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História do Kung-Fu

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.418 Palavras (22 Páginas)  •  522 Visualizações

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  1. KUNG FU REPRESENTA O QUÊ PARA VOCÊ? – Interação com a turma
  1. Ver imagem https://i.imgur.com/RzFbpWE.jpg ;
  2. QUAL O SEU PRIMEIRO CONTATO COM O KUNG FU? Foi com o cinema?;
  1. Bruce Lee: https://http2.mlstatic.com/a-furia-do-drago-bruce-lee-original-lacrado-D_NQ_NP_377701-MLB20383146733_082015-F.jpg ;
  2. Kung fu panda: https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/517M%2BF7msHL._SY445_.jpg 
  1. Mas, então, O QUE É O WUSHU? – Falar significado e como o Wushu se tornou Kung Fu;
  1. Kung-fu (termo Cantonês): do dialeto usado na província de Cantão (ou Guandong, no Sul da China). O termo significa tempo de habilidade, trabalho duro. Foi a Região que mais estabeleceu intercâmbio com Mundo ocidental, tanto pela chegada e estrangeiros quanto pela diáspora de Cantoneses pelo mundo, Ex: Colonização inglesa em Hong Kong e Portuguesa em Macau.

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  1. Wushu, que também é conhecido pelo ocidente como kung-fu, é o termo coletivo para as práticas de artes marciais que se originaram e se desenvolveram na China, e wushu é a fonte de todas as práticas marciais asiáticas. Ao longo de sua longa história, o wushu se desenvolveu em inúmeros estilos e sistemas distintos, cada um incorporando suas próprias técnicas, táticas, princípios e métodos, bem como o uso de uma ampla variedade de armas tradicionais.
  2. Os diferentes estilos que surgiram focalizam muitos aspectos do combate, mas, mais importante, eles absorveram as filosofias populares e práticas morais do povo na China nos últimos 5 mil anos de desenvolvimento. Com isso, o wushu se desenvolveu em mais do que apenas um simples sistema de ataque e defesa e se tornou uma maneira de cultivar o corpo, a mente e o espírito de uma maneira positiva que é benéfica para todos que o praticam.
  3. O caractere "Wu" em wushu é composto por dois caracteres chineses, nomeadamente "Zhi", que significa "parar" e "Ge", que é uma antiga arma de guerra. Com isso, a essência do Wu é, de fato, parar o conflito e promover a paz. A prática do wushu não apenas desenvolve um corpo forte e saudável, mas também uma mente forte com altos valores morais, pois sua prática se concentra no "Wu De" ou na ética marcial.
  1. HISTÓRIA DO WUSHU:
  1. Natal e RN: Procurar o presidente
  1. http://www.cbkw.org.br/federacao-do-rio-grande-do-norte-de-kungfu-wushu-e-o-novo-membro-da-cbkw/ 
  1. FEDERAÇÃO DE KUNGFU WUSHU DO RIO GRANDE DO NORTE – FKWRN

Presidente: José Luiz Balestrini

Endereço: Av. Governador Tarcísio de Vasconcelos Maia, 200

Cidade: Candelária – Natal – RN

Cep: 59065-780

Telefone: (84) 3207-3202

Site: www.fkwrn.org

Email: balestrini@lungfu.com.br

  1. Wushu no Brasil:
  1. O Wushu foi introduzido no Brasil na década de 60, tendo como principais introdutores os três Grão-mestres:
  1. Chan Kowk Wai

https://d38h3sy5jr28pf.cloudfront.net/capas-livros/9788561080426-chan-kowk-wai-tai-chi-chuan-estilo-yang-tradicional-1299953076.jpg ), 

  1. Chiu Ping Lok  

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/1/14/Gr%C3%A3o_mestre_Lope.jpg  

  1. Wong Shing Keng (não encontramos fotos nem citações na internet, apenas referencias ao mesmo texto do portal da confederação brasileira.
  1. No início ensinavam somente para a comunidade de imigrantes chineses do Brasil. Após alguns anos, passaram a ensinar também aos brasileiros e, rapidamente, a modalidade se difundiu no país, havendo a necessidade de uma melhor organização.
  2. Mas sabemos que a imigração chinesa ocorreu antes da década de 60. Será que nenhum brasileiro foi instruído com a técnica chinesa anteriormente?
  3.  CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KUNGFU WUSHU – CBKW
  1. Fundada no dia 9 de maio de 1992, a CBKW é a entidade nacional que administra e promove a modalidade Kungfu Wushu no País, cuja a Ata de Fundação constam como filiadas e membros fundadores as Federações dos estados do Amazonas, de Goiás, de Minas Gerais, de Santa Catarina e de São Paulo.
  2. Hoje a CBKW conta com 25 Federações Estaduais filiadas, em 25 Estados brasileiros.


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Último Censo realizado com as filiadas da CKBW em 2014:

Total estimado de praticantes no país: 220.000

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Total de atletas filiados no país: 15.053

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Distribuição percentual dos praticantes por gênero

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  1. A CBKW é membro fundador da International Wushu Federation – IWUF. A IWUF (www.iwuf.org) conta com Federações Nacionais em 149 países e está presente nos 5 continentes. A entidade foi oficialmente reconhecida pelo International Olympic Committee em Fevereiro de 2002. A CBKW, por sua vez, foi reconhecida e vinculada ao Comitê Olímpico do Brasil – COB em dezembro de 2000.
  2. A CBKW já organizou 27 Campeonatos Brasileiros, 3 Campeonatos Panamericanos (Manaus – 2000, Campinas – 2008 e Santo André – 2015) e 1 Campeonato Sulamericano (São Paulo – 2007).
  3. O Brasil tem vários medalhistas em Campeonatos Mundiais e inúmeros Campeões Panamericanos e Sulamericanos. Destacam-se dois Campeões Mundiais de Sanda (combate): Jaimes Aires, em Beijing-China/1991, na categoria até 85Kg; e Eduardo Fujihira, em Yerevan-Armênia/2001, na categroia até 80Kg e uma Campeã Mundial em Taolu, a atleta Tânia Sakanaka em Jakarta-Indonésia/2015, na categoria Baguazhan.
  4. O Brasil é uma das potências do Wushu na América ao lado de Estados Unidos e Canadá, figurando sempre entre os 3 primeiros colocados nos Campeonatos Pan-Americanos. No último Campeonato Mundial, realizado em Jakarta/2015, trouxemos 4 medalhas, sendo uma de ouro e três de bronze. Mesmo competindo com países asiáticos que recebem muitos recursos de seus Comitês Olímpicos Nacionais e considerados como equipes profissionais, os atletas da Seleção Brasileira de Kungfu Wushu têm se destacado nos Campeonatos Mundiais.
  5. O bom nível técnico dos brasileiros não se restringe aos atletas. Atualmente, o Brasil possui 8 árbitros internacionais com certificados da IWUF, sendo 3 de Taolu (rotinas): João Ferreira, Marcelo Yamada, Maximilian Kobayashi, Paula Amidani, Rodrigo Carazzato e Tania Sakanaka; e 2 de Sanda (combate): Kao Chiantou e Marcus Vinicius F. Alves.
  6. A CBKW, apesar de ainda não contar com recursos do COB, possui uma estrutura bem definida e bastante organizada. Acreditamos que com novos parceiros e apoiadores a modalidade crescerá rapidamente em todo o país, tanto no que se refere ao número de praticantes como ao nível técnico dos atletas das categorias de base e de alto rendimento.
  7. Em abril de 2016 a CBKW formalizou parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Em 2017 o Kungfu Wushu foi incluído como modalidade oficial na Liga Universitária de Lutas – LDU.
  8. A CBKW conquistou o direito de sediar a sétima edição do Campeonato Mundial Júnior. O 7th World Junior Wushu Championships que foi realizado no Brasil em julho de 2018.
  1. Uma Breve História GERAL do Wushu;
  1. PERÍODO ANTIGO da Historiografia da China:
  1. As primeiras origens de Wushu remontam ao homem primitivo e sua luta pela sobrevivência em um ambiente hostil. Isso inclui defender-se de animais selvagens, atividades de caça e, claro, defesa contra outros seres humanos. Para conseguir isso, o homem primitivo criou ferramentas para produção, bem como armas para combate. É a aplicação de tais armas que formaram as raízes das técnicas de combate nas armas do wushu em épocas posteriores. Descobertas arqueológicas que datam das idades do Mesolítico, do Neolítico, até o início da Idade do Bronze incluem uma variedade de ferramentas de caça e de combate específicas, como cabeças de flecha, foices, punhais e machados feitos de pedra e depois de bronze. Durante esses tempos, era comum a guerra intertribal em que tais armas eram empregadas, e é isso, em essência, que promoveu o desenvolvimento inicial do wushu.
  2. Durante esses tempos antigos, também vemos o surgimento de concursos e rituais de força, como “Jiao Di”que consistiam em luta livre, com competidores vestindo um capacete com chifres e lutando uns contra os outros. Jiao Di, que em tempos posteriores foi chamado de  Xiang Pu e Zheng Jiao, formou a base para o desenvolvimento do wrestling chinês moderno.
  3. Através da Dinastia Shang (aprox.1556 aC a 1046 aC), período Zhou Ocidental (1046 aC a 771 aC), Período da Primavera e Outono (771 aC a 476 aC) e período dos Estados Combatentes (481 aC a 221 aC) o wushu evolui para métodos especializados de combate armado e desarmado, assim como o surgimento de armas sofisticadas para a guerra. Durante esses tempos, o wushu não era praticado apenas por tropas, mas também era popular e praticado pelas pessoas comuns como um meio de autodefesa, melhoria da saúde e entretenimento. Durante o Período da Primavera e Outono, Confúcio afirmou que as pessoas deveriam ser treinadas tanto em artes literárias quanto em artes marciais (Wen Wu). A partir de então, nós vemos o desenvolvimento gradual de sistemas específicos começando a emergir.
  1. PERÍODO IMPERIAL da Historiografia Chinesa (221 a.C. até 1911):
  1. A Dinastia Qin (221 aC a 206 aC) viu a primeira unificação da China e o estabelecimento de um império centralizado, mas após este conflito ocorreu ainda através da Dinastia Han (206 aC a 220 dC) e depois da Dinastia Tang (618 dC a 907 AD). Durante esses períodos, a guerra aumentou, assim como a necessidade de diferentes armas e métodos de luta, o que levou ao desenvolvimento do wushu. Devido à unificação da nação, o valor de saúde e entretenimento do wushu também foi mais explorado e desenvolvido. As performances marciais se tornaram populares, assim como as competições de combate utilizando equipamentos de proteção. Os combates esportivos de Shou Bo e luta tornaram-se populares dentro da corte imperial e as disputas foram realizadas com juízes secundários. Isso se espalhou para as pessoas comuns e se tornou popular entre eles também.
  2. Em 495 dC, o Templo Shaolin foi erguido na Montanha Song Shan para o monge Ba Tuo, cujos alunos gostavam de praticar exercícios do tipo wushu em seu tempo livre. Gerações posteriores de monges combinaram tradições Chan ou Zen (tradições do budismo mahayana) e Quan (artes marciais) no que hoje é famoso como Shaolin Quan (Shaolin Wushu).
  3. De 960 dC a 1644 dC, a pólvora começou a ser implementada e os soldados começaram a usar armas de fogo simples. Enquanto as armas quentes foram sendo lentamente utilizadas, armas frias ainda eram usadas principalmente em combate. Com o desenvolvimento adicional de exercícios militares e formações de treinamento, os métodos sistematizados de treinamento marcial foram desenvolvidos e padronizados. Exames militares foram implementados para todos aqueles que querem se tornar soldados.
  4. Folclore wushu viu o seu maior florescimento e desenvolvimento de uma forma multifuncional nesta época. Essas práticas de wushu entraram em maturidade, com uma grande variedade de práticas surgindo. Na época as práticas marciais foram divididas em 3 categorias principais, a saber: Gong Fa (prática e desenvolvimento de habilidades); Taolu (prática de rotina) e Ge Dou (prática de combate).
  5. Durante a Dinastia Ming (1368 dC - 1644 dC), encontramos o maior desenvolvimento de estilos sistematizados de wushu e, com isso, o surgimento de crônicas e manuais escritos sobre estilos e práticas de wushu. O mais famoso é que o general Ming, Qi Jiguang, famoso por sua defesa contra piratas invasores, compilou o livro “Record of Military Training”, no qual ele faz crônicas sobre as práticas folclóricas de wushu da época. Muitos outros vieram para publicar livros de treinamento e manuais sobre várias práticas de artes marciais.
  6. Desde o início da dinastia Qing (1644 AD -1911 dC), o uso de armas de fogo aumentou gradualmente entre soldados e armas frias não foram utilizados tanto. Em vez disso, o wushu era agora praticado principalmente dentro de pessoas comuns. Com isso, as técnicas e práticas marciais começaram a ser combinadas com idéias teóricas e filosóficas populares populares entre as pessoas comuns. A teoria médica tradicional foi combinada com o wushu, que melhorou ainda mais sua função de preservar e promover a boa saúde. Filosofias populares como o taoísmo também foram combinadas sistematicamente com a prática do wushu, e podemos ver o surgimento dos estilos populares de Xingyi Quan, Bagua Zhang e Taiji Quan dessa combinação. Enquanto eles foram principalmente enraizados em aplicações marciais, esses estilos também prestaram atenção à saúde e princípios filosóficos.
  1. PERÍODO MODERNO da historiografia chinesa:
  1. No início dos anos 20 º  século, o institutos de pesquisa de práticas físicas e culturais de Xangai e de Pequim, além de organizações similares foram estabelecidas, e durante este tempo wushu foi incluído em programas de esportes da escola, bem como em competições desportivas nacionais. Este desenvolvimento empurrou ainda mais o wushu para o reino do esporte popular. Performances públicas tornaram-se comuns, assim como a prática pública, e as competições de wushu foram organizadas; tudo isso se espalhou e promoveu a prática do wushu.
  2. Em 1923, os Jogos Nacionais Chineses de Wushu foram realizados em Xangai. Em 1928, o Academia Central de Artes Marciais (Nanjing Guoshu Guan) foi estabelecido e o nome do wushu foi oficialmente mudado para Guoshu (arte nacional), com o objetivo de sistematizar a prática do wushu e promovê-lo e desenvolvê-lo em todo o país, bem como realizar uma revolução na educação física do país, com vistas ao fortalecimento físico da população e militar do país. Eles organizaram numerosos encontros de wushu e competições com Taolu, bem como competições com armamento e combate a mão. Em 1929 Wushu Taolu foi incluído no terceiro Jogos Nacionais da china. Em 1936, uma delegação chinesa de wushu realizou uma demonstração nos XI Jogos Olímpicos realizados em Berlim. Após bombardeio em 1937 a academia teve que buscar outra cidade e após sucessivas mudanças e dificuldades administrativas, seu fechamento culminou com a revolução comunista (1946-1950).  
  3. Wushu desenvolveu-se continuamente durante a Era Republicana e depois da fundação da República Popular da China 1949 até hoje. Formatos e regras detalhadas para a competição de wushu foram compilados e implementados, juntamente com a padronização de métodos e materiais de ensino, que desenvolveu o padrão de wushu. Em 1985, o primeiro Torneio Internacional de Convite de Wushu foi realizado em Xi'an, China, e o comitê preparatório para a Federação Internacional de Wushu foi formado. Em 1990, a Federação Internacional de Wushu foi oficialmente fundada.
  1. RAMIFICAÇÕES e suas FILOSOFIAS, FOCOS: Segundo a IWUF (International Wushu Federation), wushu é subdivido em:
  1. Wushu tradicional;
  1. O Wushu tradicional (comumente chamado de kung-fu) é a raiz do wushu esportivo e tem uma história longa e diversificada. Como o wushu se originou na China, as práticas tradicionais de wushu se desenvolveram e se espalharam por todo o seu território geográfico e absorveram características culturais, étnicas e filosóficas distintas dos vários grupos na China.
  2. Enquanto em seu cerne o wushu tradicional é um método de ataque e defesa, sua prática ultrapassa este simples conceito de “meio” para o de um “fim” e está profundamente entrelaçada com princípios éticos e morais. A prática do wushu tradicional visa preservar os princípios, métodos e legados de gerações anteriores que se desenvolveram e se basearam nessas artes como método de sobrevivência e melhoria da vida.
  3. Uma grande variedade de estilos e práticas pode ser encontrada, algumas com técnicas principalmente de mão, outras com foco em técnicas de perna, algumas com wrestling; alguns se concentram em ataques e defesa, enquanto outros se esforçam para promover e preservar a saúde e o bem-estar. O wushu tradicional também inclui uma gama extremamente vasta de armamento tradicional que foi transmitida da era das armas frias com métodos que foram preservados pelas gerações subsequentes. Com numerosos clãs, seitas, sistemas familiares e estilos, wushu tradicional é diversificado, muito colorido e é uma cultura física extremamente profundo e complexo. É praticado por pessoas de todas as fases da vida, independentemente de raça, sexo, idade, classe social ou condição física. O wushu tradicional é a joia cultural e esportiva do povo chinês.
  1. Taolu;
  1. É um componente prático da arte que se refere a rotinas definidas do wushu. As rotinas de Taolu compreendem um conjunto continuamente conectado de técnicas pré-determinadas, coreografadas de acordo com certos princípios e filosofias que incorporam técnicas estilísticas de ataque e defesa. Estes incluem técnicas de mão, técnicas de perna, saltos, varreduras, posturas e jogo de pés (footwork), apreensão, projeões e wrestling, equilíbrio, etc Tradicionalmente, as rotinas de Taolu foram originalmente compiladas para preservar as técnicas e táticas de uma determinada linhagem ou sistema, e gradualmente melhorar um flexibilidade, resistência, força, velocidade, equilíbrio e coordenação do praticante e "imprimir" uma ordem tática nos praticantes. As rotinas de taolu incluem rotinas individuais e rotinas de grupo, bem como rotinas de parceiro/duelo com 2 ou mais praticantes envolvidos. Eles têm um conteúdo rico e diversificado, utilizando uma ampla variedade de técnicas e inclui rotinas de mãos vazias e aquelas executadas com armas.
  2. Os atletas realizam rotinas (com as mãos ou com armas) com base em regras específicas, destacando suas forças atléticas. As rotinas são avaliadas por um painel de juízes que avaliam diferentes aspectos de uma performance, ou seja, a qualidade dos movimentos, o desempenho geral e o grau de dificuldade, e atribuem uma pontuação baseada no desempenho de um atleta. Rotinas de taolu individuais incluem rotinas opcionais, rotinas compulsórias, rotinas de duelo / sparring coreografadas e rotinas de grupo. A competição Taolu ocorre em uma arena especializada de 8m x 14m, que compreende espuma de alta densidade coberta por um tapete de baixa estática.
  3. Nos Campeonatos Mundiais de Wushu, as principais categorias de eventos do taolu incluem:
  1. ChangQuan (Punho Longo): Envolve estilos que se originaram e são populares nas áreas geográficas do norte da China (ao norte do rio Yangze) incluindo Cha Quan, Hua Quan, Quan Shaolin, Quan Fanzi Quan e Pao Chui, este estilo é definido por ataques abertos e de longo alcance, e uma ampla variedade de técnicas de pernas e movimentos circulares. Changquan utiliza posturas abertas e expandidas, técnicas de alta velocidade, bem como muitas técnicas aéreas e acrobáticas. É um estilo rápido, dinâmico e excitante, incorporando muitos movimentos de tirar o fôlego (2:19 https://www.youtube.com/watch?v=cSPPS7yGCts)
  2. NanQuan (Punho do Sul):  Compreendendo os estilos que se originaram e são populares nas áreas geográficas do sul da China (sul do rio Yangze) incluindo Hong (Hung Gar), Li (LeiGa), Liu (LauGar), Mo ( Mok Gar), Cai (Gar Choy), Wu Zu Quan, Yong Chun Quan (Wing Chun) e outros. Nanquan é definido por posturas baixas com menos técnicas de perna e um foco em ataques de braço curtos e poderosos, muitas vezes acompanhados de articulação vocal. Concentrando-se em uma postura sólida e estabilidade, Nanquan tem relativamente menos técnicas acrobáticas, mas concentra-se em gerar técnicas extremamente poderosas com técnicas manuais intricadas e altamente desenvolvidas. É um estilo feroz e poderoso cujos praticantes exalam um espírito forte. (VER 0:30 até 0:59 https://www.youtube.com/watch?v=1I6vPPyzwWw);
  3. Taiji Quan (ou Taiji Chuan - "Punho da suprema cumeeira", "punho do limite supremo", "punho do taiji" e "punho do estado supremo, acima das polaridades): A arte marcial mais praticada e popular no mundo atualmente, o Taiji Quan é caracterizado por seus movimentos lentos e graciosos e pela combinação de técnicas duras e suaves. Taiji Quan é composto por estilos bem conhecidos, incluindo Chen, Yang, Wu, Sun e Wu (Hao), e é popular devido à sua construção de saúde e benefícios de longevidade. O Taiji Quan é definido por movimentos lentos, acoplados às vezes com rajadas explosivas de força, que requerem total harmonia de movimento e respiração, concentração e coordenação de todo o corpo e espírito em uma prática contínua. (01:00 ATÉ 01:35 https://www.youtube.com/watch?v=sNapnG37f8c);
  4. Taiji Jian: apresenta a espada reta de dois gumes empregada com os princípios e características do Taiji Quan. Taiji Jian é definido por movimentos lentos, acoplados às vezes com rajadas explosivas de força, que requerem total harmonia de movimento e respiração, concentração e coordenação de todo o corpo e espírito em uma prática contínua. Ver imagem https://learn-shaolinkungfu.com/wp-content/uploads/2017/06/taiji-jian.jpg;
  5. Daoshu: Como uma das proeminentes armas de lâmina curta na história chinesa, o facão foi amplamente praticado em toda a China. É uma lâmina curvada de borda única e sua prática é caracterizada por ataque vigoroso e técnicas defensivas. Seus movimentos ferozes e poderosos utilizam principalmente técnicas de entrelaçamento com incansáveis cortes, bloqueios, e movimentos circulares. Seu desempenho requer grande força e coordenação entre o corpo do praticante e a arma. Categorizado dentro do agrupamento estilístico “Changquan” (do norte), daoshu é comparado a um tigre feroz. Ver imagem: https://emfocoonline.files.wordpress.com/2015/11/daoshu.jpg
  6. Jianshu (espada reta): A espada reta é uma das armas de lâmina curta mais amplamente praticadas na história chinesa; sua influência vai além do reino do Wushu (artes marciais) e tem profundas conotações culturais. É uma espada de lâmina reta de dois gumes e sua prática é caracterizada por movimentos graciosos, elegantes, rápidos, ágeis e naturalmente fluentes. Centra-se em um equilíbrio harmonioso entre técnicas rígidas e suaves com mudanças de variáveis ​​e flexíveis na velocidade. Suas principais técnicas incluem empurrar, apontar, inclinar, cortar e varrer combinados com trabalho de pernas intricadas e trabalho corporal flexível. Categorizado dentro do agrupamento estilístico “Changquan” (norte), jianshu é comparado a uma fênix voadora. Ver imagem http://centrobudistadoporto.org/wp-content/uploads/2018/02/jianshu.jpg ;
  7. Gunshu: Considerado o “pai” de todas as armas, o bastão longo é rápido e se concentra em técnicas de grande alcance. Combinando técnicas ofensivas e defensivas, caracteriza-se por movimentos rápidos e pesados, com rápidas e numerosas alterações. As técnicas mais comumente usadas incluem, cortar, mascarar, varrer, esmagar e girar. Gunshu é categorizado dentro do agrupamento estilístico “Changquan” (do norte) e é comparado a uma forte tempestade. Ver https://www.youtube.com/watch?v=-HsxeMvVBms ;
  8. Qiangshu:  A lança é considerada o "rei" de todas as armas, e é a principal arma longa do shafted praticada amplamente em toda a China. Sua prática é caracterizada por um trabalho de pés ágil, trabalho corporal flexível, transições suaves, técnicas rápidas e precisas, com técnicas de curto e longo alcance. Enquanto a sua técnica principal está empurrando, também inclui enrolando, circulando, bloqueando circular como também batendo movimentos. A lança requer unidade entre o corpo e a arma e depende da força gerada de todo o corpo. Isso cria uma exibição de tirar o fôlego e hipnotizante. Qiangshu é categorizado dentro do agrupamento estilístico “Changquan” (norte) e é comparado a um dragão crescente. Ver imagem https://files.prokerala.com/news/photos/imgs/800/jakarta-aug-21-2018-zahra-kiani-of-iran-competes-724818.jpg ;
  9. Nandao: “Nandao” é o termo coletivo dado para todos os diferentes tipos de estilos espada larga que se originaram e são praticados nas regiões do sul da China, como a espada de borboleta dupla, a espada longa e ampla etc . Nandao utiliza técnicas similares a Daoshu, ainda com princípios e estilo de Nanquan (do sul). Ele incorpora e exibe plenamente as características e o espírito dos estilos sulistas, como um esforço curto e agudo de poder, com a espada larga mantida perto do corpo para uma aplicação defensiva prática, com técnicas de apoio de mãos. É um estilo feroz e ousado, com técnicas poderosas acompanhadas de articulação vocal. Ver imagem http://www.xuangui.com/files/forms/shaoniannandao.jpg ;
  10. Nangun (Southern Cudgel):   “Nangun” é o termo coletivo dado para todos os diferentes tipos de estilos de porrete que se originaram em e são praticados nas partes do sul da China, como o “Porrete de Duas Cabeças”, e “Porrete de Cabeça Única”. bem como técnicas de outros estilos do sul do bastão. Com um conteúdo rico e prático, que inclui técnicas variadas, um ritmo rápido nangun incorpora e exibe totalmente as características e o espírito dos estilos do porrete sulista, utilizando técnicas de duas mãos, com extensão natural e métodos de retirada e aplicações devastadoras. Suas técnicas são claras, precisas e exatas acompanhadas de articulação vocal.
  11. Duilian (Duelo coreografado):  Esta é uma rotina coreografada com dois ou mais participantes emulando uma situação de combate com combate a mão nua, bem como com armamento. Exibindo aplicativos tanto de ataque quanto defensivos, requer precisão, domínio de alto nível e condicionamento supremo. Com grande velocidade e dinâmica, saltando, caindo e caindo, é altamente energético e visualmente divertido. https://www.youtube.com/watch?v=ebcXHbpNygU ;
  12. Baguazhang (Oito Trigramas da Palmeira): Baguazhang usa a caminhada circular como seu treinamento fundamental, e suas técnicas enfatizam o cruzamento horizontal e vertical, e mudam as técnicas durante a caminhada. As aplicações enfatizam a mudança para seguir as oportunidades e o ajuste constante para qualquer situação que se apresente.
  13. Shuang Jian (Espadas duplas retas): Utilizando duas espadas retas empregando técnicas de espada reta, shuang jian demonstra harmonia e coordenação entre as mãos esquerda e direita, bem como entre as armas e o corpo do intérprete de uma maneira graciosa e precisa.
  14. Chun Qiu Da Dao (Primavera e Outono Halberd): Também popularmente conhecido como o Guan Dao, é popularmente associado com a figura histórica, Guan Yu dos Três Reinos Conto. Esta alabarda longa apresenta um eixo com uma grande lâmina curva na parte superior e uma lança na parte inferior. Suas técnicas apresentam ações contínuas de fatiamento circular e corte que utilizam o momento da lâmina pesada impulsionada pela harmoniosa lataria do usuário.
  15. Xingyi Quan (Forma e Intenção Punho): Xingyi Quan é derivado da cultura tradicional chinesa de Yin e Yang e os cinco elementos, para elaborar a lei do movimento nas técnicas dos cinco elementos, e usa as doze formas e características animais que resultam em técnicas práticas de ataque e defesa. Possui um poderoso esforço de força.
  1. Sanda: Ver 2 imagens:
  1. https://i.ytimg.com/vi/2c0JEtQ6vE4/maxresdefault.jpg ;
  2. http://www.iwuf.org/upload/2015/0430/9ba7f3cdd489dbc2c45df95c9e4c6964478ad68f.jpeg;

  1. É um esporte moderno de combate desarmado que se desenvolveu a partir de técnicas tradicionais de wushu e utiliza principalmente técnicas de soco, chute, arremesso, luta livre e defesa.
  2. As áreas de impacto válidas são: a cabeça, o tronco (incluindo o peito, abdômen, cintura e costas) e as pernas. As lutas de contato total são fluidas e emocionantes, e os atletas recebem pontos pelos juízes de linha lateral por técnicas executadas com sucesso baseadas nos critérios de pontuação. Um atleta será declarado vencedor se ganhar 2 das 3 rodadas de uma luta, ou se seu oponente for eliminado.
  3. A competição de Sanda inclui 11 categorias de peso para homens e 7 categorias de peso para mulheres.
  4. Os combates acontecem em uma plataforma elevada chamada “leitai”, que tem 80cm de altura, 8m de largura e 8m de comprimento e é composta por uma estrutura coberta com espuma de alta densidade e uma cobertura de lona. No chão em torno da plataforma é uma almofada de proteção que é 30 centímetros de altura e 2 metros de largura. Os atletas competidores usam equipamentos de proteção que incluem protetor de cabeça, protetor de peito e luvas, bem como protetor de boca e suporte atlético.
  5. As lutas de competição são compostas por 3 rodadas no total, cada uma com duração de dois minutos, com um período de descanso de um minuto entre as rodadas.
  1. ESTÍLOS e GOLPES
  1. A classificação anterior é a proposta da instituição internacional que regulada o esporte. Existem centenas de estilos e podemos usar diversos critérios para classificá-los. A diversidade se dá pelo fato de cada família ser responsável pela manutenção e passagem das técnicas de pai para filho.  
  1. Posição geográfica:
  1. Estilos do NORTE
  2. Estilos do SUL;
  1. Com base no ditado chinês “pernas do norte e braços do Sul", pois os habitantes do Norte tinham pernas fortes devido às caminhadas nas montanhas e, no sul, os braços fortes por causa das remadas dos barcos e das colheitas.
  1. Foco da prática:
  1. Estilos internos (mente e espírito);
  2. Estilos externos (força e agiliade);
  1. Princípios religiosos ao qual está associado:
  1. Estilos budistas (Exemplo: Shaolin Wushu);
  2. Estilos Taoístas;  
  1. Por exemplo, o estilo Wing Chun, praticado por Bruce Lee, pode ser classificado como do sul, externo de derivação budista.
  1. Estilos dos 5 animais (do filme kung fu panda): https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/517M%2BF7msHL._SY445_.jpg
  1. Tigre,
  2. Garça,
  3. Louva-Deus,
  4. Serpente
  5. Macaco.
  6. Etc... (na verdade existem vário outros animais que inspiraram estilos, inclusive animais míticos como o estilo do “Dragão”.
  1. GOLPES: O acervo é imenso, sendo cultivado e preservado pela catalogação das práticas TAOLU.
  1.  Ver imagem: http://lh5.ggpht.com/-OgD8wSjc7mI/UgbPoLeeemI/AAAAAAAALmM/apUpur6tcm4/s1600/IMG_34252265208789.jpeg e destacar a influência da natureza na pratica e surgimento de golpes.
  1. GRADUAÇÃO - FAIXAS
  1. No sistema TAOLU (tanto para estilos Changquan e Nanquan) subsidiado pela Confederação Brasileira, existem seis fases:

[pic 6]

  1. Conclusão e entrevista:
  1. A china valoriza sua cultura e no decorrer de toda sua história, resta claro o desejo de sistematização e preservação de suas tradições. O reconhecimento da educação física como pilar de uma sociedade remonta aos tempos de Confúcio e é mantido até hoje. Mesmo diante da imensa quantidade de práticas e diversas fases históricas, cada dinastia ou governante exibiu a vontade política de organizá-las e preservá-las. A história do Wushu é um livro com muitas páginas que ainda estão em branco e que está sempre disposto a conciliar a tradição com as novidades. Mostrar vídeo da escola a partir do minuto 02:08 https://www.youtube.com/watch?v=W8-lyCJNtHw .
  2. Poderíamos fazer o mesmo com o jiu-jitsu brasileiro? Nós como educadores físicos, como poderíamos contribuir para a sistematização das nossos práticas de combate e esporte, preservando nossas tradições e deixando-o aberto a novas contribuições? Poderíamos associá-las a quais princípios éticos e morais?
  1. Referências:
  1. http://www.iwuf.org/wushu/2014/0926/178.html
  2. http://www.cbkw.org.br 
  3. https://pt.wikipedia.org/wiki/história_da_China
  4. https://www.youtube.com 

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