TRABALHO INDIVIDUAL ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Por: Micael Kelvin • 7/10/2015 • Trabalho acadêmico • 776 Palavras (4 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO .......................................................................................................6
REFERÊNCIAS ..........................................................................................................7
- INTRODUÇÃO
O tema a ser tratado neste trabalho será buscar a compreensão da diversidade e multiculturalismo apresentada em nossa sociedade, bem como realizar uma visão pedagógica referente ao tratamento de temas pertinentes a esse assunto, abordados em sala de aula. Sabe-se que nem todos tem a mesma crença, cor, opção sexual, etc., por isso o professor deve estar atento a essas diferenças para planejar e produzir uma aula que não cause constrangimento nem a ele, muito menos aos alunos.
.
- DESENVOLVIMENTO
Multiculturalismo especifica a sociedade em que vivemos, ou seja, capitalista e com diversificadas culturas mesclada, formando o nosso país. No caso da educação, entende-se como um caminho mais flexível para a escola que se deve manter aberta para os saberes cotidianos de seus alunos, bem como da vivência dos mesmos e a própria vivência escolar.
Entende-se por multiculturalismo a mistura entre homens, mulheres, negros, brancos, amarelos, indígenas, homossexuais, e assim por diante, as misturas culturais e de pensamentos, manifestações culturais para que sejam reconhecidos.
Esse movimento, para o currículo escolar, serve para nortear os currículos “inclusivos”, e, para os professores, serve para que os mesmos desempenhem diferentes e importantes papéis no espaço educativo, no qual se criam discursos democráticos, multicultural, sem preconceitos entre raça, credo, etc.
Diversidade cultural: a miscigenação decorrente das mesclas de culturas durante o longo dos anos permitiu que criássemos uma sociedade com variações culturais, raciais, etc., muito diversificada.
A diversidade cultural é um conjunto de características próprias, de costumes, de crenças juntas em um só lugar; é o conjunto de tudo isso que foi passado de geração para geração e ainda deixam marcas evidentes nas atuais sociedades.
Para a criação do currículo, devem-se levar em conta os níveis de elaboração que se complementam entre si: o nível pré-ativo, o escrito, o prescrito, a fonte documental, e o ativo, o real, vivido em sala de aula.
O currículo não é formando somente pela reprodução, mas sim, pela produção de saberes, valores, práticas e culturas. As áreas de conhecimento, as disciplinas, itens formalmente determinados pelo currículo e as atividades pedagógicas podem ou não estabelecer e reforçar os mecanismos de controle sobre as pessoas.
Nas discussões críticas se observa discussões sobre o currículo evidenciando análises que focam a produção de identidades sociais, nesse raciocínio, o currículo é o espaço de seleção cultural e a cultura é o ambiente de produção de significados gerados nas disputas de poder. O currículo pode ser arquitetado como um campo de encontro, território de cultura e poder.
As reformas educativas utilizam-se das mudanças curriculares como forma de obter resultados, padrões de desempenho, indicadores da educação com qualidade, visando isto, deve-se melhorar na qualidade de ensino, bem como acompanhamento dos avanços tecnológicos, além da preparação para o exercício da cidadania.
...