Curso de Educação Física Bacharelado Relatório de estágio Supervisionado
Por: Marcelo Junior • 5/6/2023 • Projeto de pesquisa • 588 Palavras (3 Páginas) • 133 Visualizações
[pic 1]
Claretiano – Centro Universitário
Curso de Educação Física Bacharelado
Relatório de estágio Supervisionado
Nome do aluno: Marcelo Correa de Brito Junior |
R.A. (número de matrícula): 8100558 |
Local da realização do estágio: Carine Coach e consultoria Eireli |
Professor responsável: Hélida Karine Batista Leite Chiapetti |
Número do CREF: 006009-GMT |
Temática: ( x ) RECREAÇÃO E LAZER. ( ) ESPORTES. ( ) ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE. |
Atividade desenvolvida: ( x ) observação ( ) intervenção |
A impressa Carine Coach e consultoria Eireli com o nome fantasia (Otimize Gestão esportiva) tem como missão “Promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida em inúmeros condomínios na cidade de Cuiabá MT. Tem como foco a promoção da Saúde e lazer. A empresa oferta um programa de estágio remunerado não obrigatório em várias frentes. Na área de promoção da saúde, com atividade esportivas, academia, atividade aquáticas, recreativas, dança, lutas, bale e música. Oferecendo uma excelente oportunidade de materialização do exercício profissional, aquisição de conhecimento e experiência para o processo de formação e profissionalização para inúmeros acadêmicos e recém-formados.
Nas atividades desenvolvidas nessa primeira etapa, participei observando e anotando todas as situações competentes as funções realizadas por outros profissionais e até estagiários que já trabalham a mais tempo na empresa. Nas aulas de recreação e lazer, as atividades realizas sobre supervisão da Professora Helida e auxiliada por mais dois professores estagiários, envolviam alunos com idade média de 3 a 5 anos. Todas as aulas foram realizadas com planejamento prévio, sempre de maneira lúdica focando na psicomotricidade infantil, aborda de várias formar em diversa atividade recreativas, ex:(pega pega, pular corda, corre cutia, pintura de rosto e mimicas).
As aulas eram sempre dinâmicas e animadas, em vários casos com a supervisão dos pais, que ficavam próximo e as vezes até participavam motivando seus filhos na socialização com outras crianças. As aulas eram bem organizadas e com fazes de atividades de aquecimento, parte principal com atividades desafiadoras e parte final com atividade de desaquecimento e alongamento. A preocupação e cuido dos professores com organização, execução e integração das crianças nas atividades realizadas foram os pontos mais positivos e inspiradores. As dificuldades observadas, estão mais ligadas a logística, transporte de material. O lugar das atividades ficava longe do lugar ofertado pelo condomínio para guardar os matérias utilizados em aulas. Houve situação de super lotação de alunos nas aulas, e a quadra onde acontecia as aulas era área de lazer comum, havia situações que os professore precisavam esperar o uso da quadra para iniciar as aulas. Por não ser um espaço coberto, quando chovia havia a necessidade de secar a quadra para o uso e evitar que os alunos sofressem queda. Imagino que esse tipo de prestação de serviço em condomínios de alto padrão vem crescendo e se tornando um campo de atuação do profissional de educação física, e pouco conteúdo e produzido falando sobre as dificuldades e situações que podem ser enfrentadas atuando em condomínios com prestador de serviço no campo da educação física. Concluo este relatório acreditando que o campo da educação física e muito vasto, fascinante e muito relevante na sociedade atual. E quanto mais cedo o profissional conseguir atual e ver na pratica a relevância dos seus conhecimentos e aprendizado academia nas vidas das pessoas, logo teremos profissionais mais humanos e sensíveis as dores da inatividade física crescente na rotina de muitos grupos sociais.
...