Desenvolvimento Motor de Crianças de 0 a 18 Meses
Por: brunajotz • 16/11/2021 • Resenha • 402 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
Desenvolvimento motor de crianças entre 0 e 18 meses de idade: diferenças entre os sexos
Conforme as autoras, os primeiros anos na vida da criança são fundamentais para a aquisição de habilidades motoras, cognitivas e sociais; desta forma as oportunidades ofertadas as crianças e as expectativas sociais podem interferir no desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar o desenvolvimento motor de meninos e meninas na primeira infância. Participaram deste estudo, 90 crianças de 0 a 18 meses (45 meninas e 45 meninos pareados por idade), residentes no sul do Brasil, provenientes de Escola
Conforme VALENTINI e VENTURRELA (2013, p. 4) os possíveis fatores de risco que influenciam nas aquisições comportamentais da criança têm sido alvo de diversas pesquisas dentre estes, se destacam, os fatores relacionados á especificada das tarefas ofertadas a criança, assim como os fatores socioecônicos e ambientais, os quais potencializam atrasos no crescimento e desenvolvimento infantil.
As autoras ainda apontam que as crianças aprendem os papéis relacionados aso gêneros, masculino e feminino, por meio da socialização, diante disto, não há dúvidas de que os indivíduos apresentam diferenças sexuais determinadas biologicamente, no entanto, as características de cada um não estão relacionadas apenas sexo, mais sim aos valores familiares, bem com fatores sociais, econômicos e culturais.
Para avaliar o desenvolvimento elas utilizaram a Alberta Infant motor Scale (AIMS) com versão adaptada e validada para as crianças brasileiras. A AIMS é uma escala de avaliação observacional, empregada para medir a evolução das aquisições motoras amplas em bebes, a partir de seu nascimento até o alcance da marcha independente (0 a 18 meses de idade) através de manuseios mínimos, com duração média de vinte minutos.
VALENTINI e VENTURRELA (2013, p.7) apontam que a análise do desempenho dos participantes demostrou que a maioria (73,30%) apresentou desenvolvimento motor adequado; congruente com resultados de estudos nacionais utilizados. Entretanto contrapõem com outros brasileiros com crianças na mesma faixa etária que demostram desempenho motor inferior ao esperado.
Logo, as autoras tiveram a hipótese desta pesquisa confirmada. Não encontrando diferenças significativas entre o desempenho motor de meninos e meninas até os 18 meses em nenhum dos trimestres. Elas ainda pontuam que a semelhança entre os sexos nas diferentes posturas analisadas está de acordo com os outros estudos prévios que evidenciam poucas diferenças no desenvolvimento motor nessa fase.
REFERÊNCIA
VENTURELLA, Cintia Barreto; VALENTINI, Nadia Cristina. Desenvolvimento motor de crianças entre 0 e 18 meses de idade: diferenças entre os sexos. Ufrgs.br, 2013.
...