OS FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA
Por: Brendadf18 • 23/4/2019 • Artigo • 460 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ESTACIO TERESINA
CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE AULA-PRATICA
Disciplina: FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA
Professor: MSC. MAURO FERNANDO LIMA DA SILVA
Aluno (a): Ruan Kleber Santos da Costa [pic 2]
Aluno (a): Glória Sousa do Nascimento [pic 3]
Turma: 1001 Data: 16-04-2019[pic 4]
TÍTULO: Conhecendo o Microscópio Óptico
INTRODUÇÃO:
O microscópio óptico compõe- se de uma parte mecânica, que serve de suporte, e uma parte óptica, constituída por dois sistemas de lentes: o condensador, a objetiva e a ocular.
A finalidade do condensador e projetar um cone de luz sobre as células que estão sendo examinadas no microscópio. Após atravessar as células, esse feixe luminoso, em forma de cone, penetra na objetiva, A objetiva projeta uma imagem aumentada, no plano focal ocular, que novamente a amplia. Por fim, a imagem fornecida pela ocular pode ser percebida pela retina como uma imagem situada a 25 cm da lente ocular, ou então pode ser projetada sobre uma tela ou uma chapa fotográfica. A ampliação total dada por um microscópio é igual ao aumento da objetiva multiplicada pelo aumento da ocular.
Chama-se poder de resolução de um sistema óptico a sua capacidade de separar detalhes. Na pratica, o poder de resolução é expresso pelo limite de resolução, que é a menor distancia que deve existir entre dois pontos para que eles apareçam individualizados.
OBJETIVO: Conhecer os componentes e aprender a manipular o microscópio, identificando as diferentes estruturas do equipamento.
MATERIAL E PROCEDIMENTO: Material utilizados foram um papel e o microscópio óptico que ampliou uma imagem que deu para identificar a fibra do papel. Utilizamos duas laminas (lâminas e lamínula), colocamos o pedaço de papel sobre a lâmina e logo em seguida a lamínula.
RESULTADOS: Foi possível identificar a fibra do papel na qual era o nosso objetivo, tivemos um resultado positivo e previsível.
DISCUSSÃO: Ao visualizar a letra no microscópio ela ficou maior e invertida na lente 40x. Utilizando a lente a 10x podemos só visualizar a letra do papel, já a lente 40x foi possível visualizar a fibra do papel com mais clareza.
CONCLUSÃO: É evidente que analisamos um papel na qual foi possível identificar nosso objetivo com bastante precisão com ajuda do microscópio, que também analisamos suas estruturas tendo como base dos conhecimentos do estudo do microscópio óptico, concluindo que tivemos um aprendizado
...