Futsal feminino - rompendo preconceitos
Por: Rita Pereira • 31/8/2017 • Monografia • 470 Palavras (2 Páginas) • 624 Visualizações
TCC1 EDUCAÇÃO FÍSICA[pic 1]
Rita de Cássia Braga Pereira R.A.:1571206539
TEMA/TÍTULO:
FUTSAL FEMININO: ROMPENDO PRECONCEITOS E CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
- PROBLEMA
Ao se falar da problemática de gênero nos esportes, uma das discussões têm sido associadas ao feminismo esportivo, que teve seu surgimento em resposta à dominância masculina nesta área e à marginalização das experiências femininas nas atividades físicas pela sociologia esportiva. (DEVIDE, 2005). Outro ponto a ser considerado é a identidade de gênero. Todo individuo tem um conjunto de convicções pelas quais se considera socialmente o que é masculino ou feminino. Para o psicólogo americano Robert Stoller, o “sentimento de ser mulher” e o “sentimento de ser homem”, ou seja, a identidade de gênero era mais importante do que as características anatômicas (STOLLER, 1968). Isto se constrói em nossa socialização a partir do momento da rotulação do bebê, enquanto menina ou menino e os comportamentos esperados condizentes a ele (GROSSI, 1998).
De que forma pode-se aplicar o futsal, salientando a inclusão das meninas e meninos de modo homogêno e quais procedimentos usar para a prática no ensino médio?
- OBJETIVO GERAL
Determinar de que forma pode-se aplicar o futsal, salientando a inclusão das meninas e meninos de modo homogêno e quais procedimentos usar para a prática no ensino médio.
- OBJETIVOS ESPECIFICOS
-Verificar ás diferenças existentes no ensino do futsal feminino e masculino nas escolas, procurando minimizar possíves diferenças.
- Identificar o grau de socialização e interação dos alunos nas aulas de futsal dentro da discplina de educação física no ensino médio.
- Apresentar uma forma de motivar as alunas com o futsal e romper preconceitos.
- JUSTIFICATIVA
Este estudo se justifica pela falta de ênfase no incentivo à prática de futsal para as meninas.
Espera-se compreender os motivos e modificá-los, a ponto de esclarecer que todos os esportes podem e devem ser praticados por todos os gêneros.
Romper preconceitos, instigar a prática e o respeito de todos para com as alunas que praticam esta modalidade, incentivando a organização de campeonatos e esclarecimento para todos os alunos sobre o assunto.
REFERÊNCIAS
BRASIL, LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Nº 9394/96.
BRASIL, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, Brasília: MEC/SEF, 1997
ALTMANN, Helena. Rompendo fronteiras de gênero: Marias (e) homens na educação física. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte,1998.
ANJOS, Gabrielle dos. Identidade sexual e identidade de gênero: subversões e permanências. Sociologias, Porto Alegre, n.4, 2000.
DEVIDE, Fabiano Pires. Gênero e mulheres no esporte: história das mulheres nos jogos olímpicos modernos. 1 ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2005.
...