Desafios da Educação Física
Por: Susu2018 • 28/6/2019 • Projeto de pesquisa • 1.219 Palavras (5 Páginas) • 219 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
SUELEM RENATA CORRÊA PEREIRA
EDUCAÇÃO FÍSICA E SEUS DESAFIOS
PINHEIRO
2018
SUELEM RENATA CORRÊA PEREIRA
EDUCAÇÃO FÍSICA E SEUS DESAFIOS
Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Disciplina Metodologia do Trabalho Científico I, como requisito parcial para aprovação na Disciplina.
Orientador: Ms. CLÁUDIO DE TARSO
Pinheiro
2018
Resumo
A presente pesquisa, tem como objetivo, apontar quais os desafios e as principais dificuldades do componente curricular da Educação Física, enfrentadas por professores. Enfatizando a trajetória da Educação Física Escolar ao longo dos anos como componente curricular obrigatório de acordo com as Leis e Diretrizes de Base, os PCN's e a BNCC, Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de artigos científicos, como também, em algumas revistas publicadas, a fim de levantar as publicações que evidenciam essas dificuldades e desafios cotidianamente enfrentados por estes professores e gestores. Este estudo teve como foco abordar, no âmbito teórico, a realidade, as dificuldades e os desafios enfrentados, além de propor possíveis mecanismos a fim de minimizar esta dura realidade.
Palavras chave: Desafios. Dificuldades. Educação Física. Professor de Educação Física
Sumário
- INTRODUÇÃO_______________________________________________4
- MÉTODO __________________________________________________5
- REVISÃO DE LITERATURA____________________________________ 6
- Concepção da Educação Física escolar ao longo dos anos___________6
- Educação Física como componente curricular obrigatório____________6
- Dificuldades e Desafios_______________________________________7
REFERÊNCIAS________________________________________________8
1 INTRODUÇÃO
A Educação Física escolar enfrenta algumas dificuldades o que vem trazendo uma desmotivação tanto para os professores, quanto para os alunos, como exemplo, a falta de estrutura adequada, materiais inapropriados para o desenvolvimento das aulas, turmas superlotadas, horários impróprios, alunos indisciplinados, falta de conhecimento da importância da Educação Física para a promoção de saúde e desenvolvimento e, a desvalorização por parte de gestores, alunos, professores de outras áreas.
Sandri (2007) diz que professor de educação física, passa por constrangimentos constantemente, tendo o seu trabalho desvalorizado e sem o devido reconhecimento, sendo colocado como executante de atividades repetitivas sem um objetivo especifico, e esse tipo de desconhecimento não vem somente do ambiente externo a escola, como também de dentro do ambiente escolar, os próprios profissionais de outras áreas se referem a disciplina de maneira pejorativa.
Diante dessas situações apontadas, surgiu a vontade de saber o que o professor de Educação Física vem passando na escola diante dessas dificuldades que se deparam no dia a dia, que acabam impossibilitando uma atuação de forma eficiente.
Deste modo, este estudo tem como objetivo apontar os desafios e as principais dificuldades do componente curricular da Educação Física no contexto escolar no âmbito das aulas.
Esta pesquisa teve como foco abordar, no âmbito teórico, que tipo de dificuldades são encontradas pelos professores de Educação Física, quais as consequências e ações que poderiam ser trabalhadas para amenizar o problema.
A metodologia adotada trata-se de uma pesquisa bibliográfica por meio de busca eletrônica, através de artigos científicos e periódicos publicados em revistas relacionados aos tema.
2 MÉTODO
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica por meio da busca eletrônica por periódicos publicados em revistas, artigos no google acadêmico, com fontes nacionais.
Rampazzo (2005) descreve que uma pesquisa bibliográfica esclarece um determinado problema a partir de referências teóricas já publicadas em livros, revistas e etc. Podendo ser feita independente ou como parte de outro tipo de pesquisa.
Os critérios de inclusão foram: textos completos no idioma português, artigos originais, publicações de 2004 a 2018. Foram excluídas: textos completos que não correspondia a temática.
3 REVISÃO DE LITERATURA
3.1 Concepção da Educação Física escolar ao longo dos anos
Gonçalves (2002), diz que atividades corporais como saltar, pular, jogar, em determinadas épocas históricas foram constituídas em resposta a determinados estímulos, desafios ou necessidades humanas.
Para garantir sua sobrevivência, o homem estava frequentemente exercitando-se. Sendo assim, aprendeu naturalmente a caçar, pescar, nadar, construir, lutar, defender-se – exercícios que acabaram satisfazendo as suas principais necessidades, na sua relação com a natureza e com os outros homens. (GONÇALVES et al, 2002)
Castelani Filho (1988), diz que os primeiros estímulos para a Concepção da Educação Física brasileira partiram da França através da ginástica. No Brasil, a Educação Física passa por algumas mudanças ao longo dos anos denominadas de tendências. Denominada de Educação Física Higienista que foi a primeira, ocorrida entre 1889 a 1930 valorizando homens fortes, sadios, robustos, com condutas morais e intelectuais para o desenvolvimento do Brasil. (GONÇALVES et al, 2002).
Nos anos 80 a Educação Física passou por importante debate acadêmico, surgindo diversas concepções tendo em comum entre elas a tentativa de romper com o modelo mecanicista vigente. (DARIDO, 1999)
...