Metodologia de Ensino de Educação Física
Por: Romulo Neto • 22/9/2016 • Seminário • 1.641 Palavras (7 Páginas) • 529 Visualizações
CAPITULO 4:
Avaliação do Processo Ensino - Aprendizagem em Educação Física
- Significado da Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem em Educação Física
As avaliações do processo ensino-aprendizagem na educação física transcendem a aplicação de medidas avaliativas capazes de selecionar e classificar o discente para determinadas atividades, desta forma aumenta ainda mais o número de defasagem na disciplina.
Segundo Farias Junior (1989), sobre avaliação na educação física, estão direcionando por um único referencial, a saber o paradigma docimológico clássico, onde tem como foco e critério com fins classificatórios e seletivos e isto veio para confundir a importância sobre avaliação.
A avaliação do processo ensino aprendizagem é muito mais além da aplicação de testes, está relacionada ao projeto político pedagógico da escola.
- O Quadro Atual da Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem em Educação Física
Proposta de novas referências nesta metodológica exige que sejam explicitados os valores e as concepções básicas que as assegurem.
O processo de ensino-aprendizagem da Educação Física, está adequada pelos significados a elas atribuídos, pela legislação vigente, ou pelo processo de trabalho estabelecido dentro escola e também pelos conhecimentos e concepções dos professores e alunos envolvidos.
Nesse ponto, entram em questão projetos pedagógicos diferentes e até antagônicos, prevalecendo a “orientação oficial” advinda do sistema esportivo determinando as condições organizacionais das escolas condicionando a prática pedagógica da Educação Física, dando-lhe um significado, uma finalidade, um conteúdo e uma forma.
Estudos realizados na década de 80 (Ferreira/1984), em escola de 1° grau e que evidencia a predominância da tendência de manutenção do “status quo” (o estado atual das coisas) , constatou-se que, dentro de uma perspectiva reprodutiva : O foco no ensino estaria em prol do sistema esportivo, promovendo o treinamento do esporte visando transforma-los em alto rendimento, proporcionando técnicas e habilidades esportivas gerando o mecanismo psico-fisiológicos de treinamento. Com isso os treinadores possuem um dever de alcançar objetivos, como por exemplo: das vitórias alcançadas em competições, classificações, performance e o desempenho dos atletas. A onde normas são exigidas para que o treinador possa lecionar seus alunos/atletas fazendo com que eles possam chegar no alto rendimento de forma sensata.
- Referencias para Conduzir Metodologicamente a Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem em Educação Física
O objetivo da avaliação de ensino aprendizagem na educação física é para que ela seja referência para análise curricular referente ao projeto pedagógico da escola.
- Finalidades, Conteúdo e Forma para uma Proposta de Avaliação
São esclarecidas finalidades, conteúdos e forma para uma proposta de avaliação do processo de ensino-aprendizagem da Educação Física, na possibilidade da reflexão de uma pedagogia crítico-superadora, conforme colocada nos capítulos anteriores.
4.1 O Projeto Histórico
Não basta dizer que a avaliação deve estar especificada nos objetivos do plano escolar. Deve-se ter o projeto histórico, ou seja, a sociedade na qual estamos inseridos e a queremos construir e o projeto pedagógico daí decorrente que se efetiva na dinâmica curricular, materializada nas aulas.
4.2 As Condutas Humanas
O processo ensino-aprendizagem envolve aspectos de conhecimento, habilidades e atitudes, levando-se em conta as condutas sociais dos alunos nas suas mais diversas manifestações, tendo a expressão corporal como linguagem. A proposta de avaliação deste processo deverá levar em conta a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana e que se expressam no desenvolvimento de atividades.
4.3 As Práticas Avaliativas
O capitulo aponta dez posições que devem ser repensadas na avaliação em educação física. Entre eles está à necessidade de serem superadas as práticas avaliativas “mecânico-burocráticas” para a “produtiva-criticas”, contribuindo assim para que os estudantes resolvam os problemas de forma coletiva e com a ajuda dos professores. Além disso, apontam à necessidade da avaliação considerar a situação de classe social dos alunos, possibilitando aos mesmos reflexões críticas da realidade
4.4 As Decisões em Conjunto
Tendo perspectiva dialógica, comunicativa, interativa que tenha aos envolvidos uma avaliação no todo, decidir em conjunto, que o aluno tenha que se expressar seus objetivos e ter a maior participação das avaliações coletivas.
4.5 O Tempo Pedagogicamente Necessário para a Aprendizagem
Na compreensão da avaliação não somente na perspectiva da aprendizagem, mas com ensino que tem a funções de informar e orientar para a maioria do ensino aprendizagem, ter o tempo e atenção pedagogicamente necessária para ter uma ideia de um número determinado de aula.
4.6 A Compreensão Crítica da Realidade
O rompimento definitivo com visões abstratas. Diante da avaliação ensino-aprendizagem na educação física deve considerar os elementos culturais de cada aluno expressando corporalmente de acordo com a realidade de cada um. Cada aluno tem sua cultura e deve ser avaliado de acordo com suas possibilidades, não se pode tratar todos da mesma forma
4.7 O Privilégio da Ludicidade e da Criatividade
Reconsideração do papel da escola enquanto celeiro de detectar talentos esportivos, reconsiderando também o rendimento, “mais alto’’, “ mais forte’’ e “mais veloz’’, tentar usar a lucidez junto com a criatividade e tentar detectar o talento de cada aluno.
4.8 As Intencionalidades e Intenções
Intencionalidade (interesses e necessidades objetivas e subjetivas dos alunos e da sociedade). As intenções objetivas são aquelas que estão muito claras, muito diretas, e as subjetivas são as subtendidas da vontade de cada um da sociedade.
4.9 A Nota Enquanto Síntese Qualitativa
Sentido burocrático do dar nota fazendo-a síntese qualitativa do processo de aprendizagem do aluno. É uma análise detalhada da forma de aprendizagem de cada aluno, baseado nisso e aplicado a nota.
...