O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA INSERTAÇÃO EM RELAÇÃO À ATENÇÃO PRIMÁRIA SOBRE A SAÚDE E OS DURANTE SUA JORNADA DE FORMAÇÃO
Por: Vynizoka • 30/11/2020 • Resenha • 632 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA INSERTAÇÃO EM RELAÇÃO À ATENÇÃO PRIMÁRIA SOBRE A SAÚDE E OS DURANTE SUA JORNADA DE FORMAÇÃO
A partir da identificação dessa importância da atividade física para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônico-degenerativas, importante causa de morbimortalidade no Brasil discutiu-se, ainda que de forma inicial, o aumento da demanda pelos PEF na APS, evidencializando essa fragilidade de sua formação para a área (Bonfim, Costa, Monteiro, 2012; Pasquim, 2010).
Nesse contexto, algumas Instituições de Ensino Superior (IES) promovem mudanças curriculares para aproximar a formação das diretrizes. Essas mudanças, ainda insuficientes, tornam necessária a formação pós-graduada para minimizar essa deficiência (Costa et al., 2012; Anjos, Duarte, 2009; Brugnerotto, Simões, 2009).
Num estudo de Costa et al. (2012), foram avaliados as grades curriculares de 61 graduações em EF, observaram que a maioria não abordava conteúdos referentes à Saúde Coletiva/Saúde Pública. Também reconhecendo essa carência. Por ser um campo novo, a inserção do PEF na Saúde Pública foi identificada como um incentivo às mudanças na formação em EF, a fim de torná-la qualificada para a área.
O estudo demonstrou que a inserção do PEF na APS é vista como um caminho novo, pavimentado por perspectivas positivas no que se refere à sua atuação e integração na equipe de saúde, com reflexos também positivos nos serviços e na comunidade. Contudo, identificou-se que essa inserção acarreta desafios, o que faz com que o PEF passe por dificuldades de diferentes matizes, como: a frágil relação interprofissional, infraestrutura inadequada e, dentre outras, com destaque, a frágil formação para a APS.
A JORNADA DA VIDA DE UM TREINADOR ESPORTIVO: SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO INFORMAL
Procurando por uma qualidade na formação profissional e na intervenção pedagógica no âmbito do esporte vem incentivando a realização de investigações empíricas com o intuito de identificar as particularidades do percurso de aprendizagem de treinadores esportivos experts (CUSHION; NELSON, 2013).
O cenário em que a aprendizagem do treinador ocorre, seja ele um curso, uma instituição, federações, ou qualquer outro ambiente, corresponde aos contextos em que o treinador aprende, os quais são representados pelas expressões Formais, Não formais e Informais, propostas por Cushion, Nelson e Potrac (2006). Como formação da trajetória de um treinador, temos a trajetória de prática pessoal do treinador, após passar pelo primeiro contato com o esporte, a permanência no mesmo e ingresso na carreira esportiva. Essas experiências de prática durante a infância e a juventude podem possibilitar ao indivíduo as primeiras representações sobre o que é ser treinador, as quais servirão de referência para as escolhas futuras (SALMELA, 1994), isto é, as ideias, vontades e interesses são modelados a partir de suas experiências, principalmente daquelas que se apresentaram no interior dos grupos em que conviveu ao longo de sua vida. Temos também na formação de treinadores o contexto informal na aquisição de conhecimento, que corresponde aos ambientes que proporcionam situações de aprendizagem contínua, ao longo da vida, onde cada indivíduo constrói crenças, conhecimentos, atitudes e discernimentos próprios a partir de experiências do cotidiano. O envolvimento nesses contextos depende, em parte, de um engajamento pessoal de busca por uma melhor qualificação profissional (NELSON; CUSHION; POTRAC, 2006).
...