RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE
Por: Camila Santos • 13/11/2020 • Relatório de pesquisa • 1.716 Palavras (7 Páginas) • 762 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE PITÁGORAS BETIM
NATÁLIA INGRID GOMES TEIXEIRA
[pic 2]
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
Betim
2019
NATÁLIA INGRID GOMES TEIXEIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Educação Física Bacharelado da IES Faculdade Pitágoras Betim para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em
Avaliação, Prescrição e Atenção à Sáude.
Coordenador de Curso: Patrícia da Conceição Rocha Rabelo
Betim
2019
Sumário
Introdução………………………………………………………………………....….03
Caracterização do Ambiente de Estágio ……………………………………………..04
Atividades Desenvolvidas……………………………………………………….......….05
Discussões…………………………………………………………………………….….07
Considerações Finais…………………………………………………………………...09
Referências.............................................................................................................10
Introdução
O seguinte documento trata-se do relatório de estágio curricular obrigatório do curso de bacharel em educação física, abordando o tema avaliação, prescrição e atenção à saúde, realizado na Faculdade Pitágoras Betim, onde fui responsável por acompanhar os alunos praticantes de exercícios físicos ofertados pelo projeto Mexa-se, da própria instituição, totalizando 120 horas, com a supervisão do professor Lucas Leite Lima.
. O estágio curricular obrigatório é de extrema importância, pois é nele que temos a possibilidade de colocar em prática todo o conteúdo teórico que aprendemos durante o curso, bem como ganhar a mínima experiência que o mercado de trabalho exige. Uma ótima oportunidade que o futuro profissional tem durante o estágio, é aproveitar esse tempo para ampliar sua rede de contatos com outros profissionais da área, o que chamamos de network
O objetivo do Projeto Mexa-se da Faculdade Pitágoras é proporcionar aos idosos a prática regular de exercícios físicos, por meio do amplo espaço, da variação de materiais fornecidos, e disponibilidade dos professores e estagiários, o que acarreta em boas consequências para a saúde, funcionalidade e qualidade de vida do idoso.
Durante o estágio minhas responsabilidades consistiam em manter a atenção aos alunos durante a prática das atividades, intervir em casos onde os idosos realizavam essas atividades de maneira inadequada, organizar o ambiente de trabalho antes e depois da realização das atividades, e quando solicitado, elaborar o cronograma de atividades do dia, sempre com a supervisão do professor.
No decorrer deste trabalho, irei relatar de forma clara e sucinta, como foi o andamento do projeto durante o período que estive lá, como era realizado a preparação e o desenvolvimento das atividades propostas aos alunos do projeto, e experiências que adquiri ao longo deste processo.
Caracterização do Ambiente de Estágio
O estágio foi realizado por meio do Pitágoras Sistema de Educação Superior Sociedade LTDA, registrado com o CNPJ 03.239.470\0014-15, localizado na Avenida Juscelino Kubitscheck, 229, bairro Centro, Betim, CEP 32.600-225. O profissional responsável pela supervisão do projeto e dos estagiários foi professor Lucas Leite Lima, graduado em educação física, CREF 021383.
A Faculdade Pitágoras é uma instituição de ensino superior que oferece cursos de graduação, pós-graduação e capacitação em várias regiões do Brasil. A Faculdade Pitágoras disponibiliza para a realização do Projeto Mexa-se, o espaço do estacionamento livre e o laboratório de praticas corporais, necessários para o bom andamento do projeto. A instituição disponibiliza também a utilização dos diversos materiais como cones, bolas, escadas de agilidade, etc.
O horário das aulas era de 8:00 as 9:00, terça e quinta-feira para os idosos alunos do projeto, mas a chegada dos professores e estagiários aconteciam as 7:30, para a preparação da aula, e a saída as 9:15 após um pequeno feedback depois da aula.
Atividades Desenvolvidas
No desenvolvimento do estágio, o principal objetivo, era, diante dos exercícios propostos aos idosos do projeto, manter a atenção aos movimentos e suas práticas as aula, e intervir corrigindo caso necessário, além de medir a pressão arterial dos idosos, no momento pré aula e em casos necessários, pós aula.
Diante do fato de que muito dos participantes realizavam intervenção medicamentosa para controle da pressão arterial, antes que os idosos começassem na pratica efetiva dos exercícios físicos, era realizado a medição da pressão arterial destes, para que os alunos pudessem ter uma pratica segura dos exercícios, no que diz a intensidade (MEDINA et. al., 2010).
Foi prescrito e aplicado exercícios físicos aos idosos, por um grupo de estudantes de educação física, orientados pelo professor e também coordenador do projeto . Visto que a prática de exercício na terceira idade é de grande importância, para que o idoso tenha um envelhecimento saudável, onde o exercício pode retardar os processos naturais, proporcionando uma melhor qualidade de vida, autonomia e funcionalidade em suas atividade diárias (FECHINE; TROMPIERI, 2012).
Souza e Cunha (2016), em sua revisão bibliográfica, confirmam que a falta de supervisão apropriada na prática de exercício pode ocasionar lesões ao indivíduo, dessa forma, a atenção e intervenção nos movimentos dos exercícios praticados pelos idosos no projeto foi de grande importância.
A escolha dos exercícios prescritos no decorrer do projeto, eram realizadas de acordo com o conhecimento adquirido no decorrer do curso, que visavam trabalhar como um todo, a funcionalidade do idoso através de exercícios resistidos para membros superiores e inferiores, agilidade, equilíbrio e coordenação, para promover melhora a esses indivíduos, como em Lustosa et al (2010), que relatou a melhora que essa forma de exercício produz, no que se refere ao desempenho das atividades de vida diárias.
...