CONTRUÇÃO DE MOVIMENTOS PARA A PRÁTICA DOS ESPORTES VOLEIBOL E BASQUETEBOL
Por: campinhos • 24/4/2015 • Trabalho acadêmico • 717 Palavras (3 Páginas) • 701 Visualizações
CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO
Aluno: Ederaldo Lucas Taborda
PROJETO DE PRATICA DO 4º CICLO DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA:
CONTRUÇÃO DE MOVIMENTOS PARA A PRÁTICA DOS ESPORTES VOLEIBOL E BASQUETEBOL
Curso: Licenciatura em Educação Física – EaD
Disciplina: Esportes I
Tutor a Distância: Gustavo Henrique de Andrade
Curitiba/PR
2014
VIVÊNCIA DE MOVIMENTO DO VOLEIBOL
No jogo em questão a vivência do vôlei mesmo com limitações relativas às habilidades foi possível, pois mesmo alguns não tendo habilidade ou conhecimento sobre o jogo foi executada a vivência onde todos tentaram acertar sabendo um pouco sobre a modalidade. Na realização do jogo, o interessante foi que os que não tinham muita noção sobre o jogo se adaptaram com facilidade. Também deu para perceber os modos diferentes que cada um realizava as jogadas como: saque, bloqueio, defesa, cada um tinha seu jeito para jogar.
Quando os alunos começaram a participar do jogo, eles foram se apropriando das jogada e assim aprendendo, pois durante a realização da atividade, todos compreendiam a importância do trabalho em equipe, e os que não sabiam eram orientados pelos próprios colegas. Para realizar um jogo harmonioso eles compreenderam a importância das regras estabelecida, e desenvolveram jogadas uns ajudando os outros.
Durante o jogo nenhum jogador desistiu e se houvesse desistência o modo para fazer um jogador voltar e participar, o importante é explicar para o participante que os erros são constantes e que as dificuldades também, e que o melhor modo para minimizar as dificuldades e os erros é tentando se adequar aos movimentos, para o desenvolvimento das jogadas. Durante a partida alguns não estavam conseguindo desenvolver as jogadas como: sacada, bloqueio e manchete. Outros justificavam que não estavam acertando, colocando a culpa na bola por estar muito dura, mas as dificuldades foram superadas no decorrer do jogo.
Durante o jogo muitos não se conheciam, mas respeitaram sem problemas as dificuldades dos colegas. Os jogadores se ajudavam uns aos outros, como o saque por cima ou por baixo. Aqueles que estavam jogando e já conheciam as regras do vôlei auxiliaram o tempo todo aqueles que não tinham noção sobre as jogadas.
Não houve perguntas sobre a maneira como realizavam os movimentos se estavam corretos. Eles estavam jogando com as regras estabelecidas e estavam felizes. Os jogadores tentavam uns auxiliar os outros na tentativa de acertar e os que não sabiam tentavam jogar da forma ensinada pelos colegas.
Foi possível observar construções individuais e singulares acerca dos movimentos, com construções destas formações. Alguns na hora de dar três toques já rebatiam direto e houve momentos que as jogadas ultrapassavam os três toques.
Outras percepções que foram possíveis observar foi que todos se motivaram em jogar, sabendo ou não as regras, deram chutes na bola e tocavam sempre na rede, mas estavam dando seqüência no jogo.
DESCRIÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE MOVIMENTO
No jogo escolhido voleibol, a proposta era de uma partida com regras estabelecidas para a cancha improvisada no local. Os movimentos foram vários com improvisos ou não. Todos estavam dispostos a fazer o jogo acontecer sem ter muita noção sobre as regras. É importante destacar que entre doze jogadores na quadra a maioria não sabia sobre os movimentos no vôlei, e que a minoria conseguiu passar suas intenções para que a partida acontecesse. Não houve em nenhum momento de discussão sobre os movimentos entre os atletas e sim bastante euforia quando acertavam as jogadas. Todos estavam praticando os movimentos com intuito de acertar as jogadas para que o seu time fosse o vitorioso. Foi gratificante ver como o esporte faz a diferença.
...