TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos do Lazer

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  1.465 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Estudos do Lazer   

Tarefa: Portfolio ciclo 2

Nome: Andreia Alves Forneiro

RA: 8010849

Turma: DGEFL1701STAA0S

Parecer do Tutor:

Descrição da atividade

O segundo ciclo de estudos da disciplina Estudos do Lazer tem como eixo central a discussão em torno da formação e atuação profissional no campo do lazer. Vimos, a partir das reflexões realizadas, que se trata de um processo complexo e a busca por uma formação e atuação profissional consistente e contextualizada é cada vez mais necessária nos dias de hoje.

A fim de sistematizarmos a discussão proposta, você deve ler o capítulo 5, intitulado O profissional de lazer do livro Introdução ao lazer (MELO; ALVES JUNIOR, 2013), selecionar duas características específicas que devem ser buscadas pelo profissional do lazer e, produzir um texto dissertativo abordando a importância destas características na formação e atuação do profissional de Educação Física no referido campo.

Em seu texto será preciso destacar (deixá-las em negrito) as duas características escolhidas que podem se referir tanto à postura profissional quanto ao domínio de conteúdos. Utilize em sua argumentação os conteúdos abordados nas leituras indicadas, pois isto lhe auxiliará na estruturação de seu trabalho.

Ao analisar a tradição histórica do profissional do lazer, nos deparamos com uma compreensão equivocada, muitos profissionais acreditam que qualquer pessoa pode assumir esse papel, desde que apresente algumas características de personalidade como: ser divertido, carismático e ter o conhecimento de muitas brincadeiras. Isso se explica devido à grande parte dos profissionais do lazer atuantes no mercado não possuírem uma formação sólida, resultando em uma atuação “simplista” e muitas vezes errônea.  Por isso existem muitas denominações para referir-se ao profissional do lazer: recreador, dinamizador, agente cultural, animador cultural, etc.  

Baseado nessa problemática, qual seria o perfil adequado para o profissional do lazer?

O profissional do lazer além de ter bom senso, responsabilidade, ética e respeito pelas diferenças sociais, que são características que devem ser comuns a qualquer profissional, deve apresentar algumas características especificas, vamos citar duas que consideramos primordiais o senso crítico e uma sólida vivência cultural.

Uma das características que dificulta a formação de um profissional do lazer é a falta de vivência cultural, pesquisas apontam que muitos alunos que buscam essa formação tem uma baixa frequência em cinemas, teatros, centros esportivos e outras manifestações culturais, no entanto como formar um profissional que assume um papel de transformação de sensibilidade, se o próprio estudante não assume essa prática.  Se o profissional do lazer não incorporar em sua própria vida uma sólida vivência cultural, provavelmente terá uma postura conservadora e tarefista diante de seus alunos. Por isso um profissional do lazer não pode ser apenas especialista em processos de animações e sim vivenciar de forma direta esses processos, para que possa ampliar sua vivência cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (105.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com