Regra dos Nove ( Primeiros Socorros)
Por: jpob • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 542 Palavras (3 Páginas) • 1.061 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Aluno (a):
Matrícula:
- APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TÍTULO: Regra dos Nove
DATA: 20/03/2014
LOCAL: UNIP
CARGA HORÁRIA: 5H
OBJETIVOS:
Analisar a importância da regra dos nove para saber o grau de comprometimento em que o paciente queimado ficou, podendo tomar uma prévia conclusão de como proceder em seguida com o mesmo. Estudar este assunto em educação física se faz muito importante, pois faz parte dos primeiros socorros que todo cidadão poderia aprender para saber o que fazer em momentos de necessidade.
- ANÁLISE
A Regra dos Nove de Wallace e Pulaski foi um estudo realizado de grande importância para auxiliar médicos a identificar a porcentagem de queimaduras que o "enfermo" possui em seu corpo, levando em consideração, a cada segmento corporal, o valor nove ou múltiplo dele, é um método eficiente durante uma emergência, cada tratamento será realizado de acordo com as características do paciente, pois uma criança possui a cabeça maior do que um adulto, sendo assim é 18%, enquanto o adulto tem sua cabeça 9%. É um método bastante eficiente, que tem uma regra prática para avaliar a extensão das queimaduras pequenas ou localizadas, devendo-se compará-las com a superfície da palma da mão do acidentado, que corresponde aproximadamente a 1% da superfície corporal.
Por outro lado, se aprofundarmos as pesquisas em busca de métodos que auxiliem encontrar respostas mais exatas sobre queimaduras acharemos cálculos mais profundos, sendo assim pode-se dizer que apesar de eficiente o método da regra dos nove já esta ficando para trás ao comprar com o Método de Lund and Browler Maximize que permite uma avaliação mais pormenorizada da % de área corporal queimada.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Aprender a Regra dos Nove é de total importância para o profissional de educação física, pois ao entender este método será mais fácil avaliar uma pessoa queimada podendo até conseguir identificar o grau da mesma, afinal algumas vezes em nossas vidas passaremos por casos que será necessário utilizarmos de nosso conhecimento, e o profissional desta área precisa ter a ciência de como socorrer e utilizar os primeiro socorros com eficácia. Além disso, auxilia a identificar a extensão do acidente, seja na rua, ou no hospital. Não se pode esquecer-se de avaliar o paciente conforme suas características, que tem influência na hora de proceder com possíveis medicamentos ou tratamentos.
São Paulo, 20 de março de 2014.
______________________________ __________________________________
Assinatura do aluno Assinatura do Prof. Responsável e/ ou
Coordenador do Curso
...