SISTEMA RESPIRATORIO
Por: Luh Coa • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 4.235 Palavras (17 Páginas) • 1.090 Visualizações
INTRODUÇÃO
A principal função do sistema respiratório é promover a troca gasosa contínua entre o ar inspirado e o sangue da circulação pulmonar, fornecendo oxigênio (O2) ao sangue e removendo deste o dióxido de carbono (CO2) produzido como metabólito nos tecidos e órgãos do corpo humano (GRAAFF, VAN - 2003).
O sistema respiratório tem em sua constituição um par de pulmões e vários outros órgãos que levam o ar para fora das cavidades pulmonares, os órgãos são faringe, laringe, bronquíolos, brônquios, boca, alvéolos, fossas nasais e os três últimos localizados nos pulmões. Faringe: é um canal conhecido por manter contatos com várias partes ao mesmo tempo, tanto que faz parte do sistema digestório e respiratório. Fossas nasais: são compostas por duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe, elas não são exatamente juntas porque são separadas por uma cavidade cartilaginosa chamada de septo nasal.Laringe: é uma parte que fica situada acima do pescoço e é sustentada por peças de cartilagens articuladas, é praticamente uma continuação da faringe parte conhecida como o pomo-de-adão que aparece no pescoço. A traqueia: trata-se de um tubo de pouco mais de um centímetro que tem como principal característica fazer a limpeza dos pulmões, ou seja, eliminar as poeiras e bactérias inaladas na respiração.Pulmões: órgãos esponjosos que tem mais ou menos 25 centímetros que são envolvidos por uma membrana serosa que leva o nome de pleura, além dos bronquíolos que são pequenas bolsas de células epiteliais achatadas elas são recobertas por capilares sanguíneos denominadas alvéolos pulmonares. Diafragma: trata-se de um músculo que fica presente entre o tórax e o abdômen, ele é fundamental para que o pulmão se apoie (GRAAFF, VAN - 2003).
1. SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistema respiratório pode ser dividido estruturalmente em partes superiores e inferiores, e funcionalmente em uma porção respiratória.As principais funções do sistema respiratório são trocas gasosas,produção do som e auxiliar na compreensão abdominal (GRAAFF, VAN - 2003).
O termo respiração se refere a três funções separadas, porém relacionadas: (1) ventilação (respiração); (2) troca de gases, que ocorre entre o ara e o sangue nos pulmões e entre o sangue e outros tecidos do corpo; (3) utilização do oxigênio pelos tecidos nas reações de liberação de energia na respiração celular. Ventilação na troca de gases (ventilação e gás carbônico ) entre o ar e o sangue é chamado coletivamente de respiração externa. As trocas de gases entre o sangue e outros tecidos são coletivamente conhecidas com respiração interna (GRAAFF, VAN - 2003).
Um adulto em repouso respira em media 15 vezes por minuto e ventila aproximadamente 6 litros de ar durante esse período. Isso equivale a mais de 8.000 litros em um período de 24 horas. Exercícios extenuantes aumentam a demanda de oxigênio que aproximadamente são respirados 100 litros de ar a cada minuto. Se a respiração parar, a pessoa morrerá depois de 10 minutos. O conhecimento da estrutura e da função do sistema respiratório é por tanto de grande importância sob o ponto de vista clínico (GRAAFF, VAN - 2003).
1.1 Necessidades Físicas do Sistema Respiratório
O sistema respiratório inclui aqueles órgãos e estruturas que funcionam conjuntamente para colocar os gases em contato com o sangue do sistema circulatório. Para se tornar eficiente o sistema respiratório de cumprir certas exigências físicas (GRAAFF, VAN - 2003).
- A superfície pra trocas de gases deve estar localizada profundamente no interior do corpo de forma que o ar que entra esteja suficientemente aquecido, umedecido e limpo de partículas transportadas pelo ar antes de entrar em contato com ela (GRAAFF, VAN - 2003).
- A membrana deve ter paredes finas e seletivamente permeáveis de forma que a difusão possa ocorrer facilmente (GRAAFF, VAN - 2003).
- A membrana deve ser mantida úmida de forma que o oxigênio e gás carbônico possam ser dissolvidos em água para facilitar a difusão (GRAAFF, VAN - 2003).
- O sistema tem que ter uma rede capilar extensa (GRAAFF, VAN - 2003).
- O sistema tem que incluir um mecanismo de ventilação efetivo para se encher de ar constantemente (GRAAFF, VAN - 2003).
- O sistema tem de funcionar automaticamente através de efetiva monitoração e mecanismos de retroalimentação. Contudo, também, deve poder funcionar voluntariamente para aumentar ou diminuir a frequência respiratória quando desejado (GRAAFF, VAN - 2003).
O sistema respiratório adequadamente atendido em todas essas exigências assegura que todos o trilhões de células do corpo estarão aptas a desenvolver os processos metabólicos necessários para manter a vida (GRAAFF, VAN - 2003).
1.2 Funções do Sistema Respiratório
Das quatros funções básicas do sistema respiratório, nem todas estão associadas com a respiração, como segue:
- Fornece oxigênio para a circulação sanguínea e remove o gás carbônico (GRAAFF, VAN - 2003).
- Possibilita a produção de som ou vocalização quando o ar expirado passa através das pregas vocais (GRAAFF, VAN - 2003).
- Auxilia na compressão abdominal durante a micção, a defecação e o parto. Os músculos abdominais tornam-se mais eficientes durante a respiração profunda quando o ar é mantido nos pulmões com a glote fechada e fixando o diafragma. Essa mesma técnica é usada quando erguemos um objeto o pesado no qual o diafragma ajuda indiretamente os músculos do dorso (GRAAFF, VAN - 2003).
- Torna possível movimentos aéreos protetores e reflexos, como na tosse e no espirro, para manter limpa a passagem do ar (GRAAFF, VAN - 2003).
1.3 Estrutura Básica do Sistema Respiratório
As vias aéreas e estruturas do sistema respiratório são cavidade nasal, faringe, laringe e traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares (GRAAFF, VAN - 2003).
As estruturas do sistema respiratório superior incluem o nariz, a faringe e as estruturas associadas; o sistema respiratório inferior inclui a laringe, a traqueia, a árvore bronquial, os alvéolos pulmonares e os pulmões (GRAAFF, VAN - 2003).
...