TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ESCOLINHA DE KUNG FU COLÉGIO INTELECTUAL

Por:   •  6/5/2018  •  Abstract  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO ESCOLINHA DE KUNG FU COLÉGIO INTELECTUAL

BREVE HISTÓRICO

As artes marciais chinesas, popularmente conhecidas pelo termo Kung Fu, são uma série de movimentos oriundos de conhecimentos milenares das artes de guerra chinesas. Sua origem remonta a uma vasta cultura passada de geração em geração nos seios das famílias chinesas e que hoje chega até nós através de filmes, culinária, artesanato, etc.

O kung fu é treinado em vários lugares do mundo e no Brasil vem crescendo a cada ano com vários eventos que vêm revelando muitos atletas e representantes da arte. No Pará é representado pela Liga Paraense de Kung Fu e pela Associação Chin Wu de Kung Fu/Wushu (ACKW) entre outras.

Os principais benefícios da prática do Kung Fu são:

  • Noções de disciplina e respeito ao próximo
  • Desenvolvimento psicomotor e social
  • Combate à ociosidade
  • Conscientização sobre a importância dos exercícios físicos para saúde mental e física
  • Formação do espirito esportivo e de fraternidade

SOBRE O PROJETO E JUSTIFICATIVA

A ociosidade de nossos jovens cresce a cada dia, seja pela falta de estímulos ou simplesmente pela comodidade que a tecnologia vem proporcionando. Para muitos jovens em idade escolar as atividades físicas não surtem interesse, tão pouco o desenvolvimento de um desporto que desperte a vontade de explorar suas habilidades. Muitos jovens ao saírem da escola não possuem ou não conhecem meios que estimulem seu crescimento psicomotor e social.

A escolinha de kung fu vem para dar uma resposta a esta necessidade. Implantada na escola a escolinha desperta a atenção e o interesse do aluno, que pode contar com um esporte e cultura diferente de sua habitual rotina. A vantagem para o aluno é de possuir ao seu lado um desporto exótico que traz grandes benefícios ao seu desenvolvimento como atleta, praticante e principalmente como cidadão. Para a escola o benefício vem na forma de satisfação e fidelização do aluno que vê no estabelecimento não somente um local de aprendizagem, mas de diferentes vivências. Dessa forma justifica-se a implementação do projeto Escolinha de kung fu no Colégio Intelectual.

OBJETIVO GERAL

A Escolinha de Kung Fu do Colégio Intelectual tem por objetivo atender os alunos do colégio intelectual e levar a estes diferentes vivencias e estímulos baseados nas artes marciais chinesas (kung Fu).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Incentivar a prática do esporte;
  • Auxiliar o desenvolvimento físico, motor e social do aluno;
  • Fortalecer a formação enquanto cidadão em seu meio social;
  • Estimular a prática de exercícios para a manutenção da saúde;
  • Formar futuros atletas que possam representar a escola em eventos oficiais do desporto.

METODOLOGIA

A escolinha de Kung Fu possui uma proposta para a realização de aulas de artes marciais chinesas nas dependências do colégio intelectual, para atender aos alunos do colégio duas vezes por semana a serem determinados de acordo com a necessidade da instituição, com carga horária semanal de 2 (duas) horas.

O conteúdo será ministrado de forma oral com teoria e prática, obedecendo ao programa de ensino da Associação Chin Wu de kung Fu/Wushu. O programa da ACKW (Anexo1) foi desenvolvido para introduzir o conteúdo técnico e teórico de acordo com a faixa etária de cada aluno sendo estas distribuídas da seguinte forma: Alunos com 5 a 9 anos; Alunos com 10 a 14 anos, Alunos com 15 a 17 anos. Cada Faixa etária possui um grupo de técnicas com seus objetivos e metas a serem alcançadas em um período trimestral.

As aulas serão compostas por 3 (três) momentos distintos: Aquecimento e alongamento (10 a 15 minutos); Ensino e/ou revisão de técnicas do kung fu/wushu (30 a 40 minutos); momento de relaxamento e analise do conteúdo ministrado (10 a 15 minutos).

Cada programa possui um tempo para ser desenvolvido que também será o tempo necessário para que os alunos desenvolvam habilidades básicas para a realização de uma avaliação que servirá de marco para o aluno avançar para o próximo programa. A avaliação ocorrerá ao final do prazo estipulado para aplicação do programa vide anexo1) e levará em consideração o desempenho técnico do aluno, sua disciplina durante todo o período de ensino e no momento da avaliação e seu conhecimento teórico sobre as modalidades (para alunos de 15 a 17 anos).

METAS

  • Através dos treinos formar no período de 6 (seis) meses uma equipe de apresentação e competição que represente o colégio Intelectual nos eventos oficiais do desporto;
  • Inserir no ensino dos alunos as noções de disciplina e respeito ao próximo, de modo que estes possam transmitir este conhecimento adiante;
  • Revelar atletas que se destacam nos eventos incentivando o profissionalismo do esporte.

RECURSOS

Os recursos utilizados para as aulas de Kung fu estão resumidos a espaço de treino, recursos humanos, equipamentos para treinos e uniformes para os alunos.

  • Espaço para treino – Deverá ser uma sala ampla ou quadra de esportes que comporte o numero de alunos que a entidade deseja desenvolver;
  • Equipamentos para treino – Equipamentos destinados à aprendizagem de técnicas das artes marciais chinesas compostos por bastões, facões e espadas de madeira. Todos os equipamentos para treino serão de inteira responsabilidade do professor que se encarregará de trazê-los para as aulas e depois leva-las após o termino das mesmas, exceto se o colégio necessite que os equipamentos permaneçam em definitivo na instituição, nesse caso o professor poderá indicar os melhores locais para aquisição do material. Todos os equipamentos são destinados ao treinamento individual, não trazendo riscos ao aluno;
  • Uniformes – Os alunos poderão utilizar seu uniforme padrão da educação física ou adquirir o uniforme característico dos treinos das artes marciais chinesas que poderá ser ofertado pela ACKW ou pelo colégio para compra;
  • Recursos humanos – O professor ministrante das aulas compõe o único recurso humano para a execução do projeto. Caso haja a necessidade de auxiliares, estes são de inteira responsabilidade do professor.

INVESTIMENTO

O investimento para a realização da escolinha de kung fu estará subordinado aos recursos humanos definidos no projeto. Este investimento poderá acontecer de duas maneiras:

  • Por hora-aula – Neste caso a instituição define o numero de turmas a serem trabalhadas onde cada turma corresponderá à uma hora de aula, também define o dia e horário a serem desenvolvidas as aulas, o valor a ser investido é de R$ 50,00* a hora aula;
  • Por inscrição individual – Neste caso o valor das aulas será repassado para cada aluno, que se responsabilizará por efetuar o pagamento de uma mensalidade. As turmas serão montadas na medida em que os alunos efetuem sua inscrição. Para esse tipo de investimento também contamos com a divulgação das aulas por meio de cartaz ou mídia nas redes sociais da escola, o valor da mensalidade e o valor de repasse ao professor fica a critério acordado entre o colégio e o professor.

ANEXO 1

PROGRAMA DE ENSINO INFANTIL MIRIM

Idade: alunos de 5 a 9 anos

Conteúdo programático:

  • Noções básicas de aquecimento e alongamento
  • Noções básicas de projeção  do corpo (acrobacias)
  • Introdução aos fundamentos do kung fu moderno (wushu)
  • Formas básicas  CHANG CHUAN (zhu he)
  • Normas e condutas do praticante de Kung fu

O objetivo do programa mirim é desenvolver na criança as noções básicas de condicionamento do corpo (força,  flexibilidade,  coordenação, etc), além de introduzir as primeiras técnicas do kung fu moderno conhecido como wushu, também busca-se desenvolver as noções de comportamento do atleta dentro e fora dos treinos. O programa tem previsão de desenvolvimento do aluno em um período de 3 (três) meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com