TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  26/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  4.234 Palavras (17 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

ARAÚJO, Fábio Dias. Promoção da Saúde na Escola através das aulas de Educação Física: 2018. Número total de folhas 15. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Salvador, 2018.

RESUMO

O presente trabalho fala da promoção da saúde na escola através das aulas de Educação Física. A pratica da atividade física escolar tem vários efeitos positivos para saúde mental, como melhora na auto estima, auto confiança, além de auxiliar na concentração e melhor desempenho nas outras disciplinas, deixando evidente também a eficácia na redução de doenças-degenerativas provocadas pelo sedentarismo, sendo que grande parte dos distúrbios orgânicos que ocorre nos adultos pode ser evitado se tais hábitos fosse assumidos desde a infância. Este trabalho tem como objetivo a implantação  de ideias que possa vim a melhorar os projetos políticos pedagógicos, fomentando a saúde e bem-esta, conscientizando professores e alunos a respeito da criação de um estilo de vida ativo e hábitos saudáveis. Este trabalho se ampara em pesquisa bibliográfica onde a fundamentação teórica se argumenta em teóricos como Guedes, Alves, Barbosa e a OMS. Estes comentam sobre a saúde na educação física escolar, afirmando que ser fisicamente ativo desde a infância apresenta muitos benefícios, não só na área física, mas também nas áreas social e emocional, podendo levar a um melhor controle das doenças crônicas da vida adulta e que a saúde é uma condição humana com dimensões física, social e psicológica, cada uma caracterizada por um continuo com polos negativos e positivos. Os resultados mostram que através da conscientização de um estilo de vida com hábitos saudáveis através da pratica na escola desde a infância e adolescência, pode-se sim ter uma vida adulta com  boa saúde, bem estar moral, social e mental.

Palavras-chave: Saúde. Bem-estar. Educação. Concientização.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        6

1.2        JUSTIFICATIVA        6

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        6

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        7

1.5        OBJETIVOS        8

2        REVISÃO DE LITERATURA        9

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        12

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        13

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

6        REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

A saúde e bem-estar são intens fundamentais para a qualidade de vida das pessoas, contudo cabe aos profissionais de Educação Física o papel de promotor da saúde na escola, junto a Direção, alunos e comunidade.

A escolha deste projeto cuja a temática se objetiva na Promoção da Saúde na Escola através das aulas de Educação Física, se deu na questão que por mas que se entenda que a Educação Física conceitualmente deva ter o compromisso com a saúde e bem-estar, as evidencias condizem, e colocam bem afastado de manter esse compromisso, precisando assim de mudanças significativa na estrutura da Educação Física Escolar para poder falar em promoção da saúde de forma mais efetiva.

É preciso uma mudança a ênfase dada ao alto rendimento para uma concepção mais abrangente, que priorize a aptidão física relacionada a consciência corporal, a liberdade de expressão, a saúde, e que contemple todas as dimensões envolvidas em cada pratica. Com isso surge a necessidade do Professor sair do papel de coadjuvante e lutar para não ser mais um profissional responsável por simplesmente entreter os alunos, mediante as chamadas atividades recreativas, por organizar e acompanhar atividades comemorativas, e sim de desenvolver conjuntos de conteúdo que possa verdadeiramente contribuir em um contexto educacional mais amplo.

Em uma sociedade que se depara com o avanço tecnológico, é notável uma profunda mudança no estilo de vida de crianças e adolescentes, evidenciando o crescimento do sedentarismo, e o aumento de doenças crônicas-degenerativas como a obesidade, doenças cardíacas, cardiopulmonar, depressão, baixa estima, e etc, Antes so vista em adultos e idosos, hoje visto o crescimento em crianças e adolescentes. É neste contexto que a Educação Fisica entra, no enfoque de uma educação para a saúde e bem-estar. Contudo tem-se como um dos objetivo a prevenção, através de conteúdos que venha conscientizar, pais, mestres e alunos a importância da pratica da educação física escolar no processo de ensino aprendizagem desde a infância ate a  formação do ensino médio.

Outro objetivo é trazer pra a comunidade escolar o conhecimento, através das praticas da educação física, para que esses alunos venha adotar uma postura de respeito mutuo, dignidade, reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades relacionadas com os benefícios e efeitos da própria saúde, e de recuperação, manutenção e melhora da

saúde coletiva.

É na escola que o professor deve atuar, com projetos e iniciativas, pois é nela que se trabalha com indivíduos com uma fase importante da vida, para sua fase de formação em que conhecimentos, valores e atitudes são consolidados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (221.1 Kb)   docx (242.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com