O Trabalho Semestre
Por: Matheus Silva • 4/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.809 Palavras (8 Páginas) • 182 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
- INTRODUÇÃO
Os jogos desportivos coletivos são constituídos por várias modalidades esportivas - voleibol, futsal, futebol, handebol, basquetebol - entre outros e, desde sua origem, têm sido praticados por crianças e adolescentes dos mais diferentes povos e nações.
O interesse por pesquisas e discussões sobre o assunto ocupa um lugar de destaque no quadro da cultura desportiva contemporânea, e torna-se cada vez mais importante para a educação de crianças e adolescentes de todos os segmentos da sociedade, Sua evolução é constante, ficando cada vez mais evidente seu caráter competitivo, regido por regras e regulamentos.
Por outro lado, os autores da pedagogia do esporte também têm constatado a importância dos jogos desportivos coletivos para a educação de crianças e adolescentes de todos os segmentos da sociedade brasileira, uma vez que sua prática pode promover intervenções quanto à cooperação, convivência, participação, inclusão, entre outros.
Métodos utilizados para aprendizagem, na utilização de ensino. No texto a seguir vai ver e entender esses métodos utilizados no contexto desportivo coletivo e a importância ao aplicar, sem que seus alunos desinteressa da mesma.
- DESENVOLVIMENTO
Métodos de Ensino aplicados aos Jogos Esportivos Coletivos.
Dessa forma, mostramos, a seguir, como ocorre, no processo de desenvolvimento, a etapa esportiva e suas fases de desenvolvimento, bem como a aplicação dos conteúdos de ensino, haja vista que deve haver uma organização pedagógica dos conteúdos em suas respectivas fases.
Na orientação das atividades de preparação e formação dos adolescentes dos jogos desportivos coletivos deve concentrasse no ensino pedagógicos, a fim de aperfeiçoar a evolução do conhecimento e do nível de desempenho técnico e tático. Ao escolher um método, é preciso analisar a faixa etária que seu aluno se encontra assim a aprendizagem ficar melhor e eficaz.
Podemos utilizar esses métodos, em relação aos métodos de ensino, as investigações, independentemente das suas orientações conceituais, buscam apresentar princípios e orientações metodológicas que contribuam para a melhoria da formação esportiva e para eficácia pedagógica dos treinadores (Nascimento, 2007).
A proposta apresentada por Duarte (2006) composta de três métodos descreve que o método analítico se suporte a partir da fragmentação dos vários fatores do ensino para serem exercitados em separado e, posteriormente, serem integrados à situação de jogo. O método integrado é concebido pela presença da bola nos exercícios de forma a assegurar uma relação entre os fatores de rendimento; e o método sistêmico pressupõe a modelação dos jogadores à forma de jogar idealizada pelo treinador.
A proposta apresentada por Greco (1998a), para além de citar o método analítico referido no parágrafo anterior, também faz menção a cinco outros métodos: global, de confrontação, parcial, “conceito recreativo do jogo esportivo” e o situacional. Garganta (1995) concebe o ensino centrado em três formas i) nas habilidades técnicas, ii) no jogo formal e iii) nos jogos condicionados.
É necessário, não obstante, que o professor tenha conhecimento sobre diversas metodologias de ensino dos esportes, para que possa escolher e refletir acerca das abordagens investigadas, utilizando-se dos procedimentos de modo a orientar a sua prática pedagógica.
A utilização dos métodos global, parcial e misto geralmente é o caminho utilizado pelos professores na abordagem tradicional. Segundo Greco (2001), o método parcial ou analítico se caracteriza por apresentar cursos de exercícios onde os elementos técnicos são oferecidos através de séries de exercícios e formas rudimentares da modalidade esportiva.
Ao escolher o método, é de suma importância conhecer e dominar esse método, e souber a faixa etária que estará aplicando sendo eficiente e não deixando os alunos sem desejar as modalidades esportivas
Entender como a pratica das aulas de educação física, é conhecer quaisquer tipos de métodos, assim utilizando e tendo conhecimentos sobre é de suma importância. Assim o professor habilitado ira escolher e selecionar os melhores métodos. A pratica deve ser realizada conforme as necessidades dos alunos, cuidando na hora de escolher o melhor método de aprendizagem em tal faixa etária
A aprendizagem é um processo de mudança de comportamento, resultante da experiência construída por aspectos ambientais, neurológicos e emocionais. Cabe-nos ressaltar que, desde que a criança inicia a prática sistematizada de treinamento na escola ou no clube, não é garantida sua formação atlética simplesmente por seus domínios técnico-táticos. Deve-se levar em consideração sua totalidade, sua vida; física, social, mental e espiritual. Caso a criança opte pela
2º PARTE – Resolução de Situação-Problema
Fernando é profissional de Educação Física há 20 anos e possui uma empresa de consultoria na área de desenvolvimento de modalidades esportivas coletivas. Esta empresa é bem conhecida no mercado e atende clubes, associações e instituições de ensino particular. Devido a grande demanda existente, Fernando resolve recrutar estagiários para auxiliar no desenvolvimento destas atividades. Este recrutamento ocorre por meio de um processo seletivo que envolve entrevista e uma aula prática das seguintes modalidades esportivas: Futsal, Futebol ou Basquetebol. Você, ao ver o anúncio do processo seletivo nas redes sociais, resolveu se inscrever nesta seleção e verificou que uns dos requisitos avaliados durante a aula prática são sobre as metodologias e os métodos de ensino utilizado para aprendizagem das modalidades esportivas e o plano de aula a ser entregue. Sabendo disto, qual método de ensino você escolheria para uma das modalidades esportivas requeridas? Justifique o método por meio de suas características e elabore um plano de aula com os seguintes tópicos:
...