Plano de Estudo Educação Física Treinamento Funcional
Por: leandro.sammarco • 16/5/2024 • Dissertação • 319 Palavras (2 Páginas) • 83 Visualizações
Pós Graduação em Treinamento Funcional para Saúde e Condicionamento
Disciplina Treinamento funcional: academias e personal training
O treinamento funcional deve preconizar os exercícios o mais próximo possível no que se refere à execução de movimentos do cotidiano, realizando exercícios que simulem a transposição de obstáculos, e realização de movimentos em todos os sentidos e direções, gerando ganhos globais de amplitude de movimento, trabalhando o maior número de músculos e articulações possíveis.
O Treinamento Funcional, é um método de treinamento que tem como objetivo resgatar a capacidade funcional do indivíduo idoso através de exercícios que se relacionam com a atividade específica que ele desenvolve no seu cotidiano, minimizando acidentes, aumentando seus níveis de equilíbrio, força e flexibilidade, além de ajudar na manutenção da massa muscular e óssea.
A visão anatômica do treinamento funcional é diferenciada (multiplanos), pois ela analisa o músculo em função da realização do movimento, e não de forma isolada, assim o movimento é visto de forma funcional mais complexa com a ativação muscular relacionado à articulação, função de motosensorial com visão do equilíbrio, estabilização, flexibilidade e velocidade de execução tendo por análise todo o complexo do movimento, originando assim planos diferenciados de movimento, diferente do treinamento convencional que atua na ação muscular em propósito de uma única articulação.
O treinamento funcional utiliza no treino, movimentos integrados, que envolvem estabilização e geração de força. São exercícios que movimentam mais de um segmento ao mesmo tempo, podendo ser realizados em diferentes planos e que envolvem também as diferentes ações musculares: excêntrica, concêntrica e isométrica.
No Treinamento Funcional os movimentos funcionais são os de puxar, empurrar, estabilizar, levantar, arremessar, correr ou saltar, para fazer do corpo uma ferramenta que produza movimentos mais eficientes, melhorando a desempenho e prevenindo lesões, em um processo de aprendizado, desafio e evolução constantes. O que determina a dinâmica de tudo que é feito são os objetivos, as necessidades reais e o potencial de movimento de cada atleta ou aluno.
...