TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORPOS DEFICIENTES, EFICIENTES E DIFERENTES: UMA VISÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  12/5/2018  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 2

Corpos Deficientes: Uma Visão Do Passado

Desde o começo da humanidade, o comportamento com as pessoas com deficiências eram de eliminação, destruição e menosprezo, caracterizado pelos corpos e suas marcas.

Na antiguidade, a Grécia e a Roma eram o núcleo no que diz respeito ao menosprezo a pessoas com deficiência física, a Grécia Antiga era vista com corpos fortes e esbeltos para o combate em proteção ao Estado, uma grande origem dos Jogos Olímpicos Antigos. Apenas amputações por combate eram consideradas honras de herói.

Com o passar da idade Média, as pessoas deficientes deixaram de ser exterminadas e passam a ser excluídas das convivências com pessoas. Consequente da ascensão do Cristianismo em que os indivíduos eram mantidos em casas, velas, porões, período marcado pela secreção. Mesmo com o avanço da medicina, pessoas com deficiência física foram importunadas e pessoas com doença mental foram torturadas. Do feudalismo para o capitalismo provocou uma mudança radical no comportamento do ser humano. Após a II Guerra Mundial ocorreu algumas grandes atitudes positivas com pessoas com deficiência o programa de reabilitação foi um deles com o intuito de reintegrá-los a sociedade.

Vivendo no Presente

Na final da época de 70 a educação física passa a ser debatida a necessidade de mudanças, nota-se uma preocupação em proporcionar condições adequadas para o individuo desenvolver suas capacidades e habilidades motoras, podemos observar que as pessoas com deficiência física podem se beneficiar com as propostas dessa abordagem de acordo com suas possibilidades e limitações.

A Educação física na escola é de extrema importância, não pode se restringir unicamente ao ensino de habilidades motoras, embora este deva ser um dos objetivos a serem alcançados. A necessidade e a importância da criança viver várias formas de movimentos em diferentes etapas. Devemos enfatizar a oportunidade de participação a todos os alunos, indiferente de suas diferenças, pois, todos devem ser respeitados.

Entre a década de 80 e 90 chega ao Brasil a proposta Motricidade Humana, que surge uma mudança tradicional do que existia. O ser humano que se movimenta intencionalmente em busca de sua auto superação, constatou-se que a Educação Física não seria capaz de entender todas as mudanças necessárias, respeitando e considerando toda a complexidade do ser Humano em movimento. Na motricidade não é apenas em seu aspecto físico, mas também como construção social.

Refletindo o futuro

A grande importância das diferenças entre os corpos é a possibilidade de troca de experiências e de aprendizado, elas devem ser compreendidas e respeitadas. Temos que introduzir o aluno na esfera da cultura corporal de movimento, respeitando em sua complexidade, compreendidos como seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com