Os Desafios da Inclusão
Por: lariskills • 14/5/2021 • Trabalho acadêmico • 292 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
1 - Qual o impacto - biológico e socioeconômico - da inatividade física na saúde dos indivíduos? a inatividade física gera um grande impacto biológico, pois o sedentarismo aumenta a incidência de doenças coronárias, infarto, hipertensão, diabetes tipo II, aumenta também o risco de obesidade e pode até ser um fator precursor para alguns tipos de câncer. Na sociedade isso acaba gerando gastos excessivos para a saúde pública, pois o índice de pessoas que precisarão dos serviços médicos do SUS
acabará aumentando juntamente com essas comorbidades, já que uma grande parcela da população não tem acesso a planos de saúde. Fora isso, também tem o fato de que algumas pessoas têm que se afastar de seus serviços gerando também um impacto na economia.
2 - Qual o impacto da inserção da atividade física vida dos indivíduos com doenças cronicas? A prática da atividade física está diretamente associada à prevenção e ao tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, além de possibilitar a redução da incapacidade física causada pela sua evolução. Alguns estudos demonstraram a relação entre o nível de atividade física e a redução da mortalidade geral e por doenças cardiovasculares.
Em alguns casos, a prática regular de exercícios pode fazer com que o paciente diminua a quantidade de remédios ingeridos ou até mesmo deixe de tomá-los.
3 - Qual o papel da profissional de Educação Física na promoção de saúde e quais os desafios que a Educação Física Adaptada e Inclusiva deve enfrentar nas próximas décadas?
Proporcionar a prática regular de exercícios podendo prevenir o desenvolvimento de doenças, auxiliando na melhora de componentes de saúde, biológica, mental e social.
Profissionais despreparados para os desafios da inclusão. A falta de formação específica para desenvolver um trabalho com portadores de necessidades especiais, gera insegurança na prática pedagógica.
...