TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esporte coletivo na educação física escolar

Por:   •  16/6/2018  •  Monografia  •  2.577 Palavras (11 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SOBRENOME, Nome Prenome do(s) autor(es). O Esporte Coletivo na Educação Física Escolar. 2017. 24. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Palmeira dos Índios, 2017.

RESUMO

Este projeto tem como finalidade mostrar os benefícios de se incluir os esportes coletivos como conteúdo das aulas de Educação Física. Desta forma, através deste trabalho poderá ser identificado vários aspectos positivos em sua utilização, como por exemplo, o desenvolvimento da interação entre os alunos, do trabalho em equipe, entre outros.

Palavras-chave: Esportes Coletivos. Educação. Aluno.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 TEMA DO PROJETO        4

1.2 JUSTIFICATIVA        5

1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        5

1.4 PROBLEMATIZAÇÃO        6

1.2 OBJETIVOS        6

1.2.1 Objetivos gerais        6

1.2.2 Objetivos específicos        6

2 REVISÃO LITERÁRIA        7

2.1 LUSTAS, SUA ORIGEM E CONTEXTO HISTÓRICO        17

2.3 LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA        18

2.4 CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA        19

3 DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        21

4 TEMPO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        22

5 CONCLUSÃO        23

6 REFERÊNCIA        24



  1. INTRODUÇÃO

Através desta pesquisa, cujo o tema se refere a utilização de esportes coletivos na educação física escolar, foram realizados diversas analises acerca das metodologias utilizada quanto a este tema. O interesse por esse tema se deu pelo fato de ser um conteúdo que proporciona muitos benefícios aos alunos, não apenas no aspecto físico, como também social.

  1. TEMA DO PROJETO

No Brasil, as aulas de Educação Física só vieram ter início na década de 50, com o Método Desportivo Generalizado. Porém só passaram a ter maior relevância na década de 60, por conta do caráter eminentemente esportivizado implantado na época (BARBOZA et al., 1992). Assim para se constituir esporte tem que existir alguns critérios como, capacidades motoras e envolvimento de habilidades, sem falar da necessidade de se haver uma confederação e competividade entre os praticantes.

        Desta forma, ante de tudo, o esporte é significado de entretenimento e diversão, porém constitui uma maneira metódica e intensa de um jogo, cujo objetivo é sempre ficar mais perto da perfeição. Em contra partida proporciona uma melhora física e espiritual do homem. De acordo com Tubino (2002) o esporte voltado para o alto rendimento, realizado por atletas profissionais é uma de enumeras alternativas dessa modalidade. Além da modalidade profissional, também existem o esporte dentro do contexto escolar, no intuito de proporcionar lazer, e atividade de adaptação para pessoas portadoras de necessidades especiais (PAES, 2002).

  É com ênfase na utilização do esporte no ambiente escola, que este trabalho será direcionado, sendo que, se considerarmos que o esporte está presente na vida dos indivíduos, nada mais justo ele estar inserido na escola, mais especificamente na disciplina Educação Física. Assim, através de sua inclusão nas escolas, teremos como consequência a formação de cidadãos mais conscientes (PAES, 2002; TUBINO, 2002).  

   Com isso as atividades esportes, mais especificamente o esporte coletivo, garantem as condições para que todos os alunos tenham acesso a diversas modalidades. Assim ao praticá-la, desenvolveram suas habilidades e competências técnicas, sem falar da habilidade de se relacionar, não só em um jogos, como também na vida. Para que isso ocorra é necessário que os esporte coletivo sejam organizados de acordo com seus objetivos, porém é muito importante que sempre se garanta grupos heterogêneos: estudantes com mais e menos habilidosos, com diferentes portes físicos e meninas e meninos, criando desta forma, um clima de inclusão. É essencial que todos vivenciem cada um dos papéis no coletivo para que treinem diversas habilidades.

É necessária portanto, uma maior organização no processo de ensino dos esportes coletivos, buscando desta forma, dar a estes, um tratamento pedagógico mais eficiente, assim como introduzir didaticamente os conhecimentos relacionados as modalidades, ampliando sua presença na escola (GALATTI, PAES e DARIDO, 2010).

  1. JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento deste projeto tem por finalidade possibilitar aos alunos das series do ensino fundamental um contato maior com as modalidades relacionadas aos esportivas coletivo. Através deste, se tem o intuito de proporcionar uma diminuição do elevado índice de sedentarismo existentes no dia de hoje entre as crianças, bem como ampliar o contato com as práticas esportivas.

  1. SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA

Este projeto poderá ser aplicado a qualquer turma do ensino fundamental.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

O momento em que vivemos, coloca em xeque o trabalho do professor no contexto escolar em relação às abordagens utilizadas para o desenvolvimento do esporte nas aulas de Educação Física. A aula de Educação Física tradicional nos seus aspectos metodológicos vem a ser, na maioria dos casos, fator determinante para a aversão dos alunos à sua prática. Segundo Finck (1995, 2006), o encaminhamento metodológico que o professor atribui ao seu trabalho pedagógico influência de forma direta na participação dos alunos. Com isso, é necessário investir em outras práticas, neste caso, o esporte coletivo, que como consequência trará, além dos aspectos relacionados a saúde, um desenvolvimento social e de trabalho em grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (190.1 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com