O aluno deverá elaborar um texto argumentativo refletindo a importância da atividade Física como elemento fundamental para a promoção de saúde.
Por: claudisneia • 3/9/2017 • Trabalho acadêmico • 276 Palavras (2 Páginas) • 2.262 Visualizações
Após estudar os conteúdos desta unidade e assistir as videoaulas, você deverá fazer um texto argumentativo baseando-se nas questões a seguir. 1) Relação entre saúde, promoção de saúde e qualidade de vida.
12 © Disfunções Orgânicas, Educação Física e Saúde 2) O sedentarismo já ameaça reduzir a expectativa de vida. Dentro de 18 anos, o Brasil terá diminuído em 34% os níveis de atividade física desde o começo da década passada. Relacione o sedentarismo com atividade física, promoção e prevenção de saúde. Utilize de exemplos práticos. 3) De forma geral, os estudos experimentais são largamente utilizados na área de Educação Física, como exemplo, a verificação de efeitos do treinamento físico frente as patologias e suas respostas agudas e crônicas. Com o intuito de verificar a atividade física como estra¬tégia de prevenção ou terapêutica, comente uma suposta ideia de realizar uma pesquisa epidemiológica dentro da área de atuação do educador físico. 4) O American College Sport Medicine (2011) recomenda em suas diretrizes, um programa de exercícios físicos que inclua aquisição das aptidões cardiorrespiratória, força e flexibilidade, em volumes e intensidades suficientes para a prevenção de doenças crônicas degenerativas em indivíduos aparentemente saudáveis de todas as idades. Para elaboração dos programas de atividade física, considere as capacidades físicas e alguns fatores. 5) Na atualidade, existem várias definições e recomendações mundiais sobre a prática de atividade física na qual, o indivíduo deve praticar para ter melhora da aptidão física e ganhos paralelos à saúde. Determine estas recomendações utilizando exemplos. 6) Finalize o texto argumentativo fazendo uma prescrição geral para um grupo de sedentários que façam parte de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de acordo com as recomendações OMS.
...