Relatório de estagio
Por: picota • 4/12/2015 • Trabalho acadêmico • 663 Palavras (3 Páginas) • 464 Visualizações
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
3.1 Escola Técnica SENAI-PE
Fundada a mais de setenta anos, o SENAI-PE desenvolve atividades voltadas para geração e melhoria da mão de obra, assim como a prestação de serviços para indústria. Na área de educação o SENAI-PE, forma profissionais nos níveis de capacitação, qualificação, técnico e, mais recentemente, em nível superior.
3.2 Qualificação Profissional
Os trabalhos realizados na qualificação profissional têm por objetivo formar e qualificar a mão de obra da construção civil.
Nesta modalidade os alunos que realizam o(s) curso(s) assistem a aulas teóricas e práticas, e recebem treinamentos e capacitação para desenvolver as atribuições e competências previstas na ementa do curso. Assim, o aluno concluinte do curso é certificado e está apto para atuar como profissional da indústria da construção civil.
3.3 Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
Como docente da Escola Técnica SENAI Água Fria, conduzo o aprendizado dos alunos do curso de eletricista instalador predial de baixa tensão, auxiliando-os a desenvolver as competências de um profissional da área de eletricidade.
O curso acontece em cinco módulos, donde são desenvolvidas aulas teóricas e práticas, e os alunos que desenvolverem as competências previstas em cada módulo, serão aprovados e certificado pelo SENAI-PE, como profissional da área.
O primeiro módulo é denominado Introdução. Em 20 (vinte) horas os alunos recebem aulas de matemática básica, linguagem e comunicação, e conceitos sobre relações humanas e do trabalho.
O segundo módulo é o de QSMS (qualidade, saúde, meio ambiente e segurança). Importantíssimo para integração do profissional ao sistema de gestão de qualidade que hoje a grande maioria das empresas de construção civil desenvolve. Em 16 (dezesseis) horas os alunos adquirem os conhecimentos sobre sistema de gestão de qualidade e o seu papel para o desenvolvimento e na busca da qualidade. Saúde e segurança conscientizando-o principalmente sobre a importância da prevenção. E meio ambiente na qual o mesmo faz parte e tem dever de preservá-lo para os presentes e para geração futura.
Básico de eletricidade é o terceiro módulo, e é neste módulo onde o aluno começa a receber os conceitos que diz respeito à função que ele irá desempenhar na obra. Jugo o módulo de Básico de Eletricidade como sendo o mais importante para formação de uma boa mão de obra, pois é neste momento em que diferenciamos a qualidade da mão de obra, isso porque o aluno simplesmente não só aprende a desenvolver a ligação de um determinado equipamento elétrico ou de alguma instalação elétrica, mas sim ele passa a entender o porquê de realizar essa atividade daquela maneira. Vale ressaltar que as tecnologias estão sendo sempre inovadas e novos equipamentos surgem no mercado, e o aluno que de fato aprendeu a interpretar as informações dos fabricantes dos materiais elétricos e dos conceitos necessários para realizar a instalação de determinado dispositivo vai saber desenvolver a ligação de qualquer um deste equipamento existente no mercado ou outro novo que possa
...