O costas
Por: XxpllxX • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 416 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
O costas
O nado costas é o único realizado em decúbito dorsal, o movimento das pernas é sincronizado com o movimento dos braços; como é regulamentado pela ASA é desqualificado da prova o nadador que sair da posição normal de costas antes que a cabeça, mão, ou braço tenham chegado ao final da prova, exceto nas viradas.
A posição do corpo vista lateralmente deve mostrar seu peito plano horizontalmente no nível da superfície da água, e o quadril abaixo, a cabeça fica quase alinhada com o corpo e os olhos voltados para cima.
As pernas devem se mover de forma alternada, sua função é estabilizar e equilibrar o nado, a movimentação dos braços também deve se dar de forma alternada já que a sua principal função no nado costas é a propulsão do nadador, o ciclo das braçadas tem a fase de propulsão e a de recuperação; fazem parte da fase propulsiva os movimentos de, agarre, tração e empurre; e da parte recuperativa os movimentos de, desmanchamento, recuperação fora da água e entrada.
Para os nadadores do nado costas a respiração não apresenta grandes problemas porque na maior parte do tempo seus rostos estão fora da água, o padrão de respiração durante o nado deve se dar da forma mais natural possível, semelhante a respiração fora da água.
O nado costas assim como no nado crawl, a freqüência do batimento de pernas na maioria das vezes segue um padrão natural baseado na fórmula de seis batimentos para um ciclo completo de braçadas. Essa freqüência resulta em um movimento suave e fluente.
Existem algumas habilidades aquáticas que os alunos devem ser capazes de executar com um certo grau de confiança e divertimento antes de se iniciar o ensino das progressões específicas; são essas habilidades: exercícios de confiança como , molhar o rosto, fazer bolhas e submergir; recuperar o pé a partir da posição supina; impulsionar e deslizar a partir da borda; remada de costas por pelo menos 20 metros; caminhar na água; exercícios gerais de mobilidade na água.
O nado costas é uma progressão natural do cachorrinho de costas, estilo que já deve ter sido tentado pelos alunos em algum momento de sua carreira aquática, estão descritas abaixo algumas progressões especificas para o ensino do nado costas.
• Prática 1: em pé na parte rasada piscina girando os braços no movimento real do nado costas, o professor demonstra a ação na borda da piscina.
• Prática 2: em decúbito dorsal, pés presos a barra, realizando as braçadas do nado costas.
• Prática 3: nado completo, preferivelmente na largura da piscina.
...