Idosos e Atividade Fisica
Por: fitchef • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.034 Palavras (5 Páginas) • 459 Visualizações
[pic 1]
Thais de Assis Cobra
RA: 1194946
Atividade Física na Terceira Idade
Maria Cecilia Lieth Bonacelli Soares
São Paulo
2016
PERGUNTAS E RESPOSTAS
- Descreva a fisiologia do envelhecimento.
Um dos aspectos importantes que mais vem sendo discutido pelos estudiosos do meio acadêmico que pesquisam sobre este tema, é que esta fase de vida não é alcançada de uma forma satisfatória sem que se façam presentes os surgimentos de problemas, quer sejam de ordem orgânica ou psicológica.
Neste sentido é que abordaremos neste artigo, alguns dos aspectos intervenientes das funções biológicas e psicológicas de pessoas da terceira idade e suas implicações na saúde, a fim de que possamos refletir acerca desta prática voltada a esta parcela cada vez crescente da população brasileira. Os estudos apresentados por Faria Júnior (1997) denunciam as precárias condições orgânicas e de saúde da população de idosos, especialmente aqueles mais desprovidos de condições financeiras, residentes em abrigos e asilos existentes na cidade do Rio de Janeiro.
Os estudos apontam para elevado índice de deficiência das capacidades físicas e motoras dessa população, devido à precariedade de todo o sistema de atendimento a essas pessoas. Todavia, se olharmos bem ao nosso redor, constataremos que essa realidade não é diferente nas demais cidades brasileiras, ainda nos dias de hoje. Outros estudos da mesma natureza, nos chamam a atenção para que observemos a forma como a nossa sociedade, pautada nos princípios capitalista e de produtividade, discrimina e segrega os idosos menos favorecidos social e economicamente.
Uma vez que os avanços da ciência e da medicina contribuem para o prolongamento da vida das pessoas, faz-se necessário repensar e colocar em prática formas mais humanizadoras de convivência com as pessoas da Terceira Idade, tanto internamente nas famílias como nos serviços de atendimento e população em geral.
Envelhecer é a maneira como cada organismo, de forma única, se desenvolvendo mais definida para algumas coisas, gerando expansões e crescimento em algumas dimensões, contrações, degradação e desgaste em outras, porém, a velocidade, a maneira, o tempo e o grau de mudanças físicas, emocionais, psicológicas e sociais apresentadas durante a vida são únicas e bem diferentes de pessoa para pessoa.
O envelhecimento nada mais é que uma diminuição de todas as estruturas e funções fisiológicas, que estão predefinidas pelo nosso relógio biológico. O “envelhecer” é marcado pela perca parcial, gradual ou total das capacidades motoras, redução da força, flexibilidade, e outras, dificultando a realização das atividades diárias e a manutenção de um estilo de vida mais saudável. Essas mudanças fisiológicas de perda da capacidade funcional comprometem diretamente a saúde do indivíduo, provocando doenças cardiovascular, neuromuscular, pulmonar, neural, diminuição da agilidade, da coordenação, do equilíbrio, da flexibilidade, da mobilidade articular e aumento na rigidez de cartilagens, tendões e ligamentos, e muito mais. Podemos definir como principais fatores que influenciam diretamente no envelhecimento são: tempo, hereditariedade, meio ambiente, dieta, estilo de vida, nível de aptidão física, etc.
- Descreva os efeitos da atividade física nos idosos.
RESPOSTA: O envelhecimento traz consigo algumas mudanças no organismo, como o aumento de gordura, ligamentos, tendões e ossos mais fracos, diminuição da força e redução da massa muscular, além de diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação motora e da aptidão física.
É de conhecimento de todos que a atividade física pode de forma direta e imediata melhorar as funções essenciais para aptidão física do idoso colaborando para que o mesmo possua menos destruição de células e fadiga.
Atualmente existem diversos estudos que mostram que quanto mais ativa é uma pessoa, menos limitações físicas ela tem.
Dentro do processo de envelhecimento, devemos manter o corpo dos idosos em movimento, praticando atividades que busquem prevenir problemas, manutenção de sentidos e reflexos, reabilitação de movimentos perdidos e recreação para manter o interesse com alegria durante a atividade física.
Hoje o exercício físico tem sido considerado com uma forma de prevenção principalmente para doenças do coração e diabetes, melhorando a expectativa de vida.
...