Metodologia ensino fundamental
Por: Cmte Wagner Brum • 9/6/2015 • Trabalho acadêmico • 369 Palavras (2 Páginas) • 933 Visualizações
Questões
- Qual a nomenclatura adequada para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos?
De acordo com a tabela disponível no site do MEC e no livro-texto o Ensino fundamental de nove anos foi dividido em dois ciclos, anos inicias do 1º ao 5° ano e anos finais do 6° ao 9º. Sendo assim a nomenclatura utilizada é 1º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil será até os 5 anos de idade?
De acordo com a Lei nº 11.114/05 a idade mínima para ingresso no Ensino Fundamental foi diminuída de sete para seis anos de idade. Sendo assim, a Educação Infantil será ate os 5 anos.
- Professores contratados inicialmente para trabalhar na Educação Infantil podem ser remanejados para o Ensino Fundamental?
Cada sistema de ensino deverá observar a legislação vigente quanto à contratação dos professores, pois algumas leis estabelecem a mesma carreira e concurso tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. Outras, no entanto, definem carreiras e concursos com atuações distintas.
- No Ensino Fundamental de nove anos, o primeiro ano se destina à alfabetização?
Não. O primeiro ano do Ensino Fundamental não deve se restringir em atividades de alfabetização e letramento, é necessário um trabalho pedagógico que englobe o estudo das diversas áreas de conhecimento.
- O conteúdo do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos é o mesmo que o trabalhado no ultimo ano da pré-escola de seis anos?
Não. A Educação Infantil não tem como objetivo exclusivo preparar a criança para o Ensino Fundamental. Agora no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos é necessário que exista uma proposta curricular adequada às necessidades especificas da infância.
- A matriz curricular para o Ensino Fundamental de nove anos continuará a mesma do Ensino Fundamental de oito anos?
Não. O Ensino Fundamental de nove anos exige a elaboração de novas Diretrizes Curriculares Nacionais pelo Conselho Nacional de Educação, a reelaboração da Proposta Pedagógica das secretarias de Educação e a Atualização do Projeto Pedagógico das escolas.
Referencias:
- BRANDAO, Carlos da F.; Ensino Fundamental de nove anos: teoria e pratica na sala de aula. São Paulo: Avercamp, 2009. Capitulo I, pág. 17 até 34.
- < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensfund9_perfreq.pdf > Acesso em: 08 nov. 2015
...