Metodologia de trabalho cientifico
Por: dezaPersonal2018 • 1/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.108 Palavras (9 Páginas) • 186 Visualizações
Andreza Correa (8022181)
Educação fisica Bacharelado
BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS
Tutor: Prof. Pablo Araujo
Claretiano - Centro Universitário
FLORIANOPOLIS
2018
CONTEXTUALIZAÇÃO/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Um dos fatores populacionais que ocorrem atualmente é o aumento da expectativa de vida e o crescimento do número de pessoas que ultrapassam a barreira dos 60 anos de idade, até 2040 a população idosa triplicará, aumentando também a preocupação com o bem estar, qualidade de vida, saúde física e mental, equilibrio, flexibilidade e principalmente para que o idoso não perca o direito de ir e vir e poder fazer atividades comuns do dia a dia.
O idoso deve marter-se uma pessoa ativa; a hidroginástica e ginástica tem sido citada como uma das formas de exercicio importante, os exercícios aquáticos específicos, aproveita a resistência da água como sobrecarga e redutor de impacto.
Conforme Okuma, (2002), O envelhecimento esta ligado a diminuição das atividades, causando a perda da capacidade aeróbia com isso perde também, força muscular, equilíbrio, flexibilidade, prejudicando sua autonomia para as atividades do dia a dia.
Para Monteiro et al (1999) e Mota & Carvalho, um bom trabalho para melhorar o sistema cardiovascular e força muscular a fortalecimento ósseo, coordenação motora, torna a pessoa idosa mais segura para as atividades do seu dia.
Segundo Santarém (2001), exercícios que aumentam massa óssea, muscular e mobilidade articular, diminui riscos de quedas e fraturas, pois teram força muscular para reação em caso de desequilíbrio, não acontecendo com idoso sedentario, pois perdem a mobilidade e flexibilidade.
OKUMA 2002, com disciplina de treinamento a perda de masssa muscular pode desacelerar ou até ter ganhos de 10% (dez porcento) a 20% (vinte por cento), sendo ginástica ou hidroginástica, desde que estimule várias funções do organismo e do sistema locomotor.
Conforme, Costa 1998 b, defende que: contribuindo para independência e autonomia do idoso a ginástica aeróbia, trabalha o sistema cardiovascular ajudando nas atividades diárias e no fator estético diminuindo a sobrecarga nas articulações.
Entretanto, Hytonen (1993), aponta ao revisar sobre equilibrio corporal, encontra-se uma rica literatura sobre este tema devido a importância que tem em diferentes idades.
Para Joakimsen 1997, aponta estudos relacionados para terceira idade que confirmam que atividade física amenizam até a osteoporose.
Neste sentido, Hoerger & Hopkins (1992), observaram um aumento na mobilidade do idoso de até 12% de praticante de hidroginástica, o bem estar e autonomia é um tema importante a ser avaliado e observado nos idosos. A hidroginásica contribui muito na qualidade de vida do idoso.
Segundo Nhas (2005), o estilo de vida que o idoso leva reflete na vida que leva, habilidade, atitudes e valores tendo grande influenciam no seu bem estar.
Contudo, Heikkinen (2005),Leite (1996), defende que reduzindo o nivel de atividade física, unido ao acometimento de doenças comum da idade, causa um círculo vicioso, doente não consegue praticar atividadse físicas, nem atividades diárias, e sem atividade ocasiona aumento de doenças nesta idades.
Teixeira(2006), afirma que as atividaes na água foram ganhando seu espaço e grande importância, até chegar hoje ser chamada de hidroginástica.
Krasevec (1990), a hidroginástica sendo uma forma versátil de exercitar-se, pois ajuda no condicionamento físico, podendo desenvolver flexibilidade, força muscular e resistência em um mesmo progarma.
CAROMANO & IDE (2003), defende o equilíbrio postural é melhorado devido as trocas de exercícios e devido ao movimentos da água.
Segundo Sova (1998), a hidroginástica sendo um exercício aeróbio ajudando no funcionamento do coração e pulmões, e como execícios anaeróbio melhora o tônus muscular com aumento de força auxiliando na autonomia do idoso.
Gallahue (2003), nos fala que grupos musculares dos membros inferiores são diretamente ligados a estabilidades postural e mobilidades corporal, também os músculos abdominais e paravertebrais.
Segundo Chrisler (1993), o aspecto psicológico influência na pratica da atividade física como auto-estima e auto-imagem do idoso.
Mazo (2003), fala de Idosos mais ativos e de vida saudável tem sua auto-imagem e auto-estima elevada.
Chogahara (1998), defende que a atividadade física dá ao indivíduo, a sensação de sucesso reforçando a auto-estima e auto-imagem.
JUSTIFICATIVA
Os benefícios da atividade física são inúmeros para qualquer faixa etária, em todos os aspectos motores, fisico, psicosocial, esta mais do que comprovado nos estudos dia após dia e na vida diria de cada indivíduo. Aqui relato principalmente a pessoa idosa no caso apartir de 60 anos, quando a massa muscular está em decrécimo todos os dias, por falta de mobilidade, reflexo, flexibilidade, equilíbrio, força, agilidade.
Muitos estudos estão comprovam os benefícios da atividade física como a hidroginástica, que por ser na água se torna uma atividade segura, pois usa o empuxo da água como carga usando assim o peso do corpo contra a água, sendo que quanto mais cedo começar a atividade física mais jovens o ser humano se mantém.
OBJETIVOS
Apontar a importância da atividade física na terceira idade, para qualidade de vida e autonomia, para o idoso não deixar de fazer suas atividades da mais simples para a mais complexa, que há muito tempo já faz.
Definir com idosos e seus famíliares o quanto cada benefício é importante e até imprescindível para sua vida e dignidade humana.
METODOLOGIA
O presente projeto apresenta metodologias semelhantes quanto a sua forma e sua execução, buscando atingir o resultado voltado ao idoso na hidroginástica, como forma de melhoramento na qualidade de vida dos envolvidos, ajudando a aprofundar o conhecimento específico na literatura pesquisada, sendo que os autores expressaram seus resultados da seguinte forma, conforme segue:
...