O Método Alemão, Método Sueco e Método Frances
Por: lucasak • 3/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.233 Palavras (5 Páginas) • 372 Visualizações
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO [pic 1][pic 2]
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Docente: LETICIA CONT
Discente: LUCAS YURI GOMES VICENTE
Disciplina: História Da Educação Física
Pesquise em bases confiáveis de informações, e Produza um texto dissertativo argumentativo sobre CADA UM DOS PRINCIPAIS MÉTODOS GINÁSTICOS.
Método Alemão
De acordo com a historiografia a ginastica alemã surgiu em 1760 inspirado nas doutrinas pedagógicas de Jean Jacques Rousseau (1712-1778) e John Locke (1632-1704), e tinha como principal objetivo de preparar os corpos para a defesa da pátria, pois o país ainda não tinha conquistado sua unidade territorial e vivia sob a ameaça de guerra. "Portanto, é necessário criar um forte espírito nacionalista para alcançar a unidade, que será alcançada através de homens fortes e saudáveis. (SOARES, 2002, p.53).
Os objetivos desses exercícios vão além da forma física. Tinham como meta, alcançar a autoconfiança, autodisciplina, independência, lealdade, e obediência. Os exercícios desse método tinham como movimentos ginásticos gradualmente coordenados e divididos em dezessete tipos: marchar, correr, saltar, tomar impulso (no cavalete e no cavalo), equilibrar, exercícios de barra, exercícios de paralela, trepar, arremessar, puxar, empurrar, levantar, transportar, esticar, lutar braço a braço, saltar arco e pular corda. Além dos exercícios citados, quando as atividades podiam ser realizadas ao ar livre, a natação, a marcha, a equitação, a esgrima, a luta e os exercícios bélicos eram previstos nos programas.
A Escola Alemã resultou na modalidade competitiva atual Ginástica Artística (PUBLIO, 2005) e “foi a base para a estruturação da “Ginástica Moderna”, que é a atual Ginástica Rítmica” (FIORIN, 2002, p.27). A ginastica alemã foi o início de uma grande mudança nos campos de batalha, mas não era o ideal pois eles só queriam homens fortes nos campos de batalhas e esqueciam que não é apenas com força que se ganha uma guerra e com isso um novo método surgiu, buscando melhorar o que já se existia.
Método Sueco
De acordo com a historiografia a ginastica alemã só foi criada em 1805 porem foi Idealizada por Pehr Henrick Ling (1776–1839), que dizia que a ginástica sueca surgiu com a finalidade de extirpar os vícios da sociedade, em especial o alcoolismo. Com a missão de regenerar a população, possuía um caráter não acentuadamente militar, mas sim “pedagógico” e “social”. Deveria gerar indivíduos fortes que pudessem ser úteis à pátria, como soldados ou trabalhadores civis (SOARES, 2004).
Acreditava-se que a saúde por ser adequada e seu método estético por natureza tem os efeitos corretos e ortopédicos. Portanto, a ser adequado a todos, independentemente do sexo, idade ou condições materiais e sociais, é dívida em quatro partes: Ginástica Pedagógica ou Educativa para todas as pessoas, tinha como objetivo assegurar a saúde, evitar a instalação de doenças, vícios e defeitos posturais e desenvolver normalmente o indivíduo; Ginástica Militar- com as mesmas características da pedagógica, acrescentando os exercícios de preparação para a guerra; Ginástica Médica e Ortopédica – também baseada na pedagógica, objetivava eliminar vícios e defeitos posturais, sendo específica para cada caso; Ginástica Estética mais uma vez apoiada na pedagógica buscou o desenvolvimento harmonioso do organismo, utilizando-se da dança e de movimentos suaves para proporcionar beleza e graça ao corpo.
Levando em consideração os princípios estabelecidos dentro das ciências biológicas, Ling criou exercícios livres sem aparelhos, de execução fácil e estética, além de saltos no cavalo, cambalhotas, jogos ginásticos, patinação e esgrima. Tudo associado a cantos alegres e disciplina militar (RAMOS, 1982). Uma sessão de exercícios livres era composta da seguinte forma: exercícios de ordem, exercícios de pernas ou movimentos preparatórios formando uma pequena série, extensão da coluna vertebral, suspensões simples e fáceis, equilíbrio, passo ginástico ou marcha, movimentos dos músculos dorsais, movimentos músculos abdominais, movimentos laterais de tronco, movimentos de pernas, marchas ou movimentos de pernas, executados mais rapidamente que os outros para preparar saltos, saltos, movimentos de pernas, movimentos respiratórios (MARINHO, S/D, p. 188).
O método sueco veio como prevenção e de modelar a saúde daqueles que iam e voltavam da guerra, visto que o objetivo principal era a restauração do corpo, pois os generais não importavam se os soldados tinha um corpo forte ou não o que importava era eles terem saúde para irem e voltarem da guerra, seja ou não bem sucedido, assim eles teriam sempre soldados para poderem lutar na guerra por eles.
Método francês
A Ginástica na França baseou-se nas idéias dos alemães Jahn e Guts Muths e, apresentava além do caráter moral e patriótico, uma preocupação com o desenvolvimento social. Objetivava formar o homem “completo e universal”, sem desvincular-se do utilitarismo, tão abordado pela ginástica científica, buscando o desenvolvimento da força física, da destreza, agilidade e resistência (SOARES, 2004).
...