TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE FISIOLOGIA INTRODUÇÃO

Por:   •  29/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Educação Física Bacharelado

PORTFÓLIO DE FISIOLOGIA

INTRODUÇÃO

O sistema circulatório ou cardiovascular, formado pelo coração e vasos sanguíneos, é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para as diversas partes do corpo. É um sistema de grande importância para o funcionamento do organismo, é possui várias etapas que são e essenciais para obter uma boa saúde, por isso devemos ter um certo cuidado para o sistema circulatório funcione corretamente. O coração é o centro desse sistema, pois realiza o bombeamento do sangue.

DESENVOLVIMENTO

O coração é uma bomba que leva o sangue pelo corpo através das veias e artérias. O sangue abastece cada célula de suprimentos essenciais para a vida e recolhe tudo que é descartado pelos músculos.

Segundo a lei de Frank-Starling, quanto maior a quantidade de sangue que retorna ao coração, maior será a força de contração ventricular.

No coração existe um sistema conhecido como ciclo cardíaco, que é dividido em duas fases: sístole e diástole. A sístole é o período de contração muscular do coração. Nesse período do ciclo cardíaco as válvulas pulmonar e aórtica são abertas e o sangue é ejetado rapidamente do ventrículo esquerdo para a aorta e, do ventrículo direito para a artéria pulmonar. A diástole é o período de relaxamento do coração. O sangue entra na aurícula direita e na aurícula esquerda, vindo, respectivamente, das veias cavas (superior e inferior) e das veias pulmonares. Nesta fase, as válvulas tricúspide e bicúspide encontram-se abertas, permitindo, assim, a entrada passiva de sangue das aurículas para os ventrículos.

No sistema circulatório existe o movimento circular que é o impulso cardíaco que não tem fim ao término do batimento cardíaco, permanecendo circulando pelo coração sem parar. As causas são o coração aumentado, via anômala, condução lenta ao longo do coração e período refratário reduzido do musculo cardíaco.

 As válvulas cardíacas têm a função de impedir o retorno do sangue.  São estruturas que formam as valvas cardíacas, que se dividem quatro tipos, mitral ou bicúspide que apresenta dois folhetos, esta valva possibilita a fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo esquerdos. Tricúspide apresenta três folhetos e possibilita o fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo direitos. Aórtica está localizada na saída do ventrículo esquerdo para a aorta, possibilitando o fluxo sanguíneo entre a luz dessas duas estruturas. Pulmonar localizada na saída do ventrículo direito para a artéria pulmonar, possibilitando o fluxo sanguíneo entre a luz dessas duas estruturas.

Essas válvulas podem apresentar problemas, causando doença valvular cardíaca, onde pelo menos uma das quatro válvulas cardíacas que mantêm o normal fluxo de sangue na direção adequada através do coração não funciona corretamente. As doenças valvulares cardíacas mais comuns são da válvula Aórtica e a doença da válvula Mitral.

O coração possui um sistema de controle que é intrínseco ao coração e pode funcionar sem influências nervosas, mas a eficácia da ação cardíaca pode ser melhorada através de impulsos reguladores que tem origem no Sistema Nervoso Central. O sistema nervoso é conectado com o coração através de dois grupos diferentes de nervos do sistema nervoso autônomo: parassimpáticos e simpáticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (216.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com