DESCOBRINDO O PRAZER DE DANÇAR ATRAVÉS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: Luciana Lima • 24/10/2017 • Relatório de pesquisa • 1.169 Palavras (5 Páginas) • 324 Visualizações
DESCOBRINDO O PRAZER DE DANÇAR ATRAVÉS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Luciana de Lima Cruz
Gerência Regional de Educação do Médio do São Francisco - Petrolina
E-mail: lulima.1302@gmail.com
RESUMO
O presente trabalho consiste em um relato de experiência realizado na Escola de Referência Em Ensino Médio Dom Helder Câmara – EREM DHC, situada no distrito de Vermelhos – Lagoa Grande – Pernambuco, durante o IIº bimestre do ano letivo de 2016, cujo conteúdo ministrado foi “dança”. Nos 1º anos foram trabalhadas danças populares de várias regiões como: Carimbó, Ciranda, Dança do Coco, Quadrilha e Xote; Nos 2º anos danças de salão: Bolero, Forró Estilizado, Rock’n’Roll, Tango e Valsa e nos 3º anos danças da cultura Pernambucana: Caboclinhos, Frevo e Maracatu e a Dança Contemporânea.
No primeiro momento, os alunos não demonstraram muito interesse a cerca do tema proposto, porém no decorrer do processo, pôde-se constatar que o interesse deles foi aumentando, pois a maneira como foi organizado o cronograma do bimestre, eles puderam trabalhar de forma tranquila e produtiva e chegarem ao resultado final, que foi a apresentação prática das danças.
Palavras-Chave: Educação Física - Dança - Ensino Médio
INTRODUÇÃO
O desafio da educação física no ambiente escolar é fazer com que os alunos vivenciem novas experiências com o corpo físico, para ampliar suas possibilidades de expressão, comunicação, percepção e criatividade. A dança como conteúdo da educação física visa levar o aluno a explorar o espaço corporal, conhecer técnicas de movimentos expressivos, visa também que o aluno seja capaz de construir coreografias, improvisar e fazer com que ele valorize estas manifestações expressivas, pois isto contribui para sua formação como cidadão. Através dela permite-se aos alunos expressar seus desejos, expectativas e necessidades. Além de tudo, promove um resgate à cultura.
Segundo o Coletivo de Autores:
“considera-se a dança uma expressão representativa de vários aspectos da vida do homem. Pode ser considerada como linguagem social que permite a transmissão de sentimentos, emoções da afetividade vivida nas esferas da religiosidade, trabalho e etc. (1992, p. 58).”
Este trabalho trata-se de um relato de experiência referente ao conteúdo dança que é um tema da cultura corporal e foi vivenciada durante as aulas de Educação Física, no IIº bimestre do ano letivo de 2016, no período de 27/04/2016 a 08/07/2016, onde nos 1º anos foi trabalhada danças populares de várias regiões como: Carimbó, Ciranda, Dança do Coco, Quadrilha e Xote; Nos 2º anos foi trabalhada as danças de salão: Bolero, Forró Estilizado, Rock’n’Roll, Tango e Valsa e nos 3º anos foi trabalhada danças da cultura Pernambucana: Caboclinhos, Frevo e Maracatu e a Dança Contemporânea.
Diante da necessidade de motivar os alunos a participarem das aulas de educação física, cuja temática era a dança, de maneira intensa, foram oferecidas atividades que visavam, através da vivência, a interatividade, a experimentação e a fixação do conteúdo de maneira lúdica e prazerosa para os alunos. Elas foram elaboradas com o intuito de trazer para os docentes o conhecimento histórico e cultural dessas danças, garantindo a eles conhecer sua origem e significados, além de possibilitar a experiência e elaborações corporais presentes nestas danças.
No período de desenvolvimento das aulas a intenção inicial foi a de levar o aluno a perceber a importância da cultura corporal, através do conteúdo dança. Desta forma o objetivo geral deste trabalho foi proporcionar meios que levassem o aluno ao conhecimento das danças, sua história, origem, figurino e passos tradicionais, valorizando sua importância histórico-cultural na nossa sociedade, o que contribui no desenvolvimento de habilidades para agirem como transformadores sociais. Teve como objetivo específico, envolver o aluno nas aulas para que ele pudesse vivenciar, desde os elementos constitutivos até o processo de construção coreográfica, através de pesquisas e da reprodução de sequências coreográficas.
PROBLEMÁTICA ANUNCIADA E DESENVOLVIDA
Na primeira aula do bimestre foi passado o conteúdo que seria trabalhado durante o bimestre, foi feita uma explanação sobre o assunto e depois foi apresentado o cronograma com as datas dos encontros e o que seria realizado em cada uma delas. Para criar uma discussão sobre a temática do bimestre, foi passado um documentário: “A arte da Fuleragem” e logo após foi realizado um debate a respeito do que foi visto. O próximo passo foi dividir a turma em grupos, onde cada um ficou responsável por uma dança. Para o próximo encontro pedi que fizessem uma pesquisa sobre o histórico das danças e trouxessem para sala de aula e em grupo iriam organizar a apresentação teórica das danças. Após as apresentações teóricas dos grupos, que foram realizadas na sala de aula, iniciaram-se as aulas práticas, que foram realizadas no auditório, onde em cada aula foi apresentado às turmas o passo básico de cada dança e logo após, vivenciado por todos para fixação do aprendizado.
...