Preparação física geral princípios do treinamento desportivo
Por: Vanessa Araújo • 30/9/2015 • Trabalho acadêmico • 594 Palavras (3 Páginas) • 1.488 Visualizações
Página 1 de 3
VANESSA RIBAS DE ARAÚJO
(RA 1174092)
Bacharelado em Educação Física Ead
PORTIFÓLIO PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL
CURITIBA
2015
PORTIFÓLIO PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL
VANESSA RIBAS DE ARAÚJO
Trabalho apresentado a Disciplina de Preparação Física Geral, graduando Vanessa Ribas de Araújo, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.
CURITIBA
2015
- Princípio da individualidade biológica: não existem seres exatamente iguais. Cada um possui suas especificidades. Pessoas apresentam diferenças físicas, antropométricas, bioquímicas, fisiológicas e funcionais diferentes, portanto o treino deve ser embasado á partir dessas particularidades. Conhecimentos sobre respostas fisiológicas, biomecânica, anatomia, antropometria, são quesitos básicos para que o treino seja prescrito adequadamente a cada indivíduo. O treino deve obedecer às características e necessidades do individuo assim, é possível reconhecer o potencial, as necessidades e pontos fracos do atleta a fim de aperfeiçoar seu desenvolvimento.
- Princípio da adaptação: desde os primórdios o ser humano tem se adaptado, seja ao ambiente, seja a cultura. Acredito que esse princípio tenha muito haver com o básico da natureza: adaptar-se para sobrevivência. No caso do treinamento a adaptação tem relação direta com o reequilíbrio da homeostase após a sobrecarga importa a ele. Frente à qualidade e quantidade de exercícios ou carga de treinamento, o organismo recebe estímulos que vão além daquilo que organismo suporta até o momento, desta forma o corpo é colocado sob estresse e mecanismos de compensação para responder o aumento das demandas fisiológicas aparecem. Esses mecanismos é que irão reequilibrar a homeostase e conseqüentemente gerar a adaptação ao treinamento.
- Principio da sobrecarga: antes de tudo é necessário ressaltar que uma avaliação física adequada determinará as possíveis sobrecargas que podem ser impostas a cada individuo. Os sistemas orgânicos e fisiológicos devem ser submetidos a sobrecargas suficientes para promoção da adaptação e resultados positivos. O equilíbrio correto entre estímulos expostos e a recuperação do treino é o que garante a existência da supercompensação, desta forma permitindo que novas sobrecargas sejam impostas.
- Principio da Interdependência Volume- Intensidade: está diretamente ligado ao principio da sobrecarga e o aumento da carga de trabalho. O volume de treinamento é uma variável quantitativa e, pode ser considerado como, por exemplo, a quantidade de treinos semanais, mensais, números de exercícios, repetições e séries a qual o organismo é submetido, já a intensidade é uma variável qualitativa e têm relação com a sobrecarga a que este organismo está sendo imposto, seja velocidade, quilagem, ritmo, amplitude dos movimentos, etc. A manipulação dessas variáveis qualitativas e quantitativas aperfeiçoam os resultados do treino proposto. As respostas fisiológicas a adaptação correm rápido, portanto essas variáveis dêem ser constantemente manipuladas.
- Principio da Continuidade: esse principio está diretamente ligado a adaptação. A continuidade do aprendizado evita que etapas importantes na formação do atleta e/ou praticantes de atividade física sejam excluídas. A cada adaptação que o organismo apresenta novas sobrecargas devem ser submetidas ao mesmo de forma crescente para que ocorra progressão nos treinos e atleta/praticante de atividade física possa, desta forma, evoluir dentro da proposta e objetivos a serem alçados na otimização de sua performance.
- Principio da variabilidade: de acordo com os objetivos de cada indivíduo, é necessário impor ao organismo variadas formas de treinamento, métodos, intensidade, volume, exercícios, etc; Estímulos variados reduzem as possibilidades do aparecimento do platô e também fatores que possam desmotivar a continuidade da prática esportiva. Quantos maiores e mais diversificados sejam os estímulos, maiores as chances que a performance seja alcançada.
- Principio da Saúde: visa aquisição e manutenção da saúde. Pode-se dizer que está fundamentado na interdisciplinaridade, pois academias e outros departamentos da saúde como nutrologos, médicos, nutricionistas, funcionais também assumem papel de promoção, aquisição e manutenção da saúde.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com