A AUDIÊNCIA DO PROGRAMA “TA NO AR: TV NA TV” ATRAVÉS DA AUTOCRITICA HUMORÍSTICA DA REDE GLOBO.
Por: Eduardo Michilin • 23/2/2016 • Trabalho acadêmico • 834 Palavras (4 Páginas) • 924 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho proposto pelo professor Pedro Vaz Perez na disciplina Metodologia de Pesquisa foi a análise do Projeto: FALEM MAL, MAS FALEM DE MIM: O humor na autocrítica como estratégia de audiência do programa “Ta no ar: a TV na TV” e a distribuição de pontos para cada tópico abordado.
ANÁLISE DOS TÓPICOS
OBJETO DE PESQUISA – 6 pontos / 10 pontos
O primeiro tópico analisado foi o Objeto de Pesquisa, que se define por aquilo que será problematizado e estudado no decorrer do trabalho. O objeto desse artigo visa analisar analisar a audiência do programa “Ta no ar: TV na TV” através da autocritica humorística da Rede Globo.
A nota dada ao objeto de pesquisa do trabalho foi 6 pontos, pois durante o decorrer do artigo o autor se desprende do objeto visando temas mais abrangentes e que fogem ao contexto proposto inicialmente e citado no titulo, que era a audiência do programa tratado em relação a autocrítica humorística da Rede Globo.
JUSTIFICATIVA - 5 pontos / 10 pontos
A análise da justificativa se deu através da problematização do objeto de pesquisa, no qual visa explicar o porque do tema escolhido.
A nota dada para esse tópico foi de 5 pontos, devido a fuga e confusão a respeito do tema, o autor inverteu o valor dos assuntos, utilizando a Rede Globo como centro da pesquisa ao focar na visão da emissora para com o programa e não a audiência gerada pelos telespectadores. A justificativa também perde a linearidade ao fazer uma comparação do programa atual com a “TV Pirata”, sem fazer menção a respeito do seu significado ou o porque da comparação.
Além de fugir do objeto de pesquisa, o autor não justifica em si o motivo da pesquisa, apenas cita breve e superficialmente o assunto.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA – 8,5 pontos / 20 pontos
A fundamentação teórica visa apresentar as referências nas quais a pesquisa irá se basear. O autor do trabalho utilizou de fundamentação teórica bibliografias que buscavam retratar toda a história da TV Brasileira, o que não faz jus a problematização do trabalho, pois o objeto de pesquisa é mais focada no programa em si e na relação da audiência com o humor autocrítico.
Outra bibliografia abordada foi a respeito dos meios de comunicação e sua relação com a sociedade, que também não se adequa ao objeto de pesquisa, pois o trabalho não aborda os meios gerais de comunicação mas sim o programa em si com suas características próprias.
Por fim o autor utilizou a bibliografia que retrata o comportamento do consumidor e também abordou a sátira como forma de consumo, entrando no tema proposto na problematização do artigo.
Diante disso a nota dada foi de 8,5 pontos.
METODOLOGIA – 5 pontos / 10 pontos
Foi dada a nota de 5 pontos no quesito Metodologia pois o autor a partir da fundamentação teórica criou bases que não condizem com o tema do objeto de pesquisa do artigo, quando trata de analisar dados não pertencentes ao trabalho e nem citados na metodologia.
O autor se perde ao não abordar o tema audiência, como proposto, e sim por propor realizar uma pesquisa qualitativa em Poços de Caldas – MG visando como audiência apenas os moradores da cidade e como eles tratam sobre o assunto do humor autocritico na TV, algo que não havia sido citado até então.
...