OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE
Por: rafaelborgonovo • 30/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.265 Palavras (6 Páginas) • 108 Visualizações
OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE
Cristian Souza de Oliveira¹
Diógenes Gonçalves Habby¹
Rafael Antunes Pereira¹
Rafael Borgonovo¹
Wilson Barth Junior²
RESUMO:
Ao analisarmos o contexto atual em que vivemos, percebemos que cada dia mais temos uma população sedentária e consequentemente doente, pois a facilidade para se obter alimentos industrializados e processados, aliado a falta de prioridade dada a atividade física não poderíamos obter um cenário de diferente deste. A atividade física é de suma importância para a saúde física e mental, prevenindo doenças futuras como as cardiorrespiratórias, musculoesqueléticas e psicossomáticas, além de melhorar qualidade de vida do indivíduo a médio e curto prazo. Portanto, praticar algum tipo de atividade física e se alimentar de forma saudável é imprescindível para se ter um melhor desempenho em todas as áreas da sua vida.
Palavras-chave: população sedentária, doente, atividade física, saúde, qualidade de vida
INTRODUÇÃO
O sedentarismo vem tomando conta da população em geral, com diversas facilidades que hoje temos a nossa volta, o movimento ficou cada vez mais restrito, portanto a atividade física está cada vez mais rara na rotina da população mundial. Alimentação e atividade física estão ficando de lado para as novas tecnologias, porém o reflexo disto é o aumento no gasto com médicos e medicamentos por parte da população.
Não é surpresa para ninguém que a prática de atividade física não está relacionado apenas a melhora da estética, mas sim a prevenção de doenças e consequentemente aumentando a qualidade de vida e a longevidade dos praticantes.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Um novo padrão de vida se formou nas últimas décadas, com tantas facilidades tecnológicas cada vez mais estamos deixando de se mover, a má alimentação, hoje tão mais rápida de se fazer, redes de fast food, com produtos industrializados, gordurosos e perigosos para a saúde, tudo contribuindo para uma má alimentação, juntamente com isso a falta de atividade física vem trazendo um problema chamado obesidade, que nos países mais desenvolvidos está sendo mais percebido.
Umas das formas de tentar amenizar esse estilo de vida em relação à saúde das pessoas é a prática de atividades físicas. Atividade física, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia, isso quer dizer, que, a nossa ida até o trabalho, andando, varrer a casa, limpar o carro, pode ser considerada uma forma de atividade física, para (NAHAS, p.43, 2001) “Considera-se inativo um indivíduo que tenha um estilo de vida com um mínimo de atividade física, equivalente a um gasto energético (trabalho + lazer + atividades domésticas + locomoção) inferior a 500 kcal por semana”, já para Carvalho (2001, p. 69).
O termo atividade física carrega toda e qualquer ação humana que comporte a ideia de trabalho como conceito físico. Realiza-se trabalho quando existe gasto de energia. Esse gasto ocorre quando o indivíduo se movimenta. Tudo que é movimento humano, desde fazer sexo até caminhar no parque, é atividade física.
Já o exercício físico segundo Drjoffre (2022) “normalmente é planejado, sistematizado e adaptado às condições do indivíduo”. Podemos dizer assim que o exercício físico é o aumento da atividade física já praticada, é aquele que buscamos a realizar para obter uma melhora no condicionamento e maior gasto energético, “A melhora do condicionamento físico, proporcionada pelo aumento da prática de atividade física, é considerada a segunda maneira mais eficaz de reduzir os riscos de doenças futuras.” (Jenkins, 2007, p.348).
Para Guarda (2010) “a falta de atividade física causa um aumento no sedentarismo e o aumento da obesidade, com isso elevação os custos com cuidados médicos para manutenção da saúde”. Ademais, a prática de atividade física, seja ela de qualquer intensidade, está correlacionada com a melhora na saúde geral, e consequentemente a diminuição de doenças cardiorrespiratórias e cardiovasculares que se desenvolvem na idade adulta.
Segundo MOTA; RIBEIRO; CARVALHO (2006, p.219)
a atividade física regular tem efeitos positivos contra doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e até a suposta contaminação de algum vírus, a prática recorrente de atividade física faz com que o organismo fique fortalecido, melhorando sua imunidade, além disso, tem valor terapêutico quando usado para tratar casos de transtorno emocional.
Ademais, é comprovado que a atividade física regular ameniza os sintomas de depressão, bem como, os estudos comprovam que idosos praticantes de atividade física, previnem o aparecimento de doenças crônicas e, além disso, mantém sua mente saudável, ou seja, a atividade física é fundamental para manutenção de uma vida longa e saudável.
Quando somos crianças, sempre praticamos alguma atividade física, desde jogar bola, correr, brincar, pular, porém, na fase adulta acabamos por deixar essas práticas de lado, muitas vezes por conta do trabalho, estudo, ocupação com redes sociais e a desculpa da “falta de tempo”. Porém, prática da atividade física é primordial para o bom desenvolvimento da vida adulta, um corpo e uma mente saudável, só trazem reflexos positivos. Há diversos estudos que comprovam que a prática de atividade física combate a ansiedade, o estresse, a depressão e melhora a autoestima e o humor, além da estética. Portanto, deve ser mantida para o resto da vida como hábito.
...