TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Compostos orgânicos: proteína

Por:   •  17/8/2015  •  Resenha  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

JHONATHAN SILVA GOMES – R.A. 1162852  

ATIVIDADE DE PORTIFOLIO 4º SEMANA

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina BIOQUIMICA como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor MARCEL FREZZA PISA.

(POLO VITORIA)

2015

Com base nas leituras das Unidades 1 e 2, responda às questões a seguir:

Compostos orgânicos: proteína (são macromoléculas formadas por cadeias de aminoácidos e tem função de replicação do DNA ,transporte de molécula e trabalha nos estímulos), uréia(e formada no fígado e filtrada nos rins e tem a função de eliminar excretas nitrogenadas ou produto metabólico humano) e carboidrato(biomolécula mais abundante na natureza formada por carbono,hidrogênio e oxigênio e tem função de energética produzindo ATP e estrutural dando suporte e sustentação da célula alem de armazenamento de amido).

Composto inorgânicos: Água( substancia química cuja as moléculas são formadas por hidrogênio e oxigênio, abundante no corpo e tem a principal função realizar reações químicas do corpo), fósforo ( elemento essencial que tem função na formação do DNA e RNA, alem de armazenar e transportar energia na forma de ATP) e Ferro(molécula essencial que tem função de auxiliar no transporte de oxigeno no sangue)

 O Ph do corpo fica em torno de 7,4, quando esse valor abaixa deixando o sangue mais acido proporciona ambientes favoráveis para bactérias e vírus até prejudicam a saúde. Alem disso por causar entupimento das artérias do coração causando o infarto do miocárdio, assim como pode levar ao câncer com diz o Dr Otto Warbug ganhado do premio Nobel no descobrimento do câncer em ph baixo. O sistema tampão e atenuado para manter a variação do ph de acido ou básico aproximadamente constante,quando ocorre adição de pequenas quantidade de ácidos ou bases.  

Sistema tampão na atividade física :

Durante a atividade física, Íons como o  H+ são produzidos pela quebra do ATP, seu acúmulo reduz o ph muscular alterando a atividade de enzimas e comprometendo o processo de contração muscular. Dente as estratégias utilizadas para atenuar a red
ução do ph muscular, citamos os tampões celulares. Estes tem a capacidade de atuar em determinadas faixas de pH, atenuando variações bruscas do mesmo por consumirem íons H+. A faixa de atuação de um tampão é determinada por sua constante de ionização,5

Os tampões intracelulares são formados por proteínas, grupos fosfatos e sistema bicarbonato. Eles são grupos ionizáveis que aceitam o hidrogênio e regulam o pH.

Segundo Powers e Howley (2000), os tampões intracelulares se resumem a:

– Sistema bicarbonato: converte o ácido forte em ácido fraco, e a base forte em base fraca. Sistema importantíssimos para nos mamíferos, atua no sangue quase em seu limite e apesar desta dificuldade é importantíssimos, pois, os dois componentes presentes pode ser regulados. O dióxido de carbono ajustado por alterações na respiração e o bicarbonato regulado pelos rins.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (82 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com