Projeto Amigos dos Alunos
Por: lala2014 • 24/9/2021 • Trabalho acadêmico • 429 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
[pic 1]
GABRIEL M LOBO NEVES
Projeto
Amigos dos Alunos
Vila Velha
2020
1 – Ente Aplicador: Governo do Estado do Espírito Santo
2 – Objetivos e metas: O estado necessita desenvolver uma série de ações e atuar diretamente em diferentes áreas, tais como saúde, educação, meio ambiente. Para atingir resultados em diversas áreas e promover o bem-estar da sociedade, os governos se utilizam das Políticas Públicas. O Projeto Amigos dos Alunos, atua na área da Educação, em prol das crianças e dos adolescentes, atendendo no contra turno com aulas de Inglês, teatro, canto, violão, xadrez. Tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e de autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As atividades serão pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas.
3 – Ações necessárias para implementação da política: Durante todo o ciclo de Políticas Públicas é necessário se tomar decisões. Entretanto, a fase de tomada de decisões pode ser definida como o momento onde se escolhe alternativas de ação/ intervenção em resposta aos problemas definidos na Agenda. Ações do Projeto Amigos dos Alunos:
- Divulgação do Projeto;
- Encontrar instrutores;
- Realização do cronograma das aulas;
- Implementação;
- Lista de presença;
- Relatório de tudo;
- Reuniões de fortalecimento de vínculos.
4 – Atores Sociais: Governo do Estado do Espírito Santo junto com a entidade representativa da sociedade civil (Autores do Projeto Amigos dos alunos).
5 – O público a ser beneficiado: Crianças e adolescentes estudantes de escolas estaduais do Estado do Espírito Santo.
6 – Monitoramento dessa política: A lista de presença é um tipo de monitoramento que usamos, pois através dela podemos perceber que o nosso trabalho tem sido muito satisfatório.
7 – Avaliações dessa política: Primeiramente desenvolvemos o processo de divulgação nos CRAS, nas escolas e assim os responsáveis começaram a realizar as inscrições. Iniciamos o projeto em fevereiro, já com êxito, com turmas cheias, tanto que tivemos que abrir mais turmas. No contra turno escolar acontecem às oficinas de socialização, onde fazemos brincadeiras, reforço de inglês, dinâmicas educativas, oficina de pintura. Todos os dias oferecemos lanche. O projeto é contínuo, só tendo pausas no fim de semanas e feriados. Em poucos meses de implantação já observamos muito resultados. Crianças que não tinha noção nenhuma de música já se desenvolveram no violão, no canto, da mesma forma no inglês. As aulas de xadrez também têm ajudado no raciocínio escolar das crianças e adolescentes e o teatro tem desenvolvido a oratória, timidez entre outros.
...