OS BENEFÍCIOS DO METODO PILATES, CONTRA OS GIGANTES DA GERIATRIA.
Por: Nilton César Macedo • 30/10/2015 • Monografia • 3.551 Palavras (15 Páginas) • 355 Visualizações
AVM FACULDADE INTEGRADA
ESPECIALIZAÇÃO EM PILATES
NILTON CESAR SOUZA MACEDO
OS BENEFÍCIOS DO METODO PILATES, CONTRA OS GIGANTES DA GERIATRIA.
SÃO PAULO - SP
NOVEMBRO - 2013
AVM FACULDADE INTEGRADA
ESPECIALIZAÇÃO EM PILATES
NILTON CESAR SOUZA MACEDO
OS BENEFÍCIOS DO METODO PILATES, CONTRA OS GIGANTES DA GERIATRIA.
SÃO PAULO - SP
NOVEMBRO - 2013
Nilton César Souza Macedo
OS BENEFÍCIOS DO METODO PILATES, CONTRA OS GIGANTES DA GERIATRIA.
[pic 1]
SÃO PAULO - SP
NOVEMBRO - 2013
FOLHA DE APROVAÇÃO
DEDICATÓRIA
Dedico a realização desse sonho a todas as pessoas que sempre acreditaram em mim e no meu potencial.
Em especial para minhas eternas filhas Larissa Teles Macedo e Laura Teles Macedo e companheira, minha esposa Karen Abrahão Teles Macedo por estar sempre ao meu lado, ajudando e compartilhando de todas as situações, que por sempre acreditar e torcer para que um dia eu chegue à concretização dos meus sonhos e objetivos.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente a DEUS por me iluminar e dar forças para superar todos os obstáculos que vida coloca na minha frente e por estar sempre ao meu lado.
Agradeço a todos os profissionais que de forma direta ou indireta participaram dessa conquista.
RESUMO
O crescimento da população idosa em nosso país é visível como no restante do mundo, a relação entre atividade física, qualidade de vida e o envelhecimento são temas relevantes e muito discutida na atualidade. Este trabalho tem como objetivo apresentar os benefícios do método Pilates contra os gigantes da geriatria, uma vez que se constata um pequeno número de trabalhos sobre o tema versus método. Foi utilizada a metodologia de levantamentos de artigos e monografias, Como encontrado nas fontes de pesquisa utilizadas, este método pode contribuir, consideravelmente, para a melhoria da capacidade funcional de idosos, em aspectos como: flexibilidade, correção postural, equilíbrio e tonicidade muscular, intervindo, ainda, em aspectos psicossociais e na qualidade de vida de idosos praticantes. Portanto, apesar do reduzido número de pesquisas direcionadas aos efeitos do método Pilates aos Gigantes da geriatria o método de atividade pode constituir em valioso meio para a melhoria da qualidade de vida do ser humano na terceira idade e em processo de envelhecimento.
Palavras-chave: Método Pilates. Capacidade funcional. Qualidade de vida.
ABSTRACT
The growth of the elderly population in our country is visible and the rest of the world , the relationship between physical activity , quality of life and aging issues are relevant and much discussed today. This work aims to present the benefits of the Pilates method against the giants of geriatrics, since it finds a small number of papers on the topic versus method. Methodology was used to survey articles and monographs , as found in the research sources used , this method can contribute considerably to the improvement of the functional capacity of the elderly, in aspects such as : flexibility , postural correction , balance and muscle tone , intervening also in psychosocial and quality of life of elderly practitioners . Therefore , despite the small number of research directed to the effects of the Pilates method Giants geriatrics activity can constitute a valuable means for improving the quality of human life in old age and the aging process.
Keywords: Method Pilates . Functional capacity . Quality of life.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura1: Foto de Joseph H. Pilates quando jovem.
Figura2: Foto de Joseph H. Pilates em uma idade mais avançada.
Figura3: Ilustração do cinturão de estabilização lombar formado pelos músculos. Múltifido e Transverso Abdominal.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 11
2. OBJETIVO GERAL. 11
2.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS 11
3.METODOLOGIA 12
4. REVISÃO DE LITERATURA 12
4.1 Conceitos históricos do método Pilates. 12
4.2 Princípios do Método Pilates 14
5. Síndromes Geriátricas (Os cincos “IS”) 16
5.2 Incontinência. 16
5.3 Instabilidade / Quedas. 16
5.4 Imobilidade. 17
5.5 Insuficiência. 17
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
- INTRODUÇÃO
O número de pessoas idosas é um segmento que vem crescendo no Brasil e no mundo, na maioria das sociedades já se faz parte da realidade.(BORGES, SANTOS e SILVA, 2005).
Nessa nova realidade a expectativa de vida dá população Brasileira entre os países da América Latina foi a que mais realizou progressos na expectativa de vida: entre 1970 e 2010 a expectativa aumentou em 30 anos. Outros países da região também conquistaram progressos semelhantes, como Costa Rica, Equador e República Dominicana, enquanto a maioria conseguiu ganhos entre 20 e 30 anos no mesmo período.(ONU,BR.,2013).
Com todo esse progresso um grande fator de risco para doenças crônicas degenerativas no idoso tem surgido o sedentarismo, a prática sistemática de atividades e exercícios físicos torna-se positiva nesse instante, uma vez apontadas na literatura evidências quanto ao seu efeito na prevenção e minimização das doenças no envelhecimento.(TOSCANO e OLIVEIRA.,2009).
Segundo Meirelles., (2000) “a falta de atividade física mostra que um número crescente de idosos está vivendo abaixo dos limites da capacidade física, bastando qualquer doença para se tornarem dependentes”.
...