Portfólio - As Tendências pedagógicas
Por: netodantas73 • 25/10/2017 • Dissertação • 1.415 Palavras (6 Páginas) • 418 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
MICHEL CÍCERO DOS SANTOS
tendências pedagógicas
[pic 3]
Arapiraca/AL
2015
MICHEL CÍCERO DOS SANTOS
tendências pedagógicas
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Seminário da Prática II.
Professores: Mari Clair Moro Nascimento, Adriana de Araújo, Carla Mancebo Esteves, Reinaldo Nishikawa, Taíse Nishikawa.
Arapiraca/AL
2015
SUMÁRIO
- Introdução ..........................................................................................................3
2. Tendência Pedagógicas Liberais......................................................................4
2.1 Tendência Liberal Tradicional..................................................................................4
2.2 Tendência Liberal Renovada Progressivista............................................................4
- Tendência Liberal Renovada Não-diretiva...............................................................5
2.4 Tendência Liberal Tecnicista..................................................................................5
3. Tendências Pedagógicas Progressistas...........................................................6
3.1 Tendência Progressista Libertadora.......................................................................6
3.2 Tendência Progressista Libertária..........................................................................6
3.3 Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos...........................................7
4. Considerações Finais .........................................................................................8
- Referências Bibliográficas ..................................................................................9
- Introdução
As Tendências Pedagógicas são de grande importância para a Educação, tendo como base as atuais que estão sendo discutidas e até mesmo em algumas intuições escolares estão sendo praticadas, são as tendências pedagógicas progressistas.
Formar docentes conscientes é fundamental para que os mesmos mostrem aos educandos uma forma de ver a educação com o senso crítico, objetivando ter alunos autônomos, críticos, pesquisadores, criativos que busquem a inovação para beneficiar todo o conjunto escolar. Será abordado as diferenças de cada grupo das Tendências Liberais e Progressistas, com suas características e objetivos.
- Tendências Pedagógicas Liberais
As Tendências Pedagógicas Liberais são aquelas tendências onde o professor se torna o centro da sala de aula, não tendo preocupação em transmitir o conhecimento e sim passar apenas o conteúdo. O docente acredita que o discente irá aprender somente escutando o que está sendo passado na aula. Há um limite, o aluno não tem a oportunidade de expressar suas ideias.
É um sistema ligado as atividades individualistas, priopiza no conteúdo sem ter um pensamento que possa abranger os assuntos. Acumula os saberes e é passado de geração em geração tornando assim um ensino não crítico.
- Tendência Liberal Tradicional
Ensinar na Tendência Tradicional é transmitir conteúdos. O professor está sempre a frente da sala verbalizando o conteúdo, pois ele acredita que para o aluno aprender precisar escutar o que ele está dizendo, acreditando que o mesmo irá aprender memorizando e usa-ze o instrumento “prova” para verificar o quanto de conhecimento foi retido, ou seja, o quanto foi memorizado.
A tendência liberal tradicional parte do pressuposto de que o aluno deve ser preparado intelectual e moralmente para assumir seu papel na sociedade. Caracteriza-se por um ensino humanístico e cultural (LUCKESI, 2005; LIBÂNEO, 2006). Ensina todos da mesma maneira, utilizando muito material didático sem ter muita criatividade.
2.2 Tendência Liberal Renovada Progressivista
Também conhecida como “Escola Nova” onde trata de mudar o rumo da educação tradicional, procurando dar ênfase as atividades dos alunos, com objetivo de não deixar o aluno ter uma posição passiva e passa a ser ativo, pois ele vai interagir com o meio.
O Docente passa ser o facilitador indicando as regras, tendo ideias de organizar as atividades e também o ambiente para que os discentes aos poucos venham a aprender, porém, o professor não indica os caminhos, ele dar pistas, deixando os mesmos buscando seus conhecimentos. Avalia as dificuldades dos educandos para orienta-los, observando neste contexto as diferentes formas de raciocínio para que sejam preparada as aulas de forma que seja beneficiente a todos.
2.3 Tendência Liberal Renovada Não-diretiva
Diferente da Tendência Liberal Renovada Progressivista onde se volta ao desenvolvimento e o entendimento dos alunos. Na Liberal Não-diretiva tem como representante Carl Rogers que propõe um ensino voltado ao aluno no processo que ele mesmo precisa aprender e o professor é visto como facilitador, ou seja, organiza o espaço, as atividades também com o objetivo de deixar os alunos com harmonia ao ambiente e com a intenção de fazer com que os mesmos busquem seu próprio conhecimento.
Esta tendência está ligada aos aspectos psicológicos deixando os discentes em autonomia, então é uma pedagogia voltada as relações interpessoais. Não se preocupa em relações pedagógicas ou sociais.
...