Como o Músculo é Formado Funcionalmente?
Por: isabella2. • 25/9/2022 • Trabalho acadêmico • 615 Palavras (3 Páginas) • 129 Visualizações
NOME: ISABELLA RECHE BARROS RA: 8163506
Educação Física (Graduação)
Musculação e Treinamento de Força– Portifólio 1
Tutor Presencial: Prof. Evandro M. Fioco
Centro Universitário Claretiano
São Bernardo do Campo – SP
2022
- Como o músculo é formado funcionalmente?
Ele é formado por várias camadas, onde uma das menores é a fibra muscular de característica fina e longa sendo uma célula multinucleada.
O musculo é uma mistura de vários tipos de fibras, sendo que a fibra muscular é inervada pelo moto neurônio alfa, onde é aditivada através do esforço voluntário.
Nele ocorre a junção neuromuscular que é o encontro do axônio alfa com a fibra muscular que fica no ventre muscular chamado de ponto motor.
- De acordo com o tipo, como podemos classificar os músculos e quais são as suas características?
Os músculos são classificados por três tipos, sendo eles;
O musculo estriado esquelético, tem esse nome pois possui estriações transversais. Há contração por estímulos voluntários e à atos de reflexo.
O músculo estriado cardíaco que também é estriado, porém involuntário e representa a base cardíaca.
E por fim os músculos lisos que não possuem estriações e está nos órgãos como intestino e estomago. Eles são involuntários e trabalham sem nossa vontade, além de comporem as paredes das vísceras.
- As classificações dos tipos de fibras dependem de suas características, funcionais, estruturais, enzimáticas, energéticas e neurais. Basicamente, as fibras musculares são divididas em tipo I e tipo II, mas possuem várias subclassificações. Descreva as principais diferenças entre esses tipos de fibras.
As fibras são divididas em tipo I e tipo II, porém possuem várias subclassificações. A fibra do tipo I tem mais concentração de mioglobina e maior vascularização tornando-a mais avermelhada. Esse tipo de fibra é de contração lenta e oxidativa pois tem maior atividade mitocondrial, então consegue ter mais ATP e tem alta adaptação ao treinamento.
Já as fibras do tipo II são mais claras, pois tem maior concentração glicolítica e é de contração rápida, tem maior capacidade de gerar força por ter várias enzimas ATPase, assim gerando mais força e velocidade, porém atinge a fadiga mais rápido .
- Classifique os músculos de acordo com sua funcionalidade.
O músculo possui classificações, sendo elas com funções diferentes. Agonista é o motor principal e sua contração é responsável pelo movimento. Antagonista é o oposto do agonista e faz o controlo do musculo principal. E sinergista que tem contração junto com o agonista para auxiliá-lo no movimento e articulações. Além dessas classificações possui também sinergista verdadeiro, sinergista auxiliar, motor auxiliar, neutralizador, fixador e estabilizador.
- A descrição cinemática dos movimentos articulares e segmentares, possuem suas referências por meio dos planos de secção com seus respectivos eixos. Quais são esses planos, seus eixos e os movimentos respectivos em cada um?
Plano sagital, eixo medial: ocorrem movimentos de flexão, extensão e hiperextensão.
...