Portifolio PCA Educação física
Por: Ritaafonso • 30/6/2021 • Trabalho acadêmico • 355 Palavras (2 Páginas) • 295 Visualizações
[pic 1]
RITA AFONSO DA SILVA
PORTIFÓLIO DE PRÁTICAS CORPORAIS NÃO CONVENCIONAIS E ALTERNATIVAS
Atividade de Portfólio Ciclo 2 da Disciplina de Práticas Corporais Não Convencionais e Alternativas, professora MS. Marciana Roberta de Oliveira.
Batatais
2020
1) Qual a importância de se reconhecer que o corpo, historicamente, sempre passou por processos de censura e de repressão (política, social, religiosa, higiênica e por questão de gênero)?
A censura e repressão ao corpo por motivos políticos, social, religiosos, higiênicos e por questões de gêneros existem desde milênios até os dias atuais. Diferentes culturas impõem suas regras que privam o corpo de exposição, determinadas vestimentas são proibidas, privando a liberdade do corpo. Diante este passado carregado de autoritarismo sobre o corpo, a população tem lutado historicamente pelo direito da liberdade corporal, lutas estas que perpassam até a atualidade. O reconhecimento dessa censura e repressão se faz importante para entender como o corpo representa uma ferramenta de liberdade.
2) Como os autores mais modernos contribuíram para uma mudança na cultura corporal?
Os autores das Práticas Convencionais Alternativas (PCAs) abordam as formas de entender o corpo e o papel da educação física. Tais autores contribuem para a mudança na cultura corporal propõem uma didática inclusiva na qual as pessoas possam tomar decisões com liberdade, participação ativa e autonomia, percebendo que seus sucessos são frutos, principalmente, da sua própria iniciativa. No campo da educação física a abordagem da cultura corporal visa à valorização do corpo e o seu reconhecimento em sua dimensão.
3) Como os princípios e os valores podem auxiliar no desenvolvimento da
Educação Física Escolar?
A reflexão sobre os princípios e valores é de suma importância para todo tipo de profissional, principalmente no âmbito educacional. Os princípios e valores contribuem para a formação dos indivíduos sendo eles, capazes de reconhecerem a si e aos outros e praticar o respeito, adquirindo autoconfiança, autoconhecimento e com uma facilidade de expressão maior, favorecendo o processo de aprendizagem mediado pelo professor. Na prática, podemos perceber que os valores contribuem para que haja um engajamento positivo, sendo este um dos pontos de partidas para seguir vários caminhos ao longo da sua trajetória.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TERRA, J. D.; LORENZETTO, L. A. Práticas Corporais Alternativas. Batatais: Claretiano, 2013.
...