Projeto de praticas determinação do consumo máximo de oxigênio
Por: taekwondo • 4/5/2018 • Projeto de pesquisa • 4.235 Palavras (17 Páginas) • 344 Visualizações
FACULDADE CLARETIANA DE CURITIBA STUDIUM THEOLOGICUM EAD – ENSINO Á DISTÂNCIA
RAFAEL LÁZARO RODRIGUES DE SOUZA – 8018750
Projeto de Prática
Determinação do consumo máximo de oxigênio
CURITIBA-PR
2017
RAFAEL LÁZARO RODRIGUES DE SOUZA - 8018750
Projeto de Prática
Determinação do consumo máximo de oxigênio
Trabalho de projeto de prática apresentado a Professora Camila Tavares Valadares Da Silva como parte das exigências de adaptação da disciplina de Bases Fisiológicas do Movimento Humano do curso de Bacharelado em Educação Física à Distância.
CURITIBA-PR
2017
Projeto de Prática
Determinação do consumo máximo de oxigênio
Autor: Rafael Lázaro Rodrigues de Souza
Orientadora: Camila Tavares Valadares Da Silva
1. Descrição do Projeto
INTRODUÇÃO
Este projeto tem por objetivo de pesquisar bibliográfica, é compreender e elaborar um projeto, contendo: Determinar o nível de consumo máximo de oxigênio de cada aluno ou atleta com o Teste de Cooper, avaliar e classificar os alunos ou atletas quanto á a capacidade máximo de oxigênio, conceito de VO2 máx, medir e identificar a alteração da frequência cardíaca no pré e pós exercício físico, e verificar se o valor do consumo máximo de oxigênio está de acordo com o sexo, idade e prática de atividade física desenvolvida.
Para este projeto foi escolhido o tema Determinação do consumo máximo de oxigênio, utilizado o Teste de Cooper visto que, qualquer indivíduo possa pratica esta atividade, desde que tenha liberação médica, ser apresentar alguma patologia.
Pois o teste de cooper é, hoje, um dos testes mais procuradas, e recomendadas pelos profissionais da saúde, podendo ser direcionada para vários objetivos, é avaliar a aptidão física, estimar a capacidade aeróbica e o volume máximo de consumo de oxigênio VO2 Max, ou seja, a quantidade máxima de oxigênio que o corpo pode aproveitar durante um período realizando-se atividade física.
Para poder realizar essa pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o Teste de Cooper, consumo máximo de oxigênio, descrever fatores que irão influenciar nos treinamentos sobre VO2max, determinar a aptidão do sistema cardiorrespiratório, e com os resultados aqui atribuídos, adequada orientação, uma atividade voltada a aptidão dos indivíduos.
Foi atribuído neste projeto, o teste de cooper cuja distancia foi proposta em 2.400 metros no menor tempo possível, mantendo o mesmo ritmo do começo ao fim. Efetuei este teste a minha pessoa, corrida de (12 minutos), o mais rápido que conseguir na distância de 2.400 metros, seguir a formula proposta no projeto, executar a atividade em seguida comparar o consumo máximo de oxigênio obtido nos 5 tempos com a tabela sugerida no projeto.
2. Público-alvo
Alunos de academia, atletas, de ambos os sexos, entre 21 e 30 anos de idade. Os alunos ou atletas devem apresentar boa saúde e não fazer uso de medicamentos.
3. Objetivos
O objetivo da pesquisar foi para compreender e elaborar um projeto, contendo: Determinar o nível de consumo máximo de oxigênio de cada aluno ou atleta com o Teste de Cooper, Avaliar e classificar os alunos ou atletas quanto á a capacidade máximo de oxigênio, Medir e identificar a alteração da frequência cardíaca no pré e pós exercício físico, E verificar se o valor do consumo máximo de oxigênio está de acordo com o sexo, idade e prática de atividade física desenvolvida.
METODOLOGIA
Essa pesquisa inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o Teste de Cooper, e o consumo máximo de oxigênio.
A segunda etapa é a escolha de 5 indivíduos sendo alunos de academia ou atletas, e aplicar o Teste de Cooper de 2.400 metros. Que devem apresentar boa saúde e não fazer uso de medicamentos. E assinar o termo de consentimento livre e esclarecido.
A terceira etapa é a escolha dos equipamentos necessários: Pista de corrida oval e plana, pista de Atletismo, ou rua, e cones para marcação, folha para anotação de dados, canetas, Cronômetro.
A quarta etapa, antes do início do teste deve-se palpar a artéria radial no punho, e contar os batimentos cardíacos em um minuto. O mesmo procedimento deve ser realizado imediatamente após o término do teste durante 15 segundos. Depois de obtido o resultado, o avaliador deve-se multiplicá-lo por 15 para saber o valor da frequência cardíaca após o término do exercício em um minuto. Esse teste não pode ser realizado em jejum e nem após uma refeição. Deve-se alimentar e esperar, pelo menos, de uma a duas horas, dependendo do tipo e quantidade de alimento ingerido.
A quinta etapa, o Teste de Cooper, o avaliado deve percorrer a distância de 2.400 metros no menor tempo possível. Não importa se o seu maior ritmo é uma caminhada ou trote. O mais importante é que o avaliado consiga realizar o teste no mesmo ritmo, do início ao fim. Antes do início do teste, o avaliado deve realizar 5 minutos de alongamentos para os membros inferiores e tronco. Depois, deverá realizar aquecimento com movimentos de baixa intensidade por mais 5 minutos.
A sexta etapa da pesquisa é a elaboração do texto do projeto contendo todo o conteúdo anteriormente mencionado. Foi atribuído neste projeto, o teste de cooper cuja distancia foi proposta em 2.400 metros no menor tempo possível, mantendo o mesmo ritmo do começo ao fim. Efetuei este teste a minha pessoa em 5 tempos, corrida e caminha de (12 minutos), o mais rápido que conseguir na distância de 2.400 metros, seguir a formula proposta no projeto.
...