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Os Estudos do Lazer

Por:   •  23/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.647 Palavras (11 Páginas)  •  109 Visualizações

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O  profiss iona l  do  la ze r  e m  sua   atuaç ã o  possui  ha b ilitaç ã o  pa ra   atuar  e m  vários  se tore s

es pec ífic os c a so se ja  re quis itado,  pode nd o se r  e m  ac a demia s,  c lubes, e sc ola s,  púb lic o  infa nt il,  parques  

de  divers ões ,  shopp in g,  e ntre  outros.  E  nes se s  luga re s  sua  funçã o   poderá   se r  ou  de  um  dina m izador ,

profe s sor,  rec re a dor,  age nte  c ultura l,  ou  um  ge nt il  organ iza dor  (SILVA,  2014).   Conforme  a ponta do  

por   Vic tor  Me lo  e  Edmu ndo  A lves  Jr.  (2012) ,  e ss e  profis sio nal  é  e ntend ido  c o mo  um  an ima dor  

cultura l,  se nd o  ele   o  res ponsável  p or  compree nder  e   repassa r  para  o  home m  os  conteúdos  

compree ndidos  pe la   a nima ç ã o c ultural,  q ue  é  um fe nôme no  socioc u lt ural  de  e xtrema   imp ortância  pa ra

o  lazer,  rec re açã o e  a  e ducaçã o (SILVA ,  2014) , c om  c a pac idade  de  forne c er  c onhec imentos te ór ic os  e

prátic os para   regula r  e  melhora r  o c ontexto o  socia l  no qua l  e le  e s tá inse rido.  

P a ra  que   es se  profis s iona l a tue  de  forma   c o mpetente, s éria  e  e fic iente ,  a lgu ns re quis itos  q ue  o  

ca ra c terize   se   fa z  ne c es sá rio,  para   que   ele   p ossa   re pa ssa r  para   as  pe ssoas   os  rea is   ob je tivos  da

anima ç ão  c ultura l.  De ntre  es sas  ca ra c terístic a s,  podem os   de staca r  duas  que  s e  refe re m  à   pos tura  do

educ a dor, c omo a   fo rmação  e  a   lide rança.    

Qua nto  à  fo rmação  do  pr of issio na l  do  la ze r,  é   de   suma   imp ortânc ia   que  e le  nã o  s e   lim ite  

apenas  a os  conhe cime ntos   de  sua  forma ç ã o  in ic ia l  ac adêmic a,  conforme   Victor  Melo  e  Edmundo  

Alves  J r.  (2012),  mas   que   e la   também  s e ja   cont in uada   e   a tua lizada,  v isto  que   a   c ultura   da  a n im a çã o

també m  irá  envo lve r  vá ria s  á re as   do  conhe cimento.  Ju nto   a  isso,  e ssa   carac terís tic a   é   de   mu ita

im portâ nc ia   para   que   o  profissiona l  do  la zer  atravesse   ba rre ira s   e  supe re   os  protótipos  h is t óric os  

insta ura dos ,  re a liza ndo  u ma  melh or  intera ç ão  com  outras   áre as ,  c omo  a  “danç a,  arte s  plá stic a s,

mús ic a ,  tea tro,  c ine ma ,  psico log ia ,  soc io lo g ia ,  c omu n ic aç ã o  social,  adm in is traç ão  e  turismo,  e ntre

outra s”   (MELO;  ALVES JR.,  2012,  p.  75) ,  e   diá lo gos  c om  os  se us  respe ctivos  prof is sio na is   q ue  não

se ja  a penas  a Educaçã o Físic a .

 

 

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P a ra le lo  a  iss o ,  ma nter -se   se mpre  atualiza d o  e   bus ca ndo  novos  c onhec ime ntos  cie nt íf ic os  e

cultura is  no  la zer  também é   muito  im portante  para   que  se  te nha  uma  melhor  inte raç ã o e ntre   a  teoria   e a

prátic a .  É  pos sível  des tac a r  a inda  que  a   partir  da   ca ra c te rístic a   da   forma çã o  é  possível  des envo lve r

outra s,  c omo  a   c apacidade  de   s e ns o c rít ic o,  a   a mp lia ç ão  dos  s eus  c onhe c imentos  na   c ultura   do  la ze r,  

na  ling uagem  e  na c ria tiv idade,  a lé m  de  a mplia r o e spír it o de  lide rança.

Lide ranç a  é  uma   das  ca racte rístic a s   que  se   des ta ca m  quanto  à   postura   profiss io nal,

permit indo  que  o  e duca dor  repass e   se gurança ,  além  de  uma  me lhor  organ izaç ã o,  comunica ç ã o  e

insp iraç ã o,  tanto   pa ra  os  s eus  a lunos ,  quant o  para   membros   de  sua  e qu ipe ,  fa ze ndo  com  que  e le s  s e

tornem  ma is   a tua nte s  e   dese nvolva m  a s  sua s  potencia lida de s   c ria t ivas   e m  um  a mb ie nte  mais  

democrá tic o e  c onstrutivo.    

Conc omitante me nte,  o  perfil  de   lide rança   pe rmite  que  a s  prop ostas   e  os  pla ne jamentos  

in d ic a dos  pa ra  o  p úb lic o  s e  t orne m  ma is  perc e ptíveis   por  sua  e q u ipe,  porq ue  a   c apac ida de  de  cria r,

rec riar, a ss imila r  e  intera gir s e  torna rã o ma is  e fic ie ntes  e  prazerosas, se ndo e s te  o  re sulta do pre tendido  

para  a s  finalidades  do la zer.    

 

 

R e fe rê ncia:  

 

MELO , V ic tor  A ndrade de ; AL V ES JUN IO R,  Ed mundo de Dr ummo nd. I nt rod ução ao  La zer.

2. ed. Bar ue r i, SP :  Ma no le, 2012.  

 

SILVA,  Robso n  A ma ra l da.  Recre ação e  La zer.  Ba tata is : C laret ia no, 2014.

O   animador  c ult ura l,  se ndo  pos s uidor  de  uma  fo rmação   adeq uada,  é  capa z  d e  e labo rar  e  

exec utar   um  p la no   de  inte r ve nção,  numa   co munidade,  inst ituição  o u  or ga nis mo,  ut il iza ndo  

téc nica s c ult ura is, soc ia is, ed uc at ivas, despor t iva s, rec reativas e  lúd icas.  

Segundo  M ELO ,  V.  A;  AL V EZ  J ÚN IO R,  E.  D.  P ara  ta nto  o  animador  c ult ura l  de ve  pro c urar  

aper fe içoa me nto  pro fiss io na l,  é  impo rta nte  q ue  s ua  fo rmação  se ja  co nt inuada,  pode ndo  ser

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