Portfólio Ginastica Acadêmica
Por: kihara69 • 12/3/2021 • Trabalho acadêmico • 904 Palavras (4 Páginas) • 529 Visualizações
[pic 1][pic 2]
ALISSON LUIS KIHARA MONTREZOLLO
R.A.8029589
ATIVIDADE: Portifólio
GINÁSTICA DE ACADEMIA
Elabore um texto, com suas palavras, de no máximo duas laudas, abordando essas escolas. No seu texto deve constar seus principais pensadores e objetivos e ao final uma conclusão, a partir de sua análise, qual método/escola que mais influenciou a Ginástica de Academia atual.
Método alemão.
Na escola de ginástica alemã destaca-se a figura Guts Muths (1759-1839) Esse método desenvolvido pelo Muths e teve como foco um método sistemático de educação física e dividiu o seu sistema de exercícios em fundamentos de força, como saltos, corridas, luta. E de agilidade (natação, lançamentos, escaladas, balanços, equilíbrio) e para a harmonia (dança, marcha, ginástica) A escola alemã de ginástica tem um caráter extremamente nacionalista. Ela surge na Alemanha com o objetivo de preparar os corpos para a defesa da pátria, uma vez que esse país ainda não havia conquistado sua unidade territorial e vivia sob a constante ameaça de guerras. Os exercícios tinham como objetivos que transcendiam a forma física, eles tinham como objetivo o exercício moral: alcançar autoconfiança, autodisciplina, independência, lealdade e obediência. Essas eram as metas a serem atingidas por meio dessas atividades. A escola alemã se baseou nas ciências biológicas para transformar a ginástica em um meio de educação em massa capaz de atender às necessidades do estado.
Escola Sueca.
A escola Sueca foi idealiza por Pehr Henrick Ling (1776-1839) e essa escola de ginástica surgiu com a finalidade de extirpar os considerados vícios da sociedade, um exemplo que podemos dar é o vício do alcoolismo. Esse método tinha como missão regenerar a população. Dessa forma não tinha caráter acentuadamente militar, mas sim um caráter pedagógico e social. O idealizador Pehr H ling acreditava que seu método assegurava a saúde por ser essencialmente respiratório. E a beleza, por seus efeitos corretivos e ortopédicos. Com isso esse método se destinava a todos, independe do sexo, idade ou condições materiais e sociais. Esse método era dividido em quatro partes: Ginástica pedagógica ou educativa. Esse método ajudava para evitar a instalação de doenças, vícios e defeitos na postura. Ling criou exercícios livres sem aparelhos e com execuções fáceis e estética. Além disso foram colocados saltos no cavalo, cambalhotas, jogos ginásticos, patinação e esgrima.
Escola Francesa.
A ginástica francesa foi baseado nas ideias dos alemães Jahn e Guts Muths e além de se apresentar do caráter moral e patriótico, uma preocupação com o desenvolvimento social. Tinha como objetivo formar o homem como “completo e universal”, dessa forma sem desvincular-se do utilitarismo que de alguma forma sempre foi bastante abordado pela ginástica cientifica buscando o desenvolvimento a força física, destreza, agilidade e resistência. Esse movimento teve como representantes principais o D. Francisco de Amoros e Ondeaño (1770-1848) George Demeny (1850-1917) e o método natural que foi pensando por Hébert (1875-1957)
Nesse programa se encontra características naturistas: como resistência corporal ao frio, endurecimento, utilização do meio natural como terreno de exercício, exercícios utilitários, nudez controlada. Todos esses trabalhos se tomam como base a utilidade das ações e representa de alguma forma o retorno à natureza adaptado à vida urbana moderna que nos encontramos nos tempos contemporâneos
...