indivíduos, porem somente para pacientes estáveis sem gerar cansaço, dores no peito ou arritmias, pois em excesso a atividade física poderá gerar novos quadros de infarto (BENETTI, ARAUJO, SANTOS, 2010).
Entre os exercícios físicos mais usuais podemos citar: exercícios dinâmicos envolvendo contrações musculares repetidas contra baixa resistência, tais como caminhar, correr, pedalar e nadar e exercícios estáticos envolvendo contrações musculares com poucas repetições contra resistência elevada, tais como atividades envolvendo força, sempre observando a avaliação médica de cada paciente, a fim de reduzir o risco potencial das atividades mais intensas (GIL et al, 1995).
De acordo com Benetti et al.(2010), poucos estudos tem sido realizado com pacientes submetidos a reabilitação cardíaca após um infarto, principalmente, no que diz respeito a intensidade do exercício e de orientações claras sobre os benefícios do exercícios aeróbico, especialmente na qualidade de vida dos paciente.
OBJETIVOS:
Objetivo geral: Investigar sobre o conhecimento de infarto agudo do miocárdio dos profissionais da educação física atuantes nas academias da cidade de Pelotas-RS.
Objetivos específicos
- Avaliar a qualificação dos profissionais da educação física sobre o assunto;
- Avaliar a indicação de exercícios recomendados para tratamento e prevenção de infarto agudo do miocárdio pelos mesmos;
- Identificar programas específicos para esse grupo de pacientes nas academias avaliadas
METODOLOGIA:
Serão realizadas entrevistas com profissionais da Educação física atuantes em duas academias da cidade de Pelotas-RS, através de um questionário (anexo 1) com perguntas envolvendo o conhecimento sobre o tema (Infarto Agudo do miocárdio).
...