QUAL A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: email de teste • 29/3/2022 • Trabalho acadêmico • 2.549 Palavras (11 Páginas) • 303 Visualizações
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
VITORIA MATOS DOS SANTOS
QUAL A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Produção Única apresentada no curso de Educação Física da Faculdade AGES no 1º período como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial nas disciplinas de (Prática Educativa I, História da Educação Física, Atividades Rítmicas, Produção Textual, Metodologia do Trabalho Científico) sob a orientação dos professores (Uedson[a], Daiane, Julieta, Matheus, Allan Ulisses)
PARIPIRANGA
Maio de 2014
Introdução[b]:
A arte da dança é uma das mais antigas expressões corporais já vistas no mundo, foi criada pelo homo-sapiens desde os tempos das cavernas, como a dança do fogo, da lua, da chuva e do sol como eram chamadas as expressões corporais daquela época.
Muito antes do homem se interessar ou descobrir a arte de falar, andar e correr fazia-se gestos e expressões corporais para se comunicar uns com os outros, e com esses gestos a dança foi criada, com o ritmo e o movimento e até hoje ela se expande em cada canto do mundo fazendo com que mais e mais pessoas também conheçam[c] essa arte que é a dança.
Origem da dança[d]:
A dança esta relacionada com a religião e áreas como a da saúde, a vida e a fertilidade assim, ajudando cada uma dessas áreas tanto pelo bem como para o mal.
A dança naquela época era uma das principais expressões corporais, junto com o teatro que por sua vez era uma forma de se expressar de forma sentimental e verbal.
Todas as duas foram criadas pelo ser humano que através dessas formas de se expressar poderiam falar ou atuar o que necessariamente sentiam já na dança se estivessem tristes, dançavam musicas mais românticas e lentas, mas, se estivessem alegres dançavam com mais vigor, pulando e saltando nas rodas que eles mesmos faziam para assim festejar.
Na Grécia a dança já fazia parte dos jogos olímpicos por ter como características o movimento; a dança é um ato de divertimento e é usada também nas festas de aniversario, casamentos e etc. E pode ser realizada com ou sem música.
A dança está em todos os lugares na rua, nas praças, nas pistas de skate e nas casas, cada um com seu estilo de dança como o hip hop, samba, afro e a capoeira que também se tem como estilo de dança.
Outros tipos de dança como o balé clássico que é uma das danças mais antigas, vem se transformando desde a época moderna até hoje. A dança contemporânea tem relações com as danças passadas, não é como o balé clássico que tem todo o movimento elaborado, mas a dança contemporânea é uma dança sem regras é “coisa de momento”. É se expressar de forma diferente.
Surgimento da dança no mundo[e]:
Nos rituais da pré-história a dança era usada como meio de comunicação tanto entre eles como para se comunicar com os deuses. Como tudo nessa época era religioso, a dança se tornou algo sagrado, como o giro que servia também como adoração aos desuses. Já as danças religiosas eram mais rigorosas, pois cada deus tinha o que era chamado de seu próprio ritual, elas vieram sofrendo várias mudanças e acabaram se tornando peças de teatro.
Os povos gregos usavam os tipos de dança para celebrar ocasiões como casamento, nascimentos, banquetes e etc. eles dançavam livremente sem se preocupar com passos e movimentos costumavam a dançar nas pontas dos pés e assim comemoravam alegremente.
A dança teve um renascimento denominado renascimento na frança e com ele a arte das igrejas e a sociedade foram se transformando aos poucos. E esse terreno foi se transformando em terra boa para se estudar a arte e a dança e a partir desse momento os países se diversificaram mais para esses movimentos.
E com isso surgiram os profissionais da dança, que estudam as possíveis expressões da dança, e esses profissionais se dedicavam mais do que os que praticavam a dança. Nesta época foram escritos vários livros sobre danças e com isso a dança foi se expandindo cada dia mais, e até hoje é valorizada para quem realmente sabe o que é a dança.
Movimentos:
A vida interage com pessoas, objetos, com a natureza, junto com os animais, e essa integração acontecem com a ajuda dos estímulos naturais, e a partir desses estímulos as pessoas interagem com o mundo e o mundo com as pessoas.
Os movimentos estão ligados com o corpo, com a sensação, cognição, a percepção e etc. Estes movimentos são conduzidos através do sistema nervoso e através deles se pode sentir toda a adrenalina que é o movimento.
Durante esse movimento é acionado o nervo cognitivo que faz parte do cérebro, ou seja, a memória, isso acontece por que quando é mostrado ou visto um movimento o cérebro imediatamente é acionado para que possa ser lembrado o que aprendeu.
Durante a dança, o movimento é acionado pelas pulsações do corpo e a percepção entra em jogo, ou seja, durante a movimentação é acionado todos esses sentidos para que o indivíduo tenha força, seja ágil e consiga lembrar-se de tudo novamente quando for executar aquela ação de movimento.
O movimento meche muito com o corpo, por isso todos devem estar cientes do que está fazendo e como está fazendo, pois tudo é questão de tempo e paciência.
O que é dança:
A dança a cada dia, ano e mês tem se expandido mais, embora em alguns lugares ainda existam tantos preconceitos e desvalorização dela, mas só se conhece a dança verdadeiramente quando se deixa de praticar apenas por praticar e se começa a senti-la, começa a sentir o que ela oferece.
Existem vários tipos de dança, para todos os gostos e religiões, e através dela é possível se sentir melhor fisicamente, se expressar de forma nunca antes expressada com o corpo. As danças que estão sendo mais expressadas são as danças de escolas, como o folclore, que já faz parte da cultura brasileira, o samba de roda que ultrapassa gerações. Outra dança é a contemporânea, que foi criada da dança moderna, a dança contemporânea não necessita de passos mais planejados ou técnicas avançadas, cada pode praticar do modo mais agradável.
...