O DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROJETO BRINQUEDOTECA
Por: Lucas Kalil • 31/8/2020 • Trabalho acadêmico • 1.147 Palavras (5 Páginas) • 228 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETO BRINQUEDOTECA
LUCAS LOBO KALIL
PEDRO ALMEIDA
MARCELO MATTOS
CARLO GUNNELLA
MATHEUS FAGUNDES
INTRODUCAO
A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado e especialmente lúdico.
A primeira ideia de brinquedoteca surgiu em 1934 em Los Angeles, nos anos da grande depressão econômica dos Estados Unidos, a fim de solucionar o problema de uma loja de brinquedos, onde crianças de uma escola municipal estavam roubando os produtos da loja. Com isso, criou-se um serviço de empréstimo de brinquedos, chamado de Los Angeles Toy Loan, como um recurso comunitário, utilizado até os dias atuais.
Os objetivos de uma brinquedoteca para o profissional de educação física são:
Valorização da atividade lúdica das crianças; estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e da capacidade de concentrar a atenção; favorecer o equilíbrio emocional; dar oportunidade a expansão de potencialidades; desenvolver a inteligência, criatividade e sociabilidade.
O local a ser construído a brinquedoteca será em um shopping, um local com espaço reduzido porem propicio para a pratica de jogos de tabuleiro, digitais e algumas brincadeiras mediadas por profissionais do lazer, além disso é um local onde terão um bom tempo de aproveitamento enquanto os pais realizam seus afazeres no shopping.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
O projeto da nossa Brinquedoteca apresenta como proposta proporcionar um espaço privilegiado às crianças, onde através do lúdico, favoreça-se a construção de habilidades psicossociais, estimulando-se o brincar pela utilização de uma variedade de brinquedos como forma de convidá-las a explorar, sentir e experimentar diversas sensações, contribuindo assim para todos os domínios do desenvolvimento.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Propor a construção de uma brinquedoteca para crianças de 8 a 13 em um ambiente comercial (shopping), onde os pais deixam suas crianças na brinquedoteca para poderem fazer suas compras necessárias.
- Promover a interação e socialização.
- Estimular o raciocínio, imaginação e criatividade.
- Incentivar, através de relações no grupo, aprimoramento e convivência, compreendendo as diferenças que permeiam as relações.
- Incentivar à exploração, à descoberta de si próprio e do mundo que as circundam.
- Propiciar a construção da identidade e desenvolvimento da autonomia.
JUSTIFICATICA
A brinquedoteca tem grande importância na proposta do lazer, pois ela fornece um ambiente extremamente organizado e preparado em prol do brincar, que é uma forma de lazer. Esse ambiente especializado promove o desenvolvimento físico, moral e cognitivo da criança e também o desenvolvimento social e da criatividade, colaborando assim com os objetivos de um profissional de educação física ao participar de uma brinquedoteca.
DESENVOLVIMENTO
Para promover a ludicidade geral iremos disponibilizar inúmeras atividades prazerosas para faixa etária almejada, como bonecos, jogos de tabuleiros e diversas atividades lúdicas mediadas por algum profissional do lazer. Nesse meio o brinquedista terá a oportunidade de participar de todas as brincadeiras e brinquedos, tendo assim, também, a chance de inclusão social e absorver informações das variadas faixas etárias presente no ambiente, sendo assim será proporcionado não só um ambiente lúdico de lazer, mas também, será promovido a saúde psíquica, uma vez que as atividades geraram o bem-estar do participante e inúmeras aprendizagens pedagógicas, sociais, culturais e desenvolvimentistas para sua vida real.
[pic 1][pic 2]
METODOLOGIA
Acreditando que a atividade lúdica é o modo através do qual a criança aprende, a administração da Brinquedoteca coloca a mesma como sujeito que constrói o conhecimento através de sua interação com os meios físicos em sociais em que vive. Iremos usar os seguintes brinquedos e brincadeiras:
XADREZ: O jogo utiliza um tabuleiro quadriculado e 32 peças de xadrez. Ele estimula raciocínio logico e estratégia, ajuda na melhora da concentração, desenvolve criatividade, promove confiança e desenvolve capacidades de resoluções de problemas.
[pic 3]
JOGO DA VELHA: O jogo utiliza um tabuleiro e 10 peças de cores alternadas. Esse jogo desenvolve o raciocínio lógico, a atenção, concentração, observação, coordenação motora, tátil e visual.
[pic 4]
PEGA-VARETA: É um jogo já existente no qual utiliza apenas várias varetas coloridas. Ele desenvolve a coordenação motora fina, as funções executivas, atenção, concentração, coordenação e equilíbrio, tolerância à frustração e a força nos dedos para segurar a vareta, sem movimentar as outras.
...